Já imaginou fazer um hiking e ter ao mesmo tempo uma bike à disposição? A “invenção” é alemã e se tornou uma novidade para o mundo outdoor. A bike Bergmonch pesa 9,5 kg – um peso bem razoável e tranquilo para ser carregado nas costas. A tradução da marca significa “monge da montanha”. Veja o vídeo abaixo e entenda:
A bicicleta dobrável não possui pedais, mas calma que já vou explicar. Essa bike foi feita para ser levada em montanhas e consequentemente desenvolvida para descê-las, ou seja, é um modelo downhill.
Fora isso, a Bergmonch possui um compartimento para guardar comida e bebida, além de um espaço especial para guardar o capacete. Legal o produto, não?
Vamos lá, no começo do texto coloquei a palavra invenção entre aspas e cabe agora explicar. Recentemente estava assistindo Trato Feito no History Channel – um programa que acontece dentro de uma loja de relíquias, onde são filmadas algumas negociações e etc. Em um dos episódios aparece um cara vendendo uma bicicleta dobrável do século 19 e tal. Quando vi essa bike Bergmonch lembrei na hora do que tinha assistido. Aí fui pesquisar:
Os exércitos das nações europeias e dos EUA adotaram essa alternativa para que as movimentações de soldados fossem de baixo custo, portanto, foi uma alternativa viável e econômica na época. E por que dobrável? Exatamente para poder colocar nas costas e caminhar. Os batalhões que possuíam as bikes eram amigavelmente chamados de “soldados ciclistas”. E a moda pegou!
Outras nações incorporaram a bike e assumiram a eficiência do transporte, pois a bicicleta não bebe água, não se alimenta, não fica doente, não consome combustível e a manutenção é mínima. Enfim, a bike dobrável foi um item – entre tantos outros – difundido no meio militar.
Viajar com uma dessas também deve ser bem interessante, né? E quanto custa uma Bergmonch? Aproximadamente U$ 2,000.
Adicionar comentário