Amigos, sintam-se orgulhosos! O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma verdadeira preciosidade brasileira. E é de todos nós. Está em Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul, mais precisamente ao lado do vilarejo de São Jorge, que é a base para explorar o lugar.
O Parque Nacional é uma das grandes atrações do Cerrado brasileiro e deve constar em qualquer roteiro de viagem quando o assunto for Chapada dos Veadeiros. O viajante deve considerar pelo menos 3 dias para conhecer o Parque, já que a reserva possui diversas trilhas, cachoeiras e mirantes, mas é possível conhecer as Cachoeiras dos Saltos (80 # 120) e Corredeiras em apenas 1 dia.
A trilha dos Saltos 80 e 120 pode durar de 4 a 6 horas. E, sendo iniciada de manhã, também é possível esticar até Corredeiras, que é outra atração que merece ser visitada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Trilha dos Saltos + Corredeiras
Antes de colocar os pés na trilha, o visitante terá que assistir um pequeno vídeo de orientação e assinar um termo de conhecimento de riscos. O acesso ao Parque Nacional da Chapada é gratuito e é feito somente das 8h às 12h, podendo permanecer no local até às 18h.
A Trilha dos Saltos é bastante sinalizada, de nível moderado e qualquer pessoa consegue fazê-la. Sedentários poderão bufar um pouco, mas conseguirão completar. São 9 km de caminhada (ida e volta) e possui apenas 300m de desnível. Tranquila de ser feita. E, caso o viajante opte em fazer Saltos + Corredeiras, deve iniciar a jornada pelos Saltos e depois ir até Corredeiras, que dará uma caminhada total de 12 km.
Salto 120
O Salto 120 é um dos grandes cartões-postais da Chapada dos Veadeiros. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma grande cachoeira de 120 metros, mas que só pode ser vista de um mirante. A atração já aparece nos primeiros 4km de caminhada e, embora seja muito popular, não há muito o que fazer por lá, nada além de contemplar e tirar todos. É uma passagem rápida.
Salto 80
A apenas 800m do Salto 120, está o Salto 80, que achei muito mais interessante, já é possível tomar banho no Rio Preto. Dá pra curtir bastante o local, por isso aconselho o viajante levar lanche, porque poderá passar bons momentos por lá, além de ter uma bela paisagem que renderá fotos incríveis. Só não é possível ir até a queda d’água, uma vez que o Parque Nacional limita o acesso por uma corda, mas isso não tira a beleza do passeio.
Corredeiras
Depois de curtir os Saltos 80 e 120, é hora de ir até as Corredeiras. E é aí que o bicho pega, porque se na ida é só descida, o trajeto até Corredeiras terá que encarar uma verdadeira subida. Chega-se lá em uma pernada de 1,5 km. Nada que não compensará, porque ir às Corredeiras é tão bom quantos os Saltos, e o viajante poderá curtir o resto do dia no lugar, desfrutando de poços e verdadeiras hidromassagens formadas pelas pequenas quedas d’água.
O acesso às Corredeiras é feito por uma trilha suspensa de 230 metros — única no Brasil — projetada especialmente para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O que você precisa saber
- A trilha é autoguiada e dá pra fazê-la sem guia
- Não há lanchonete/restaurante no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
- É essencial levar água/lanche
- Protetor solar é obrigatório; boné também poderá ajudar
- É um passeio que pode levar de 4 a 6 horas
- O Salto 120 é só para admirar, não dá pra ir até a base de cachoeira
- Dá pra ficar boas horas curtindo a Salto 80 e Corredeiras
- É possível fazer a Trilha dos Saltos e Corredeiras no mesmo dia
- Entrada até às 12h; saída até às 18h
- Entrada gratuita
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Rod.GO 239, Km 36 – Vila de São Jorge
Fones: (62) 3455-1114 / 3455-1116
Tracklog
O tracklog da Trilha dos Saltos 80 e 120 está disponível no Wikiloc.
Já que você leu este post até o final, veja também nosso post-guia. Ele possui todas as informações necessárias (todas mesmo) para você planejar a sua viagem para Cerrado. E se precisar de um lugar para ficar, há diversas opções de hospedagens (como viu agora mesmo) e para todos os bolsos – lugar para ficar na Chapada dos Veadeiros é o que não falta..
E olha só, você pode conhecer mais sobre a Chapada dos Veadeiros olhando os outros posts, mas se está procurando saber apenas as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa Bárbara, Cataratas dos Couros, Vale da Lua e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e Corredeiras).
Entretanto, se você quer conhecer o lado um pouco mais alternativo, há boas e incríveis opções de cachoeiras, como as Almécegas, Cristais, Loquinhas, Poço Encantado e Anjos e Arcanjos.
Mas se seu negócio é fazer uma trilha, então você precisa conhecer (e fazer) a Travessia das Sete Quedas.
[…] e volta. Você verá dois saltos, o primeiro de 120 metros e o segundo de 80 metros de altura. O Blog Seu Mochilão conta como é fazer a trilha, que pode ser ampliada em três quilômetros e incluir também as Corredeiras. Espere gastar entre […]
Obrigado por compartilhar.
Seu post nos ajudou bastante a montar nosso roteiro.
Eu que agradeço!
Um abraço!
[…] Leia mais sobre Saltos e Corredeiras […]
[…] Você pode conhecer mais sobre a Chapada dos Veadeiros olhando os outros posts, mas se está procurando saber apenas as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa Bárbara, Cataratas dos Couros, Vale da Luae o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e Corredeiras). […]
[…] Você pode conhecer mais sobre a Chapada dos Veadeiros olhando os outros posts, mas se está procurando saber apenas as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa Bárbara, Cataratas dos Couros, Vale da Lua e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e Corredeiras). […]
[…] E olha só, viajante, você pode conhecer mais sobre a Chapada dos Veadeiros olhando os outros posts, mas se está procurando saber apenas as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa Bárbara, Cataratas dos Couros, Vale da Lua e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e Corredeiras). […]
Olá..parabéns pelas dicas e pelo site!
Dúvida: Se eu tiver que escolher entre a Trilha dos Saltos ou dos Canions. Qual seria a melhor?
Desculpe, acho que não tem melhor ou pior.
Abraços!