O Vale da Lua é o atrativo que consta em todo e qualquer guia da Chapada dos Veadeiros. O lugar é exótico e possui uma formação rochosa pra lá de interessante. O nome dado ao local é justamente por parecer o solo lunar, tendo sido esculpido pela força da água. Estima-se que o Vale da Lua tenha 600 milhões de anos, sendo também considerado um dos pontos mais antigos do planeta.
A atração está a 35 km de Alto Paraíso, bem ao lado de São Jorge. O acesso é tranquilo, chega-se de carro ou até mesmo a pé — a partir de São Jorge há um caminho alternativo de apenas 3 km, mas que só é recomendado para quem tem experiência e faro de trilha.
Tenho que jogar a real, o Vale da Lua é um lugar para tirar foto e apreciar o ambiente. Nada muito além disso. Vale dizer que, se existe um ponto perigoso na Chapada dos Veadeiros, é lá. Todo ano alguém perde a vida por ali, e não é difícil imaginar como, porque o local é recheado de crateras e rios subterrâneos, e a segurança deixa a desejar. Ou seja, o que tem de bonito, tem de perigoso.
Passei duas semanas na Chapada dos Veadeiros conhecendo cachoeiras incríveis e, por conta disso, acabei indo para o Vale da Lua cheio de expectativas, mas não achei o lugar tão fantástico quanto falavam. Me decepcionei, mas não me arrependi. Merece sim ser visitado e é de fato imperdível — por toda beleza exótica e histórica —, mas é uma atração supervalorizada. É o que acho.
Cabe reforçar que o Vale da Lua é um lugar bacana, bonito e merece constar em qualquer roteiro de viagem de quem for à Chapada dos Veadeiros.
O que levar
Protetor solar e roupa de banho. Lanche é opcional (há lanchonete do local).
A trilha
Do estacionamento até o Vale da Lua são aproximadamente 600m. Trilha fácil.
Como chegar ao Vale da Lua
De carro/bicicleta: acesso pela Rodovia GO-239 – Sentido Alto Paraíso +/- 7 km a partir de São Jorge. Entrada à direita da rodovia.
Por trilha: De São Jorge até a entrada do Vale da Lua (3km): O grau de exigência é fácil, mas só aconselho a fazer com GPS, já que há muitas bifurcações no trajeto.
Entrada: R$ 20,00 por pessoa.
Tracklog
O tracklog do Vale da Lua está disponível no Wikiloc.
Quer conhecer a Chapada dos Veadeiros de pertinho? O nosso post-guia possui todas as informações necessárias (todas mesmo, eu juro) para você planejar a sua viagem para o Cerrado. E se precisar de um lugar para ficar, há diversas opções de hospedagens – e para todos os bolsos.
Amigo viajante, você também pode conhecer mais sobre a Chapada dos Veadeiros olhando os outros posts deste blog, mas se está procurando saber apenas as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa Bárbara, Cataratas dos Couros, Vale da Lua, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e Corredeiras). Espero que goste das dicas.
Entretanto, se você quer conhecer o lado um pouco mais alternativo, há boas e incríveis opções de cachoeiras, como as Almécegas, Cristais, Loquinhas, Poço Encantado e Anjos e Arcanjos.
Mas se seu negócio é fazer uma trilha, então você precisa conhecer (e fazer) a Travessia das Sete Quedas.
[…] Saiba mais sobre o Vale da Lua […]
[…] as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa Bárbara, Cataratas dos Couros, Vale da Lua, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e […]
[…] atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa Bárbara, Cataratas dos Couros, Vale da Lua e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e […]