Foi convidado a fazer um trekking e não sabe como organizar o mochilão? Nessa ocasião, as primeiras perguntas que fazemos são exatamente essas: Como organizar? e o que levar?
Antes de colocar o mochilão nas costas, é muito importante que todos os itens estejam devidamente organizados. A caminhada pode ser exaustiva e a mochila não deve ser uma dor de cabeça durante o trekking, concorda? Para evitar esse pesadelo, é necessário seguir umas regrinhas e separar os itens por grau de necessidade e também de forma temática.
Para te ajudar a como organizar o mochilão, segue abaixo um roteiro simples e objetivo:
Vamos lá, como organizar o mochilão para o trekking?
1 – O Teto
Nessa parte do mochilão deve-se colocar os objetos leves e também aqueles de grandes volumes, por exemplo, o isolante térmico. Geralmente itens inviáveis de serem colocados dentro do mochilão, mas mesmo assim indispensáveis. Em muitos casos, coloca-se a lona enrolada e também aquele casaco enorme de chuva, sabe?
2 – A tampa superior
Na tampa do mochilão é indicado levar itens pequenos e emergenciais, objetos que necessitam ser de fácil acesso. É legal colocar remédios, óculos de sol, carteira, papel higiênico, mapa, bússola, máquina fotográfica, diário de viagem e outras miudezas que julgar essenciais para a sua trilha.
3 – Bolsos laterais
Provavelmente existirão bolsos dos dois lados, por isso, tente separar os itens mais importantes do lado direito – isso se você for destro –, mas se for canhoto, priorize o lado esquerdo. Nesta parte do mochilão é interessante colocar os itens de uso eventual.
Supondo que você seja destro:
Bolso direito: Lanterna, canivete, pilhas, acendedor, tesoura, silvertape….
Bolso esquerdo: Alimentos básicos, barrinhas de cereais, frutas secas, alimentos em gel…
4 – Corpo do mochilão
Essa estrutura é uma das mais importantes. No corpo do mochilão devemos colocar os itens de maior volume/peso e que não serão acessados durante a trilha. Imagine só ter que parar durante a caminhada para abrir o tampão, vasculhar, tentar achar…. cansa só de pensar, né?
Vou detalhar com mais exatidão:
Os primeiros itens devem ser o de cozinha, que geralmente são os mais pesados. Na parte das costas, naquele vão que existe, sabe? é legal colocar as varetas de caminhada.
Acima dos itens de cozinha, podemos colocar o saco de dormir e também as roupas ensacadas.
Sabe aquele bolso da frente? Então, nele é legal colocar os talheres e o prato.
5 – Bolso inferior
Nesse bolso se coloca a barraca dobrada, chinelos, saco com lixo e roupa molhada.
E agora, já sabe como organizar o mochilão para encarar um trekking?
Salvando nos favoritos. Hahaha.
Rafa, como sempre, excelente post! 😉
TOP o post, valeu e parabéns pelo blog!