Mato Grosso do Sul

4 dicas para aproveitar Bonito – mesmo com o tempo desfavorável

Flutuação em Bonito

Bonito sempre foi um dos meus destinos da minha lista de lugares para conhecer. Fechei o hostel com seis meses de antecedência e na véspera de viajar já tinha tudo pronto, tudo muito certo, exceto pela previsão do tempo.

Bonito é uma dessas cidades que você vai ouvir falar que tem o clima majoritariamente agradável, com sol e calor. Entretanto, é inevitável que eventualmente as temperaturas caiam. No meu caso específico, caiu para 14 graus. Minha viagem foi curta, de apenas 5 dias e na previsão do tempo, a maioria deles estava comprometida com aqueles ícones tenebrosos apontando chuva:

Bonito - Mato Grosso

Bateu o desespero por ter esperado tanto para ter que sair de São Paulo e passar frio no Mato Grosso do Sul. Procurei pela internet até a página 7 do Google sobre dicas do que fazer em Bonito e não fiquei muito satisfeita. Felizmente, aprendi na prática que para aproveitar essa cidade, a definição de “tanto faz” é aplicável, no que diz respeito à temperatura.

Se você está em situação similar, tranquilize-se com as dicas a seguir:

1. Aproveite para explorar as grutas

Em um primeiro momento, eu só faria a Gruta do Lago Azul, cartão postal de Bonito. Entretanto, devido à chuva, resolvi investir em uma visita à Gruta de São Miguel e me surpreendi.

Gruta do lago azul

Lá dentro é bem escuro e difícil de tirar boas fotos. Não se preocupe: a melhor foto ficará na sua memória.

2. Faça o passeio da Boca da Onça

O passeio envolve (muita) água e, apesar de querermos distância de umidade quando as temperaturas estão baixas, seria um pecado não mencionar a NECESSIDADE de você fazer esse passeio em sua passagem por Bonito.

Tudo começa com café da manhã na fazenda com essa vista:

Bonito - Mato Grosso do Sull

Não se engane com esse céu azulzinho. O vento tava cortando até a alma. O passeio segue por sete cachoeiras. Ainda que estivesse frio, a caminhada ajudou a esquentar e criar coragem suficiente para se arriscar nas águas frias de algumas cachoeiras.

Uma das atrações principais desse passeio é a queda d’água do Buraco do Macaco. Você pode entrar no tal buraco, mas para isso precisa atravessar uma fenda, que te leva pra dentro da caverna, onde você pode contemplar a queda.

A última cachoeira visitada nesse passeio é a Boca da Onça, maior cachoeira do Mato Grosso do Sul. Não consegui entrar porque né, muito frio. Mas a mera contemplação compensa muito.

Bonito - Mato Grosso do Sul

Para voltar da Boca da Onça, outro fator de aquecimento que nos faz esquecer das baixas temperaturas: é necessário subir mais de 800 degraus. É, de fato, um passeio de tirar o fôlego.

3. Experimente uma flutuação

Mesmo com frio e chuva? Sim, mesmo com frio e chuva. Os rios permanecem com temperatura agradável. Além disso, dizem que nessa época de frio, as águas ficam mais cristalinas.

Fiz minha aventura no Rio Sucuri e recomendo. As fotos não conseguiram captar nem metade da beleza.

Flutuação em Bonito

4. Aproveite a culinária

Eu comi tão bem em Bonito que não deu nem tempo de tirar foto dos pratos, pela velocidade que devorei aquelas delícias.

Aproveite o friozinho para comer com calma e conhecer os restaurantes da cidade. Existem comidinhas para todos os gostos e bolsos. No meu caso, o bolso era bem apertado e nem por isso comi mal.

Pra quem é de São Paulo, os valores de Bonito surpreendem. Com 40 reais é possível comer entrada e prato principal.

Sinto-me no dever de indicar à todos dois restaurantes MA-RA-VI-LHO-SOS:

Restaurante Arco Íris: peça o peixe pintado à parmegiana e se surpreenda com o gosto e com o valor barato da conta;  

Pantanal Grill: sério, MARAVILHOSO, e com cerca de 70 reais você ainda come a sobremesa. Experimente a carne de jacaré deles, com geléia de pimenta.

Anime-se! você está em Bonito!

Se você chegar em Bonito com todos os passeios já comprados e eles não forem tão legais sem o sol (como a visita aos balneários, por exemplo), a boa notícia é que, aparentemente, as agências são bem flexíveis para alterar os roteiros e devolver o dinheiro, se necessário.

Aliás, fiz isso com um dos passeios e foi super tranquila a troca de atrações. Recomendo a Bonitour como agência, fechei todas as atrações com ela e o site que oferece é bem prático, sendo possível simular os valores e horários dos passeios.

Bonito é uma cidade linda, receptiva, com ruas e rodovias em condições excelentes, passeios bem estruturados e prestação de serviço eficiente e de qualidade. Por isso, não desanime se, por acaso, sua visita coincidir com chegada da frente fria. Bonito vai continuar fazendo jus ao seu nome, tornando sua experiência inesquecível, faça chuva ou faça sol.

Tags

Dayane Caroline de Souza

Advogada, apaixonada por natureza e sempre à procura de novas experiências. Está planejando a próxima aventura enquanto digita essa biografia.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado