O trekking é uma atividade outdoor bastante conhecida, talvez a mais praticada e difundida ao redor do mundo. São muitos os benefícios de quem pratica essa modalidade ao ar livre, que oferece inúmeras experiências, algumas verdadeiramente extraordinárias.
Praticar trekking é reviver a essência do ser humano, é um resgate de milhares de anos, na qual grupos humanos tinham a necessidade de deslocar-se de um lugar para outro à procura de alimento para sua sobrevivência. Nos dias atuais, à procura não é necessariamente para continuar a viver, mas é uma oportunidade de experimentar sensações únicas e, quase sempre, inesquecíveis.
Pra quem gosta de desafios, o trekking pode ser uma excelente escolha para desenvolver essa capacidade, porque é uma atividade altamente gratificante e com diversos níveis de exigências, como: físico, mental, financeiro e até espiritual.
Uma expedição pode nos levar a ambientes cinematográficos, avistar lugares que jamais pensaríamos que existissem ou que fossem possíveis de um dia presenciar. Sabe aqueles cenários de tirar o fôlego? Paisagens alucinantes, pores do sol de amolecer corações, lua, estrelas 100% visíveis… É mais ou menos isso!
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:
A mochila ideal: saiba sobre mochilas de ataque, trekking e viagem
Seguro para viagem de aventura: já é hora de pensar em segurança
O desafio e o sabor da superação ao ar livre
A importância da viagem outdoor
Diferença entre hiking e trekking
O trekking permite sensações aguçadas. Ele nos oferece o mundo como realmente é, com toda a sua essência primitiva. Tem uma frase que diz: “Caminhos de terra nos conduzem a lugares extraordinários”, é a mais pura verdade. O trekking sempre tem uma grande recompensa! E sempre vale a pena…
A magia do trekking não está somente na superação de metas, mas também tem o poder de nos fazer esquecer problemas, estresses, frustrações e, acima de tudo, de proporcionar uma descarga de adrenalina, que limpa os pensamentos e nos ajuda a enxergar a vida de uma maneira nova, de outra perspectiva e com mais clareza.
Colocar o mochilão nas costas é antes de tudo uma matéria de estudo, uma chance real de conhecer a cultura do lugar, além de ser uma oportunidade de nos conscientizar sobre um determinado assunto, seja uma vila de pescadores, uma comunidade de montanha e até mesmo um vilarejo esquecido no tempo.
Independente do destino, o trekking nos permite conhecer pessoas fascinantes e enxergá-las como realmente são – a caminhada tem o poder de derrubar máscaras – porque ela exige o máximo no aspecto físico e mental e todas nossas ações fazem parte da mais pura manifestação do espírito. Fora isso, as conversas são muito mais verdadeiras e as trocas de experiências são, em sua maioria, inspiradoras.
Enfim, o trekking amplia nossos horizontes em muitos sentidos, mas antes de tudo, nos faz enxergar o humano que existe dentro da gente.
Adorei, Rafa! Mandou muito bem! =)
Ótimo Rafa…
Expressou belissimamente bem…
Parabéns mais uma vez pelo conteúdo, blog tá bacanérrimo!!! 🙂
Olá Daniela, tudo bem? Muito obrigado pelo comentário. Isso me motiva muito. Super agradecido!
Olha só…
Adorei o texto…
E você sabia que sempre quando estou no meio de uma travessia, principalmente nos Andes, penso exatamente o que o texto cita: ‘grupos e famílias inteiras andavam e andam por essa trilha para sobreviver…’ .
Isso pra mim realmente é mágico!
Ótimo texto!
É verdade Carla, eu também pensos nessas coisas nas minhas andanças, legal isso, né? Valeu pela visita. Abs
Parabéns excelente, eu sempre falo “Vou praticar o silêncio…!”.
Valeu, Sergio! Gostei do “praticar o silêncio”, é a mais pura verdade. Abs
Parabéns Rafael. Caminhar na natureza é das coisas que nos fazem estar presentes. Derruba os véus ilusórios da mente e nos faz chegar à nossa essência, simples assim. Adoro!
É bom demais mesmo, Adriana! Lisonjeado com a sua visita. Abs
Rafa, que máximo! Adorei o conteúdo e acima de tudo de como vc descreveu o trekking.
“Nos faz enxergar o ser humano que existe dentro da gente”. Completamente isso !
Inspiração das minhas novas aventuras o/
Obrigado pela visita, Vivi. Um beijo!
“Praticar o silêncio”…
Ótimo comentário para um excelente texto…
Show…expressa bem oque é o trekking, comecei essa pratica o ano passado e quanto mais se faz mas se quer desafiar se. A momentos que se pensa “oque eu estou fazendo aqui no meio do mato” mas se estivesse no sofa de casa nao estaria tendo nenhuma experiencia nova.nenhuma nova visão.
Concordo contigo, Ednilson!
Top Rafa.
Essa energia boa que vc passou no seu comentário seja d inspirações p muitos outros estão perdendo um pouco da vida escolhendo o sofá em vez da liberdade da mochila nas costas e rumo ao desconhecido. Forte abraço. @leitebike
Obrigado, Fabrício. Abraços!