São Paulo é o maior portão de entrada no nosso país. Ok, isso não é novidade. Sabemos também que é o Estado mais bem servido em aeroportos. Possui o maior do Brasil, conhecido como Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), além de ser o terminal mais movimentado de toda a América Latina. Além disso, temos o Aeroporto de Viracopos (VCP), localizado a 99 Km da capital, que é uma grande aposta para o futuro, mas já funciona a todo vapor. E, ainda, possuímos o Aeroporto de Congonhas (CGH), que é o terceiro mais movimentado do Brasil.
São Paulo é conhecido como um destino de negócios, o que não é mentira. As principais empresas do país possuem suas sedes instaladas aqui. Em São Paulo é onde o negócio acontece. E, só em Sampa, são realizados mais de 90 mil eventos por ano. Isso justifica o alto investimento das redes hoteleiras na capital paulista. Não é à toa.
O turismo em São Paulo, apesar de levantar a bandeira de ser um destino de negócios, é bem diversificado. O Ministério do Turismo (Mtur) realizou uma pesquisa, em 2014, sobre o fluxo de turistas em Sampa, os dados são interessantes:
Motivo predominante da viagem:
- Negócios (51,2%)
- Eventos (22,3%)
- Lazer (11,3%)
- Estudos (7,3%)
- Saúde (3,3%)
- Visita a parentes e amigos (2,8%)
- Outros (1,8%)
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:
Mirante 9 de Julho: um espaço multicultural em Sampa
Parque Trianon: um pingo de selva na Av. Paulista
Ainda seguindo os dados da pesquisa, São Paulo recebeu aproximadamente 15,08 milhões de visitantes em 2014, entre os que vieram a negócios e/ou lazer e que se hospedaram na cidade. O ganho estimado dessa brincadeira foi de R$ 11,3 bilhões. Outro dado interessante é o tempo de permanência dessa galera em terras paulistas, a média de turistas internacionais é de 8,3 dias, enquanto dos turistas nacionais é de 4,4 dias.
E já que estamos falando de números, vale citar também os principais eventos de São Paulo, com seus respectivos números de visitantes:
- Virada Cultural – 4 milhões
- Parada Gay – 3 milhões
- Réveillon na Paulista – 2 milhões
- Salão do Automóvel – 750 mil
- Bienal do Livro – 800 mil
- Bienal Internacional de Arte – 535 mil
- Salão Duas Rodas – 260 mil
- Mostra Internacional de Cinema – 200 mil
- GP Brasil de Fórmula 1 – 150 mil
- Carnaval – 120 mil
- SP Fashion Week – 100 mil
- Couromoda – 80 mil
- Hospitalar – 90 mil
- Hair Brasil – 80 mil
- Feira APAS – 75 mil
- Adventure Sports Fair – 54 mil
- Fispal Food Service – 60 mil
- Fenatran – 60 mil
- Equipotel – 50 mil
- São Paulo Indy 300 – 46 mil
São Paulo: o melhor destino do Brasil
Vale lembrar também que Sampa foi eleita pelo TripAdvisor, em 2014, como o melhor destino do Brasil, superando Rio de Janeiro, eleito em 2013. O prêmio Travelers Choice Destinos 2014 levou em consideração a quantidade e qualidade de hotéis, restaurantes e atrações ao longo de 12 meses, ou seja, o que a cidade oferece em 1 ano. São Paulo também está no topo da lista das 12 cidades brasileiras no ranking das 25 melhores da América do Sul. A cidade é muito bem-vista pelos turistas e merece, ainda, ser muito mais explorada.
O objetivo deste post não é intitular São Paulo como a melhor cidade do Brasil, muito menos querer defender que Sampa seja o melhor destino o país. A intenção é mostrar que São Paulo é além de uma porta de entrada e muito mais que um destino de negócios.
[…] São Paulo, a porta de entrada do Brasil […]