Fui convidado, dias atrás, a conhecer o Refúgio Kalapalo, um abrigo de montanha localizado em Gonçalves – MG. Passei um final de semana em contato com alguns amigos blogueiros, a maioria da RBO, que também foram convidados para a experiência. O mais bacana, além de estar em um lugar maravilhoso, foi conhecer o Guilherme Cavallari, um dos precursores do trekking no Brasil, que agora surfa na onda do cicloturismo.
O encontro foi regado de muito bate-papo, reflexão e hiking, onde pude vivenciar um pouco da aventura vivida por Cavallari, que pedalou sozinho por 6 meses por toda Patagônia e Terra do Fogo, na Argentina. Uma expedição incrível, que deu origem ao filme Transpatagônia — em breve estará na Netflix — e ao livro Transpatagônia | Pumas não comem ciclistas.
O Refúgio Kalapalo é terreno fértil para atividades outdoor, sendo um ambiente perfeito para quem busca aventura ou até mesmo sossego, já que o lugar possui estrutura para receber hóspedes. O valor da diária é bem em conta, tendo em vista que o local é realmente bacana.
Cavallari é o dono do refúgio, que utiliza o local como editora — ele possui inúmeros livros publicados, todos voltados para o mundo outdoor — além, também, de ministrar alguns cursos, como: Mountain Bike e Cicloviagem, Trekking, GPS, Primeiros Socorros…
Outra parte legal foi conhecer a galera do cicloturismo, que me mostrou um novo mundo. Muito, muito interessante.
Já no final do encontro, acabei comprando um de seus livros, o Manual de Trekking & Aventura, um verdadeiro guia de equipamentos e técnicas. Show de bola!
A viagem foi curta, mas extremamente contagiante. Cavallari é um ser humano fora de série, puro coração. É o tipo de pessoa que inspira, sabe?
Como chegar ao Refúgio Kalapalo
O Refúgio Kalapalo está dentro da Fazenda Campestre, próximo ao centro do bairro rural Campestre, no município de Gonçalves (MG), na Serra da Mantiqueira. Para chegar ao refúgio, veja no site.
Vai de busão? Simule pela Clickbus
Oi Rafa! Que lugar bacana. Eu conheço Gonçalves! Estive lá em 2000 (eu acho) com um grupo de amigos, na época em que fazia faculdade no sul de Minas. Fizemos trilhas, conhecemos cachoeiras, uma delícia de cidade! Gostei demais e comi muito rsr Sempre fiquei com vontade de voltar mas nunca deu certo, e lógico que agora fiquei com vontade de novo! Muito legal conhecer uma pessoa cheia de história como o Guilherme.
E esse livro, heim? Eu quero! Bela dica! Obrigada!
Isa – Lido Lendo.
Isa, não consegui explorar Gonçalves, mas deu pra ver que o lugar é bem bonito e muito rico em atrações. Se puder, vá conhecer o Refúgio. É muito bacana. Já o libro, é impossível não gostar. Tô devorando.
Um beijo!
[…] FuiAcampar – (em breve) Seu Mochilão – http://www.seumochilao.com.br/refugio-kalapalo-abrigo-de-montanha-e-campo-de-escola-de-aventura/ Trekking Brasil – (em breve) Pedal Nativo – (em breve) Até Onde deu para ir de […]
[…] a honra de assistir o filme-documentário ao lado de Guilherme Cavallari, lá no Refúgio Kalapalo, junto com outros blogueiros da RBO. Experiência […]
Nossa!
Eu que te escrevi a pouco em outro post (trekking, uma metáfora para a vida), e lendo esse agora, até me arrepiei!
Simplesmente com uma certeza: Preciso conhecer o Refúgio Kalapalo.
Ah, e também estou começando um blog, sobre viagens e economia para mulher… algo que tenho aprendido muito no último ano.
Tks tks!
Legal, Amanda. Se puder, conheça este o Refúgio Kalapalo. Vale muito a pena. Um abraço!