Planejamento Trekking & Aventura

A mochila ideal: saiba sobre mochilas de ataque, trekking e viagem

Por que saber sobre mochilas? Uma das razões é para evitar cair numa roubada. Outra, saber investir no equipamento certo. E, ainda, para ter consciência do quanto você pode esperar da mochila escolhida. O universo dos mochilões pode até não ser tão grande — falando de mercado brasileiro —, mas existem mochilas de todos os tipos, preços e aplicações. E é sobre essa diversidade que vamos conversar.

No passado, os mochilões eram equipamentos pesados, cheio de estruturas de metal e projetados para um único fim: levar carga. Não havia tanta opção. Ou seja, mochilão de caminhada era o mesmo de uma viagem normal. Mochilas projetadas para mulheres? Nem pensar! No entanto, muita coisa mudou de 20, 30 anos para cá. A facilidade em viajar aumentou, o mercado cresceu, marcas investiram em tecnologias. O resultado foi uma ampla variedade, mochilas criadas para os mais diversos públicos: mochileiro urbano, viajante bicho-grilo, trekker, escalador, trail running, ciclista.

mochila-qual-escolher

 

# A mochila ideal

A mochila perfeita é aquela que a gente consegue comprar, que está dentro do nosso orçamento. Não se deve deixar de ter experiências por não possuir uma mochila top de linha — ou aquela tão sonhada cargueira. E mais, nem sempre a mochila mais cara vestirá melhor em nosso corpo. Algumas marcas/modelos podem agradar, outras não. É uma escolha muito pessoal.

 

Tipos de mochilas

Já sabemos que existem diversos tipos de mochila, não é? Então, grosso modo — e de acordo com a temática deste blog — vamos classificar as mochilas em três grupos: mochila de ataque, mochila de trekking e mochila de viagem.

Importante saber: as mochilas utilizam o litro (L) como unidade de medida. 

 

Mochila de ataque

mochila-de-ataque

Leve e versátil, a mochila de ataque é uma parceira que topa qualquer parada. Normalmente, encontramos com o volume de carga de 20 a 40 litros. Mas sabemos que tamanho não é documento. Esta mochila, dependendo da marca escolhida, pode ser bastante sofisticada.

Ao contrário das mochilas do dia a dia — do tipo escolar —, a de ataque possui diversas regulagens, compartimentos, bolsos. São mais resistentes e melhor trabalhadas. Podemos dizer que é uma mini mochila de guerra. Aguenta o tranco dentro do seu volume de capacidade.

Ideal para o dia a dia de uma trip, a mochila de ataque é um equipamento essencial para longas caminhadas pela cidade. Mas também é muito utilizada em trekkings, principalmente em expedições de aproximação à montanha. É essencialmente uma mochila de ataque ao topo. E por isso recebeu este nome de “mochila de ataque”. E também é perfeita para trilhas curtas, escalada, viagem de bicicleta e outras atividades.

Em viagens, principalmente para trips urbanas, gosto de levar a mochila de ataque dentro da cargueira. É item indispensável em meus mochilões.

 

Sugestões de mochilas de ataque

Thule Capstone 32L | Deuter ACT Trail 30L | Osprey Talon 33L

Black Diamond 30L | Osprey Stratos 26L | Deuter Trans Alpine 30L

 

Mochila de trekking

mochila-de-trekking

Alguns caminhos são exigentes e não se contentam com qualquer mochilão. Pode parecer exagero, mas não é. Se a travessia é árdua, você não vai querer um desconforto contínuo, um incômodo impossível de ser amenizado, uma mochila que não distribua o peso adequadamente. Uma boa cargueira amplia sua experiência. E por isso tem a obrigação de ser confortável.

Mochilão de trekking, conhecido também como cargueira, é projetado para aguentar o tranco, para não deixar ninguém na mão durante uma travessia. A mochila cargueira costuma ser mais cheia de detalhes, são pensadas milimetricamente para que o viajante/trekker tenha maior desempenho — e conforto — durante uma caminhada.

No trekking, a mochila é a cópia da nossa necessidade. Se o caminho for bruto, a mochila também deve ser. Mas se a batalha for light, não haverá necessidade de caminhar com um canhão de guerra. Por isso é normal adquirirmos várias mochilas ao longo da vida.

 

A litragem ideal

Muitas variáveis — muitas mesmo — influenciam a escolha do tamanho da mochila. São os equipamentos que ditam a cargueira ideal: tamanho/peso da barraca, equipamentos de cozinha, saco de dormir, tipo de alimentação, roupas adequadas ao local do trekking. Portanto, a lista a seguir é apenas uma base e pode variar de pessoa para pessoa. Levando em consideração os equipamentos que possui e também a condição climática do destino escolhido.

Com exceção ao primeiro item, a relação baseia-se em trekking com acampamento. ok?

  • Hiking / Trekking de 1 dia | mochila de 20 a 30 litros
  • Trekking de 2 a 3 dias | mochila de 40 a 50 litros
  • Trekking de 4 a 5 dias |mochila de 50 a 60 litros
  • Trekking de 6 a 7 dias | mochila de 60 a 75 litros
  • Longos Trekkings / Expedições | acima de 75 litros

 

Escolhendo a mochila de trekking

A escolha da mochila de trekking sempre gera dúvidas. Mas não se desespere. É normal. Existem muitos questionamentos, seja pela litragem, modelo, marca, preço. Então, se você está disposto a comprar uma mochila cargueira — ou semicargueira —, leve em consideração os itens essenciais que o equipamento deve ter.

Segura que lá vem textão.

mochila-vista-explodida

Barrigueira

É item indispensável. Muitos não sabem, mas a barrigueira tem a função de repartir a carga para o restante do corpo. Ou melhor, distribuir o peso para o quadril, que é uma das regiões mais fortes de nosso corpo. Uma boa cargueira consegue aliviar o peso nos ombros em até 70%. Cá entre nós, não é pouca coisa. Mochila boa tem que ter barrigueira boa. Fato.

Regulador de altura

Evite mochila “coringa”. Uma cargueira sem este ajuste certamente não será confortável. O sistema de regulagem de altura permite que a mochila se adapte perfeitamente ao corpo de qualquer pessoa. E faz toda a diferença.

Regulador de largura e altura de alças

Poucas mochilas possuem o sistema de largura de alças. Não chega a ser um item essencial, mas ajuda no ajuste perfeito. Algumas marcas têm larguras distintas para modelos masculinos e femininos. O ajuste de altura de alças também deve ser observado.

Fita peitoral

É um ajuste simples, mas fundamental. A fita peitoral faz com a mochila não altere o centro de gravidade, deixando a próxima ao corpo, sem perder o equilíbrio.

Armação

É o esqueleto. Boas cargueiras tem a responsabilidade de possuir uma armação que garanta a postura ereta da mochila.

Encosto

Há vários tipos de mochilas e, consequentemente, há também vários desenhos de encostos. Boas marcas trazem o sistema de costado respirável, que reduz a transpiração e que traz conforto significativo. Mais do que isso, o encosto deve ser confortável e resistente.

Compartimento para bolsa de hidratação

Cargueira tem que ter um cantinho reservado para a bolsa de hidratação. E digo: faz toda a diferença na hora de organizar toda a tralha.

Bolsos

Considero item obrigatório. Quanto mais, melhor. Os bolsos da tampa da mochila são os mais preciosos na minha opinião. Ajudam bastante. Grande parte das mochilas também traz bolsos laterais para o uso de garrafa d’água. E algumas barrigueiras também trazem bolsos que acabam sendo um plus a mais.

Fitas de compressão lateral

São de grande ajuda na hora de ir pra batalha. Elas possuem a função de compactar os itens internos. Faz com que a carga não desloque durante o trekking. E também são utilizadas para transportar isolante térmico, lona, bastão de caminhada.

Capa de chuva

Por mais que uma mochila seja resistente à água, dificilmente resistirá a uma pancada de chuva. Por isso considero a capa de chuva item obrigatório em mochilões de trekking. E mais do que isso, ela também protege de arranhões. E até facilita a caminhada em locais de densa vegetação — evita enroscos.

Zíper

Por incrível que pareça, o zíper pode ser um ótimo medidor de qualidade de uma mochila. Boas mochilas de ataque e cargueiras possuem o zíper da marca YKK.

mochila-cargueira

Uma boa mochila tem o seu valor. Cargueira boa e barata dificilmente você irá encontrar. Acredite em uma coisa, você terá seus piores dias de vida decretados se uma alça do mochilão arrebentar durante uma travessia,. Então, meu amigo, invista numa boa. Em viagem urbana dá pra arriscar uma cargueira duvidosa, mas em trekking, não.

Eu possuo duas cargueiras, a Deuter AirContact Pro 70+15 e a Thule Guidepost 75L. São mochilas que confio de olhos fechados. E por isso as indico.

Review – Thule Guidepost 75L

Review – Deuter AirContact Pro 70+15

 

Marcas de mochilas

marcas-de-mochilas

Não utilizei todas as marcas de mochilas para poder dizer qual é boa e ruim. Seria injustiça e imprudência de minha parte fazer tal classificação. Mas o objetivo do post é te ajudar a conhecer mais sobre o universo das mochilas. Certo? Certo!

Então vamos lá. Fiz uma lista e classifiquei em 2 categorias. Primeiro: marcas mais acessíveis. Segundo: marcas mais tradicionais e renomadas. E um plus: boas marcas que não são vendidas no Brasil.

Marcas mais acessíveis | Quechua, Trilhas e Rumos, Nautika, ConquistaGuepardo, Kailash.

Alto custo e renomadasDeuter, Thule, The North Face, Black DiamondOspreyCurtlo.

Embora as seguintes marcas não sejam vendidas no Brasil, vale a pena conhecê-las a título de conhecimento: Lowe Alpine, GregoryArc’teryx, KeltyHigh Sierra.

 

Nota: Antes de escolher sua mochila, consulte amigos, leia / assista reviews, converse com lojistas. Procure referências e encontre a mochila ideal para você. A lista acima representa, somente, o meu universo de conhecimento.

 

 

Sugestões de mochilas de trekking

Masculinas: Thule Guidepost 75 | Deuter AirContact Pro 60 + 15 | Osprey Aethe 70

Thule Versant 60 | Curtlo Mountaineer 60+15 |  Deuter ACT Light 65+ 10 | The North Face Terra 50

 

Femininas: Thule Capstone 65 | Deuter AirContact Pro 55+15 SL | Osprey Ariel 75

Osprey Viva 65 | Deuter ACT Light 60+ 10 | Curtlo Mountaineer 50+15 LF

 

Mochila de viagem

mochila-de-viagem

As mochilas de viagem seguem por um caminho diferente. Elas costumam ser menos exigentes quanto à resistência, não possuem o compromisso de ser um “equipamento de guerra”. Geralmente são mais simples, não possuem tanta riqueza em detalhes como as cargueiras de trekking. Provavelmente é uma mochila que ficará jogada num chão de hostel e só será colocada à prova num deslocamento de casa/aeroporto/rodoviária/hotel/hostel.

Tratando-se de mochilões em cidades, é muito mais vantajoso investir numa boa mochila de ataque do que num mochilão top de linha. 

 

Mochilões feitos em locais com infraestrutura não demandam tanto planejamento. Não há necessidade de levar barraca, fogareiro, saco de dormir. A mochila servirá basicamente para carregar roupas e trecos de uso pessoal. E por isso a mochila não precisa ser grande. E digo mais, a duração da viagem não influencia muito no tamanho da mochila. Por exemplo, se o mochilão for de 10, 15, 20 dias você provavelmente terá que encontrar alguma maneira de lavar suas roupas. É muito melhor aumentar a periodicidade de ida à lavandeira do que carregar mais roupas, mais peso. Mas vai do estilo de viajar de cada um. Não há regra. Conheço pessoas que gostam de levar um mundo nas costas. Outras que se viram bem com poucas coisas.

 

Escolhendo a mochila de viagem

Qual tamanho de mochilão é ideal para a sua viagem? Se você é daqueles que “menos é mais”, deve, então, considerar comprar uma semicargueira (50 litros). Ela certamente vai dar conta do recado. Mas se você gosta de viajar com mais conforto, levando mais coisas, mais roupas, mais livros, mais tudo que for possível, cargueiras de 70/80 litros podem resolver o seu problema. Também é certo dizer que uma mochila de trekking pode ser perfeitamente utilizada numa viagem de mochião.

 

Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:

Seguro para viagem de aventura: já é hora de pensar em segurança

Turismo de aventura consciente: uma responsabilidade de todos

Viagem de aventura: é hora de falar de planejamento e riscos

O desafio e o sabor da superação ao ar livre

Trekking, uma metáfora para a vida

Diferença entre hiking e trekking

Sobre viagens e montanhas

O trekking e seus sentidos

 

É meu primeiro mochilão. E agora?

mochila-mochila%cc%83o

Se você é marinheiro de primeira viagem, recomendo mochilas com valores mais em conta. E o motivo é simples: você não sabe se vai gostar de viajar com a mochila nas costas. Evite prejuízo. Cargueiras encontradas na Decathlon, por exemplo, são excelentes para quem está dando os primeiros passos no mundo mochileiro. E também podem ser tranquilamente utilizadas nos primeiros trekkings. É uma mochila de entrada muito boa.

 

Sugestões de mochilas de viagem

Thule Versant 60 | Deuter Quantum 70+10 | Deuter Traveller 70+10

Osprey Xenith 88 | Curtlo Adventure 80 | Osprey Aether 85

 

Fotos: shutterstock.com

Tags

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

81 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Olá Rafael, parabéns pela matéria.

    Me ajuda com uma duvida, vou fazer meu primeiro mochilão, Peru, Bolívia, Chile, média de 25 dias. Me indica uma mochila onde eu possa levar tudo e não passar perrengue, quantos litros vc me indicaria. Abraços!

  • vou fazer um mochilao de 21 dias qual seria a litragem ideal para essa quantidade de dias?

  • Já tenho uma mochila de viagem com 60L de capacidade, mas estou pensando em comprar uma menor para utilizar no dia a dia da viagem.

    O que você acha daquelas mochilas que cabem em um bolso? As chamadas pockets como essa curtlo “https://www.curtlo.com.br/produto/tour-23l/” ?

    Estou indo pro Chile em setembro.

    • Fala, Civio, tudo bem? Eu não sei o que dizer dessa especificamente, mas sei que geralmente elas não são tão resistentes, ou seja, não sei se a longo prazo ela vai dar conta do recado. Só acho essas mochilas viáveis quando realmente o peso fará diferença – tipo um ataque à montanha. Fora isso, prefiro ter uma mochila normal e mais confortável. Sem dúvida essas leves não possuem um conforto como uma boa mochila com encosto possui. É isso que penso. Um abraço!

  • Primeiramente, gostaria de deixar que eu gostei do seu post e que esclarece muito bem com uma linguagem acessível para os que querem dar início a esta aventura. meus parabéns. segundo, eu estou sondando uma The Nort Face Banchee ou Terra de 65 litros ….eu sei que as mochilas desta marca americana são caras mas de qualidade de alta linha. pensei em comprar uma menor para expedição urbana mas posso estar enganado mas acho eu que a de 65 litros pode ser usada em passeios urbanos e de poucos dias ? eu tenho uma mochila de notebook diária Wenger e uma de trabalho Victorinox mas a última mochila creio eu que não serve mesmo pra viagem a não ser para o trabalho .
    grato

  • Eai Rafael, estou indo para um mochilão no inverno europeu, vou levar um casaco gigante, e algumas blusas. pretendo deixar o casaco no corpo o tempo topo, e as blusas e calcas na mochila. Alguma dica específica quanto ao tamanho para esse caso do inverno?

  • Ótimo post , excelente sua explicação e demonstração de experiências que deve possuir várias ! Eu viajo com uma mochila 70 litros sempre e a despacho quando preciso deslocar de avião , porém agora estou pensando em uma viagem com apenas uma mochila nas costas e que não a precise despachar no chekin do aeroporto . Somente não consigo encontrar muitas informações sobre se é permitido levar mochila como bagagem de mão e qual seria o tamanho mais próximo permitido pelas companhias aéreas para vôo internacional . Estou pesquisando entre uma nova mochila entre 40 e 45 litros no máximo . O que você me recomenda diante de sua experiência .

  • Em viagens para lugares com temperatura alta, consigo passar um mês com uma mochila de ataque.

  • Rafael… todos os dias preciso me deslocar por sao paulo com 10-15 kg de livros, a pé e de transporte público. Agora iniciei natação/academia e queria ir direto das aulas, sem precisar deixar todos os livros em casa. Qual mochila você recomenda? Que seja resiste, caiba tudo isso, suporte o peso e que seja confortável. Gratidão pela dica!

  • Olá! Legal o post!
    Estou para fazer a Patagônia desde Buenos Aires em janeiro e tenho um mochila de 70+15.
    Na verdade, nunca entendo esse 15, porque aquela bolsinha que fica no topo da mochila nunca me parece útil (sem falar que é meio exposta para efeito de despachar a mala). O que acha?
    Na sua opinião, esse tamanho de mochila e suficiente para 16 dias na Patagônia?
    Penso que a vantagem do mochilao é quando se tem muitos deslocamentos no roteiro, porque ficar se deslocando de rodoviária pra hospedagem e de hospedagem para rodoviária de mala de rodinha deve ser bem chato. Mochila é mais dinâmico.
    O ponto ruim e caber menos e amarrotar tudo. O que acha?
    Valeu!

    • Fala, Victor. Tudo beleza?
      O “+15” das mochila se refere aos bolsos complementares (aqueles laterais e a tampa). Eles são úteis, sim. Mas, para despachar a mala, eu geralmente uso uma capa para proteger a mochila, tanto de danos quanto de roubos. Eu nunca despacho ela direto, aí é pedir pra ser roubado, né? A Curtlo tem umas capas ótimas, dá uma olhada depois. Aliás, vou fazer um post sobre isso, obrigado por perguntar.
      Sobre o tamanho da mochila e o número de dias de sua viagem, pouco influencia. Dá pra fazer um mochilão de 16 dias com uma mochila de 50L. É uma ótima oportunidade de se apegar e levar somente o necessário, o que acha? É só ir lavando as roupas durante o mochilão, nada que vá te atrapalhar, já que a maioria dos hostels possui o serviço de lavandeira por preço bem em conta.
      Abs!

      • Boa tarde,
        Que capas usa para proteger a mochila que tem de ir para o porão do avião?
        Obrigada

  • Rafael, bom dia! Tudo bem?
    Em Janeiro farei uma viagem para Colômbia (Ilha San Andrés), estava pensando em comprar esta mochila: Mochila Cargueira GONEW Namibe – 40L, será que é boa? Nunca fiz uma viagem dessas e estou com medo da mochila não me atender ou ser ruim! ):
    Me ajuda?? Rs.

    Obrigada, Letícia.

    • Letícia, tudo bem e você? Eu nunca usei essa marca, por isso é injusto eu te dar uma resposta sobre ela. Mas você fará trekking ou será apenas para levar coisas de viagem? Se for uma mochila para ficar em chão de hostel, sem problemas, dá pra encarar. Se precisar de uma mochila mais técnica – pra não te deixar na mão numa aventura -, aí te aconselho a ler este post: https://www.seumochilao.com.br/mochila-de-ataque-trekking-viagem/
      Um abraço e ótima viagem pra vc!

  • Sensacional Conteúdo, Parabéns Tudo o que eu mais precisava, agora já sei qual MOCHILA comprar.

  • Tudo bem?? Vou fazer intercambio na Espanha e gostaria de levar uma mala grande e uma mochila de bordo confortavel e que tivesse rodinhas, para não não ter que arrastar as duas malas e poder usar essa mochila nas viagens mais curtas. Terias alguma dica de modelo? As que encontro são desconfortáveis..
    Muito obrigada!!!!

  • Excelente post! Tenho uma deuter aircontac pro 60+15. Pergeita para treking, cabe barraca e isolante tudo dentro, nunca me deixou na mão, já se pagou faz tempo, melhor investimento que fiz. So para ratificar, o Rafael sabe do que está falando. Parabéns.

  • Muito Bom!

    Estou pensando em fazer uma “loucura” já que estou com 62 anos. Penso em fazer um trajeto de Rio Grande a Herval – 200Km – pela rodovia.
    Qual mochila apropriada?
    Abraço
    Antonio

  • Venho pesquisando post sobre equipamentos de trekking, e sua material foi essencial, ótimo conteúdo, vou até acrescentar nos cursos q ministros sobre equipamentos, vou citar seu nome como referencia.
    Abraço!

    Edinho Rocha – Instrutor de aventura

  • Oi Rafael, parabéns pelo site, suas dicas são ótimas!

    Estou planejando fazer o caminho de Santiago de Compostela, em 32 dias. Minha cargueira é uma Nautika de 75 litros, mas como se recomenda não ultrapassar 10% do próprio peso, o que, para mim, seria 7Kg de mochila, estou em dúvida se mantenho essa, mesmo que vá um pouco vazia, ou se consigo encontrar uma mais leve, com menor litragem. A minha dúvida é se a diferença de peso entre as mochilas vazias vai ser significativa para fazer a compra. Você pode dar alguma dica sobre mochilas leves para caminhadas longas?
    Obrigada 🙂

    • Olá, Juliana. Para o Caminho de Compostela não considere uma mochila grande. Pense em alguma até 42L. Lá você não precisará acampar, logo sua mochila poderá ser bem reduzida. Sobre a mochila mais leve, essa é uma conta errada. Você tem que levar em consideração a distribuição de carga que ela pode te oferecer. O peso das marcas são similares. Duas mochilas interessantes para o Caminho de Santiago: Deuter Futura Pro e/ou Thule Capstone. Essas serão ótimas escolhas. Buen Camino!

  • Fala irmao beleza, top seu post. Uma duvida, vou fazer um mochilao de uns 5 meses pelo sudeste asiatico e africa, nada de treking mas tera bastante deslocamento terrestre.

    Estou pensando numa mochila enorme, rsrs tipo 70 litros e pra minha esposa uma mais de boa, uns 50 litros pq ela não curte muito levar peso.

    Minha duvida seria em relação a segurança, pq a maioria nao sao de ziper, somente o fecho e como eu faria pra meter um cadeado ou algo se eu precissa deixa-la num hostel ou algum local que eu nao esteja por perto? Vou levar uma corrente caso necessario, mas o travamento da mochila em si, fica mais complicado, como voces fazem nesses casos? Abraço e muito obrigado, seu post é muito util pra muita gente

  • Olá !! Belo post !! Como vc comentou cada um c/ suas necessidades , eu por ex tenho só uma mochila d ataque pros passeios basiquinhos da vida mas geralmente é principalmente pq sou mulher , prefiro a cargueira por as N repartições e detalhes , me são extremamente úteis pra guardar td q preciso , desde coisas fundamentais pra uma boa viagem , até às maquiagens hehe … vlw , grata 🙌

  • Rafael Kosoniscs, tudo bem?

    Uma ajuda! Farei uma viagem longa (Caminho de Santiago de Compostela), tem ideia do peso que posso levar em uma mochila? existe algum calculo ou alguma referencia?

    Aproveitando parabéns pelo site!

  • É possível levar um mochilão de 60litros como “mala de mão” no avião?

    O que você acha?

    Vou para a copa e tô querendo comprar uma mochila ao invés de levar mala.

  • Seu post foi excelente, inclusive pela indicação das mochilas. Agora seguirei no sofrimento de encontrar uma mochila q eu n precise despachar e q caiba roupas pra 19 dias na Ásia sabendo q n sei viajar com pouca coisa, porém de forma bem mais orientada. Rsrsrs…

  • Rafael, adquiri recentemente uma mochila Deuter transit 50+12L.. pretendo fazer um mochilao pela Europa com ela, acha que foi uma boa aquisição?
    ah, e excelente blog!
    Abraço.

  • Oi Rafael, show de bola seu post!
    Pretendo fazer uma cicloviagem (bike) de 7 dias, porém não gosto de alforges. Me indica alguma mochila? Testei a Deuter Transalpine, de 30L, mas entendo que um pouco maior possa ajudar, mas tenho receio que fique desconfortável, afinal serão cerca de 6 horas de pedal por dia. Valeu, abs

  • Salve salve Rafa. Tudo bom?! Tenho uma dúvida e não sei se pode me ajudar. Farei um mochilão de um mês e meio pela américa latina e meu amigo ta querendo me vender a mochila dele da quechua forclaz 70L. Ta novinha, preço ok. Tenho 1,65 de altura e estava vendo as medidas da 50L para 70L a diferença é de 200g e 11cm de altura. Meu planejamento, quantidade de roupa e etc, é para uma de 50L, pois sou daquelas de quanto menos melhor, e essa de 70L veio do nada e minha dúvida é se é ruim carregar uma mochila quando sobra muito espaço (se é que vai sobrar kkkk) pq nao sei se ela se ajusta para um tamanho menor ou se vale ter uma mochila grandalhona mesmo que nao seja de levar muita coisa. Aguardo um conselho kkkkkkk obrigada pela atenção. Axé!

  • Olá, as mochilas femininas geralmente tem cores menos discretas que as masculinas, acha que se eu comprar uma masculina vou perder em desempenho?

  • Olá Rafael, parabéns pelo artigo.
    Estou numa grande dúvida entre duas mochilas que parecem bastante, mas o preço é bem diferente:
    Conquista Trip 65+15 – R$ 630,00
    Curtlo Journey 70+17 – R$ 1.020,00
    Deuter Transit 65 – R$ 1.070,00

    Você conhece as marcas, será que a diferença de material/durabilidade/confiabilidade é tão grande quanto a diferença de preço?
    Será q vale “correr o risco” nessa conquista?
    Um abraço.

  • Amei seu post e os comentários, com certeza esta ajudando muita gente… inclusive eu rs

  • Boa tarde, pretendo fazer um mochilão de san pedro de atacama até salar de uyuni.. você recomendaria comprar que tipo de mochila??

  • Olá Rafael, primeiro gostaria de agradecer pelo post, belíssimo. Gostaria de saber se tem problema eu comprar uma mochila feminina, sendo que sou homem e sou magro, se faz muita diferença. Penso em comprar a Escape 50l da Quechua, visto que vou fazer um mochilao pela chapada Diamantina, vou fazer algumas trilhas e quero poder me locomover e estabelecer nos lugares que eu chegar. Eu tava na dúvida entre essa e a forclaz 70l masculina, você pode me ajudar ? Primeiro mochilao

    • Olá, Yuri. O ajuste da mochila muda um pouco do corpo masculino para o feminino. MAs é pouca coisa, não interfere em muita coisa, não. Pode comprar sem problemas. Sobre o tamanho das mochilas é muito pessoal. Você tem que avaliar o quanto vai levar de carga. É isso. Abraços!

  • Rafael,
    Parabéns pela matéria!

    Ficou muito bem explicado de fácil entendimento…

    Parabéns!

  • É, realmente são materiais de primeira, seu artigo é monstro sobre o assunto, parabéns. O preço ainda está fora da realidade da massa, porém, para quem tem bala na agulha, vale investir nos tops que vc apresentou, principalmente estes que podem chegar a 100 litros, MDS! Capacidade de carregar coisas é o que não falta! O difícil é carregar! Ainda chego lá! kkkk, abraços!

  • Grata pelas dicas. Foram muito valiosas para meu planejamento de mochilão. O conteúdo foi muito bem escrito também. Parabéns pela iniciativa.

  • Falando em mochilas para viagem. Tenho tido dificuldades em encontrar mochilas que se encaixem nas medidas de carry-on dos voos nacionais e internacionais (55x25x35cm). Normalmente as mochilas de 50 Litros passam alguns centimetros, pricipalmente na altura. Queria utilizar o maior tamanho possivel sem passar das regras de bagagem de mão, pois não quero despachar bagagem.
    Você tem aguma indicação?

  • Que post maravilhoso, me ajudou muito! Farei um trekking de 5 dias em Torres del paine, vou levar apenas roupa e comida, me recomenda quantos litros? Não vou precisar levar barraca, saco de dormir e etc…apenas roupas, comida e um foguareiro.

    Obrigada,
    Abraços.

    • Olá, Stephany!
      Fico feliz em ter ajudado. Vamos lá, apenas roupa e comida? Uma mochila de 40L é o suficiente. Uma boa pedida é a Futura Pro da Deuter. Veja aqui!
      Qualquer coisa me avise, ok?
      Abraços!

  • Olá! Vou fazer meu primeiro mochilão. Peguei emprestado do meu namorado uma Quechua de 80l. O destino será Tailandia e Turquia. Gostaria de saber se para voos internos co sigo levar a bordo sem ter que despachar. Obrigada! Excelente matéria!

    • Oi, Larissa! Mochila dessa litragem tem que despachar. Até 40L dá para ir como mala de mão, acima disso não tem jeito. Boa viagem e bons ventos. Abraços!

  • Como vou começar a fazer trekking, de inicio farei só os que tem apoio, como carregador ou animal para levar a mochila cargueira, por não ter experiencia ainda, então seria possível levar uma mochila de ataque dentro da cargueira? o que você recomenda? Gostei muito da dica de comprar uma mais em conta no Decathlon, daí posso comprar uma melhor de ataque, que usarei mais.

    Parabéns pela matéria, me ajudou muitoo

  • Olá, meu filho é escoteiro(15 anos), a mochila Clio seria boa? Ou vc poderia indicar uma marca boa das mais acessiveis
    Muito obrigada

  • Estava procurando uma dica de mochilas, a tua foi perfeita!
    Obrigada 🙏👏👏

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado