Sempre gostei de praticar esportes com os pés no chão. Nunca fui muito fã de altura, para se ter uma ideia, não sou nem um pouco chegado a ficar perto de janelas de prédios, tampouco debruçado em sacadas. Mas, de uns anos para cá, até mesmo com a constante prática do trekking, que vez ou outra me coloca próximo de abismos, comecei a enxergar o “fator altura” de outra maneira.
Pra vencer o medo de altura, ou até mesmo para tolerá-lo, é preciso enfrentá-lo. E a escalada indoor ajuda a vencê-lo, além de garantir boa dose de adrenalina. Pelo menos essa é a minha opinião.
Não sou praticante assíduo da escalada indoor, até por que a minha praia é fazer trilhas, mas quando rola vontade me arrisco nas paredes de algum ginásio de escaladas. Minha preferida é a Casa de Pedra.
O local é um gigantesco espaço e recebe amantes da escalada e iniciantes no esporte. Não precisa manjar dos paranauês pra ir pra lá, basta ter vontade. E se você pensa que subir em paredes é um esporte perigoso, está muito enganado. A escalada pode ser feita com segurança e por pessoas de qualquer idade. A única exigência é querer subir às alturas e aceitar as normas de segurança da empresa. E a Casa de Pedra é referência no Brasil em escalada indoor.
A última vez que fui na Casa de Pedra foi durante o 1º ExploraSampa Weekend, evento que aconteceu em julho e que foi organizando pelo ExploraSampa, um projeto meu, do Rafael Leick (The Way Travel) e Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila).
Para quem pretende ter a primeira experiência na escalada é fácil, basta ir até a Casa de Pedra e pagar uma diária – que já inclui os equipamentos – e subir e descer quantas vezes quiser.
Existem diversas vias de escalada e com vários graus de dificuldade. O local também oferece pacotes mensais, investimento ideal para quem não conseguir largar o esporte.
As modalidades
Top Rope
É a forma mais segura de escalada para os iniciantes. Neste sistema não há margem alguma para queda. É sempre feito em dupla. Esta é a forma de escalada mais praticada na Casa de Pedra, além de estar disponível em 32 paredes, com diferentes inclinações e graus de dificuldade, somando mais de 90 vias diferentes de escalada.
Escalada Guiada
É a escalada mais fiel do ambiente natural, onde o próprio escalador leva sua corda através das proteções pré-instaladas na parede. Neste sistema, há sempre uma margem para quedas pequenas, dependendo do posicionamento do escalador em relação às proteções. Esta é a modalidade mais desafiadora, porém igualmente segura. É indicada para os escaladores de nível intermediário e avançado. A Casa de Pedra possui dezenas de vias para escalada guiada e grandes tetos que sem dúvida serão um grande desafio.
Boulder
O Boulder é a escalada de pequenos blocos de rocha na natureza. No ambiente indoor, chamamos de boulder as paredes pequenas de até 4 metros, onde somente são utilizados colchões para segurança, não havendo desta forma a necessidade do uso de cordas, freios ou cadeirinhas.
Preço
O valor da experiência para 1 dia de escalada é de R$ 60,00, mas há diversos planos que podem ser visualizados diretamente neste link: Veja aqui!.
Onde fica?
Rua Venâncio Aires, 31 – Perdizes – São Paulo.
Telefone: 11 98198-8267
Horários: De segunda a sexta das 09h às 23h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 20h.
Este não é um post patrocinado.
Foto capa: Reprodução
Veja como foi o 1º ExploraSampa Weekend
Eu adorei a Casa de Pedra. Foi um desafio pra mim, que nunca tinha escalado antes e foi muito legal.
=)
Deu pra perceber pelo texto que você gosta mais do Jon que de mim hahahaha Já sabia hahaha
Mandou bem no post, Rafa. 😉
Abs
Valeu, Rafa!!! Foi muito bacana mesmo. Precisamos voltar lá! Um abraço!