América do Sul Crônica

Viajar pela América do sul não é sair fincando bandeiras

Tenho respondido frequentemente aos leitores do blog sobre roteiros na América do Sul, por conta disso resolvi fazer um post sobre o assunto. Repetidamente recebo perguntas do tipo: “Em 05 dias eu consigo conhecer tal e tal países?”. E não canso de responder que a América do Sul é um continente, não uma cidade. Pode parecer engraçado, mas muitos não têm noção da dimensão dos países ou realmente não querem enxergar, que viajar, não é sair correndo como louco e “ticando” cada país visitado.

Eu já cometi equívocos por querer abraçar o mundo de uma única vez. E não tenho vergonha em dizer que por muitos lugares apenas passei, não conheci. Erro juvenil! Já fiz inúmeras viagens pela América do Sul e afirmo: preciso de mais umas 10 trips para dizer que conheço algo.

O nosso continente é rico em belezas naturais e culturais, por aqui encontramos neve, deserto, praias, vulcões, ruínas, lugares exóticos, além de diversos costumes e tradições. Cada país da América do Sul reserva agradáveis surpresas para o viajante, mas querer conhecer todos de uma única vez é um engano. Precisa-se de tempo, muito tempo.

É melhor ter historias pra contar do que carimbo no passaporte para mostrar, não é verdade? Nada melhor que viver a cultura do país visitado, sentir o ambiente com calma, trocar experiências com moradores… Fazer viagem de mochilão não é uma gincana, e querer conhecer tudo de uma única vez é impossível.

Cada um possui uma maneira de viajar, mas tenho total convicção de que viajar com calma está longe de ser perda de tempo, afinal de contas, é melhor viver experiências intensas do que passar grande parte da viagem em ritmo de corrida.

E você, o que acha sobre o assunto?

Foto: shutterstock.com

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

20 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Concordo plenamente!! Fiquei 20 dias apenas na Bolívia e não deu tempo de conhecer tudo que eu queria por lá. Essa história de ficar praticamente um dia em cada cidade não vale tanto quanto conhecer menos cidades, mas conhecer de verdade. Parabéns pelo post!

  • Normalmente só se destacam os pontos turísticos… Mas a verdadeira beleza está escondida nas tribos, nas culturas, pratos típicos que temos medo de experimentar, na terra que não pisamos com os pés descalços… E principalmente, onde o homem não coloca a mão para modernizar e agradar os olhos das pessoas que precisam da ilusão de estar indo para um lugar ‘chique’.

    Parabéns, você sim VIAJA!
    Bjos 😉

  • Vontade de fazer igual ao Rafael… Viajar, “mesmo sem um tostão no bolso”. Não vejo de hora de conhecer novas culturas, novos lugares, poder estar com pessoas de todas as classes.

  • Perfeita colocação Rafael! Nosso continente é muito rico e antes de eu sair explorando o mundo afora quero conhecer muito bem ele. Gosto dos destinos tradicionais, como Santiago, Bariloche, Punta del Este e Machu Pichu, mas também penso em conhecer o Salar de Uyuni, Ushuaia e Patagônia. Todos os lugares com uma linda combinação de cultura e riquezas naturais.

  • Olá Rafael!
    Primeriamente, gostaria de parabenizar o blog. Há um dos melhores posts sobre Pucón que li. Esses dias mesmo estava comentando que eu não consigo nunca ver tudo que quero nas minhas viagens. E não é por falta de planejamento, pois até planilha eu faço! ahah!
    Em dezembro fui para o Chile e passei 14 dias. Uma semana fiquei em Santiago (aproveitei para fazer um curso de conversação em espanhol), conheci Isla Negra, Valparaíso, Viña, Santiago e ainda assim não consegui entrar nos museus, igrejas, nem apreciar todas as belezas natuais que aquela região de Santiago proporciona.
    Depois do curso, passei mais uma semana em Pucón. Incrível, fiz todos os passeios que pude, subi até o topo do vulcão (sim, é tudo aquilo mesmo) e cheguei em Brasília quase que saindo do aeroporto direto para o hospital, pois só fui sentir o cansaço de tanto andar, subir, descer, cair, levantar, quando cheguei.
    Mesmo assim, acho que ainda preciso viajar umas três vezes mais para ficar, digamos, satisfeita do Chile e partir para outro destino. Você acaba se apaixonando pela cultura, pelo povo…
    O mesmo digo sobre o Brasil… como viajar pela América do Sul acaba sendo mais barato do que viajar por aqui, acho que ainda existe muito “canto” que eu quero conhecer e não consegui.
    Viajar sem sentir o lugar… não é viajar!

  • Oi Rafael,
    Vi seu post falando sobre viagens na América do Sul e concordo plenamente. Gosto de passar muito tempo em cada lugar pra sentir os lugares. Queria saber se você já viajou para Peru e Colômbia, pois estava pensando de passar 30-40 dias viajando entre os dois países entre dezembro e janeiro… Você acha que é pouco? Seria melhor
    ir só em um? Não pesquisei nada ainda, queria começar a ter alguma ideia!

    Obrigada!
    Lorena

    • Olá Lorena,

      Tudo bem?

      Conheci apenas o Peru, já a Colômbia está nos planos para esse ano 🙂
      Com 30/40 dias, acho que é viável conhecer os dois países sim, acho que é um tempo bem interessante. Sobre o Pero, posso te ajudar…

      abs

  • Rafael
    Boa noite
    Quais cuidados prévios de caminhadas quando as pessoas sobem a altitude gradativamente??
    O que voce fazia?
    Obrigado
    Luiz

    • Olá Luiz, não entendo muito de fisiologia e quando se fala em altitude, o assunto é um pouco complexo. Cada pessoa reage diferente em altitude, mas algumas dicas valem: Dê tempo ao seu corpo – Nos primeiros dias em locais de alta altitude, procure atividades mais lights, porque o corpo precisará de tempo para se acostumar com o ambiente (produzir enzimas). Beba sempre bastante água e, em determinados países da américa do sul, o consumo de folha de coca é livre. Isso ajuda bastante. Mas é bom você pesquisar mais sobre o assunto, e se deseja uma experiência em alta montanha, aconselho a procurar um médico especializado em esporte de aventura. Abs

  • Achei muito boa sua colocação sobre o nosso continente. Já viajei pelos nossos vizinhos irmãos cinco vezes. Não esgote3i nenhum destino. Caminhei por quase todos os países sulamericanos. A viagem mais rápida durou 15 dias e a mais longa 60 dias. E todas as vezes tive a sensação de que o brasileiro não dá valor para o prórpio continente. Vejo uma quantidade enorme de gringos circulando a vontade por todas as cidades que visitei. Muitos deles passando meses por aqui. Quanto aos brasileiros, só os encontro em Buenos Aires, Santiago e Machu Pichu. Espírito pobre, síndrome de colonizado ou falta de conhecimento? Não sei qual é a explicação. Talvez a resposta seja a falta de cultura do brasileiro em viajar. Todos idolatram a Europa e os EUA, mas não fazem ideia do que temos do lado de casa. A sensação que tenho é que o brasileiro não se reconhece como sulamericano e vive na ilusão de querer ser igual ao gringo genérico. “Hay que darle un abano, para que camine como un hispano” eu diria…

    Sempre fui bem tratado e sempre fiquei de queixo caído com o que vi. Cada viagem, cada cantinho é uma descoberta sempre muito rica. E ao final de todas as viagens volto com a sensação de que ainda falta muito pra conhecer. Só recomendo isso, abram os olhos pra dentro que o distante fica cada vez mais distante.
    Ah, sim, ouçam Calle 13. Procurem pela música “Latinoamerica”. Acho que resume bem o que discutimos aqui.
    Se quiserem dicas, podem escrever: digrabrasil@gmail.com.

  • Olá! Estou planejando um mochilão pela América do Sul no ano que vem, (Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru… inicialmente), e preciso de dicas, qualquer dica, mas principalmente de transporte (ônibus, trem, avião) pois me parece que essa é a parte mais complicada da viagem.
    Muito obrigada,
    Um abraço
    Pauli

    • Paulimara, tudo bem?! Vou ter imenso prazer em ajudá-la, mas não consigo te dar dicas a partir do zero. As dúvidas aparecem a partir do momento que iniciamos o nossoo roteiro de viagem. Acho que é por aí que você deve iniciar. Estudar a quantidade de lugares que deseja visitar X tempo X valor que tem pra investir. O estudo inicial tem que ser feito pelo viajante, não tenho como te passar um roteiro. Leia os outros posts sobre a América do Sul para ter uma noção melhor. Posso te ajudar via skype qualquer hora. Se desejar: rafael.kosonscs
      Um abraço

  • Olá Rafael. Estou a pensar fazer um mochilão pela América do Sul com o meu marido. Tempo não nos vai faltar…a questão para definir o roteiro e o tempo que lá ficamos, vai ser o dinheiro.

    Gostávamos muito de conhecer um pouco do Chile (Deserto Atacama, Torres del Paine, Valparaíso e Vina del Mar), Peru (Cusco e Machu Picchu) , Argentina e Bolívia (Salar do Uyuni).

    Colômbia e Equador ficarão para uma próxima viagem.

    Já li orçamentos totalmente discrepantes. Sei que depende muito da pessoa e do tipo de viagem que ela pretende fazer, mas gostava de ter uma ideia de valores/diária com tudo incluído (hospedagem, alimentação, transporte, passeios). Apesar de ser uma pergunta muito genérica, pensa que 6.000 reais com voos incluídos (de São Paulo ou Rio)daria para duas pessoas por 35 dias nestes países?

    • Olá Maria, difícil responder a sua pergunta. Pelo que me falou, acho pouco R$ 6.000,00 porque são locais muito turísticos e alguns deles são caros. A média de gasto por dia com alimentação + hospedagem, por pessoa, é de aproximadamente 70-80 reais. Só isso já dariam 2.500,00 por cabeça. Fora os passeios, passagens de ônibus, um jantar mais caro, uma emergência… enfim, são muitos dias para pouca grana! Pense em menos dias e foca nas atrações mais legais, acho que pode ser uma solução. Espero ter ajudado. Um abraço e boa viagem para o casal!

  • Oi Rafael, muito bom seu blog.
    Estou planejando uma viagem de 15 dias pela América do Sul em março de 2015, mas estou totalmente perdido de por onde começar esse planejamento. Eu queria conhecer umas 3 cidades, passar 5 dias em cada uma delas. Fiz uma viagem de 15 dias por paris – roma – barcelona e apesar de não conhecer tudo das cidades deu pra ver bastante coisa, então gostaria de repetir essa experiencia aqui na America do Sul. Tenho muita vontade de conhecer Buenos Aires e minha viagem começaria por lá, mas não faço idéia de por onde seguir meu caminho.. Você saberia me indicar algum roteiro de por onde seguir, algumas outras cidades que sejam interessantes de eu colocar nesse meu planejamento e tal… Desde já obrigado.

  • Como sempre, o Rafael arrasando nas postagens!!! rsrsrs
    Parabéns!!!
    O que sempre me deixa triste com esse pessoal que caça destinos turísticos é ver a quantidade de gente vazia que não sabe o que realmente é viajar. Já fui a lugares que não dá pra conhecer o lugar pq alguém se apropriou dele pra fazer um book de fotos. A pessoa não dá a mínima, mas não sai da frente. Só quer saber se as fotos estão bem pra postar e encher a boca pra dizer que conhece o lugar. Só ilusão!!!

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado