Assim como abrem as portas de suas casas para receber turistas, eles também abrem as suas cozinhas, servindo turistas nos famosos paladares. Ali se pode comer uma refeição completa por 5 a 8 CUCs. Só procure antes indicações de locais nos fóruns de viagens, pois estive em um lugar que escolhi aleatoriamente e achei a comida horrenda.
Curiosamente, o nome “paladares” teria sido inspirado pelas novelas brasileiras tão apreciadas pelos cubanos:
“O nome foi tirado do programa de maior audiência da televisão cubana em 1995, a novela brasileira Vale Tudo. No melodrama da TV Globo, a personagem Raquel, vivida pela atriz Regina Duarte, resolve ganhar a vida montando seu próprio negócio. Começa vendendo sanduíches na praia, depois abre uma portinha para servir marmitas em domicílio e finalmente monta uma empresa de catering, especializada em fornecer refeições a companhias aéreas – batizada na novela de ‘Paladar”.
Uma típica história de self-made-woman capitalista. Na mesma época, a Assembléia Nacional do Poder Popular – o Congresso cubano, eleito por voto direito – tomava uma decisão que iria mudar a face do cotidiano do país, autorizando a população a abrir pequenos negócios particulares, fora do controle estatal. Num piscar de olhos surgiram por toda Cuba centenas de pequenos restaurantes domésticos, instalados nas próprias casas dos donos – e imediatamente apelidados pelos cubanos, inspirador no sucesso da Raquel da novela, de ‘paladar’.”. (MORAIS, Fernando. A ilha: um repórter brasileiro no país de Fidel Castro. São Paulo: Cia das Letras, 2001, p. 20-21)
Normalmente, você pode escolher entre lagosta, carne de porco, peixe ou frango, que vêm acompanhados de arroz e salada. Em alguns lugares, estão incluídos também o refresco e frutas de sobremesa. Não é uma vasta opção de cardápio, e somente nos hotéis você vai encontrar um pouco mais do que isso.
Saiba além de onde comer e mais sobre Havana, a capital de Cuba. Veja o índice completo
Adicionar comentário