Nunca, nunca pensei que fosse encontrar um lugar tão recheado de praias maravilhosas como em Fernando de Noronha. O termo “praias paradisíacas” ganha total sentido a partir do momento que o viajante chega à ilha. Neste caso, o clichê torna-se aceitável.
Lá, em Fernando de Noronha, as praias são divididas de duas maneiras: as praias do Mar de Dentro e as do Mar de Fora. Vou explicar.
O Mar de Dentro é a parte da ilha que está de frente para o Brasil. Este lado possui 10 praias e 3 baías. As praias do Mar de Dentro são as mais tranquilas para o banho, e a maioria permite o acesso de pessoas.
Já o Mar de Fora, que está de frente para a África, possui 4 praias, 1 enseada e diversas piscinas naturais. Neste lado, o mar é muito mais agitado, sendo acalmado somente pelos arrecifes. Tanto o Mar de Dentro quanto o Mar de Fora são passagens obrigatórias e devem constar no roteiro de viagem do viajante.
As praias de Fernando de Noronha (Mar de Fora)
O Mar de Fora é composto por praias e outras atrações. E são elas: Praia do Leão, Ponta da Caracas, Baía do Sueste, Praia de Atalaia, Enseada da Caieira, Buraco da Raquel e Ponta da air France.
Praia do Leão
Embora Fernando de Noronha seja relativamente um pequeno arquipélago, algumas praias se localizam um pouco distantes dos bairros. A Praia do Leão é uma delas. O local recebe este nome porque há uma pedra enorme por lá que se assemelha – bem indefinidamente – a um leão-marinho.
Esta praia é o local preferido das tartarugas para fazer a desova. A presença do Projeto TAMAR é bem visível por lá, e o trabalho é levado muito a sério. Dá gosto de ver! Em épocas específicas do ano, o acesso é rigorosamente controlado.
Ponta da Caracas
É um local com inúmeras piscinas naturais. É uma área proibida para banho pelos perigos que a descida proporciona. É área do Parque Nacional, cujo controle é permanente. Somente para tirar fotos.
Baía do Sueste
Por estar localizada em uma baía, a praia do Sueste é uma das mais calmas de Fernando de Noronha. E pra quem deseja ver tartarugas enormes de perto, a Baía do Sueste é o lugar certo. Com fauna riquíssima, a Baía do Sueste possui o único mangue independente no oceano Atlântico Sul – isso torna o lugar o lugar ainda mais especial. A vista por debaixo d´água é fantástica. Snorkel e nadadeiras são itens indispensáveis.
Para poder observar as tartarugas é necessário o uso de colete salva-vidas. O uso do item de segurança é obrigatório devido ao enorme número de corais. Para completar, nesta praia o viajante pode ter a sorte de avistar tubarão.
Praia de Atalaia
A Praia de Atalaia é o aquário marinho de Fernando de Noronha, e qualquer pessoa pode mergulhar nele. A visita deve ser programada com alguma agência da ilha ou guia credenciado. O tempo de permanência no local tem a duração de 30 minutos, sendo expressamente proibido o uso de qualquer tipo de protetor solar.
Lá, os peixes ficam aprisionados durante a maré baixa, aumentando as chances de encontrar tartarugas, moreias e tubarões. Os corais dão um show a parte. É realmente sensacional.
Enseada da Caieira
É um local para observar pássaros. É área do Parque Nacional com controle permanente e intensa vigilância. Somente para tirar fotos e apreciar a paisagem.
Buraco da Raquel
Outro lugar que é somente para fotos. É uma enorme pedra com um buraco no meio, rodeada de piscinas rasas, sendo um verdadeiro berçário marinho. O nome “Raquel” remete à filha de um dos comandantes militares que, em crise, ali costumava se esconder. Isso já faz muito e muitos anos, mas o nome pegou.
Ponta da Air France
A Ponta da Air France é a divisa do Mar de Dentro com o Mar de Fora. É um local histórico, onde os franceses ficaram na década de 20 para prestar apoio à aviação. Também é só para cliques.
Taxa do Parque Nacional Marinho (atualizado em 2019)
Tem que pagar para se ter acesso ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (fora a taxa que é paga por dia de permanência na ilha). O valor é de R$ 106,00 para visitantes brasileiros e de R$ 212,00 para estrangeiros. A carteirinha tem validade por até 10 dias.Ao pagar essa nova taxa de Noronha, o viajante receberá um cartão de acesso às praias: Baía dos Porcos, Sancho, Leão, Sueste e Atalaia. Todas estas são consideras as melhores da ilha, por isso, pague esta taxinha e veja o melhor de Fernando de Noronha.
Maiores de 60 anos e menores de 11 anos não precisam pagar esta taxa do Parque Nacional Marinho.
As praias de Fernando de Noronha (Mar de Dentro)
O Mar de Fora é composto por praias, baías e outras atrações. E são elas: Baía de Santo Antônio, Praia da Biboca, Praia do Cachorro, Praia do Meio, Praia da Conceição, Praia do Boldró, Praia do Americano, Praia do Bode, Praia da Quixabinha, Praia da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Baía do Sancho, Baía dos Golfinhos e Ponta da Sapata.
Baía de Santo Antônio (Porto)
A Baía de Santo Antônio é o porto de Fernando de Noronha. O local é usado como descarga de embarcações, tendo sido construído um molhe de pedra para a atracação de navios de pequeno porte. Vale conhecer!
Praia da Biboca
Você não poderá nadar nessa praia, mas calma, não é nada pessoal, é que a formação dessa praia é somente de pedras, muitas pedras. A praia da Biboca se localiza abaixo da Fortaleza dos Remédios. A Biboca tem aproximadamente 200m e sua formação é basicamente de rochas negras.
Na praia da Biboca, mais precisamente entre a divisa com a Praia do Cachorro, acontece o “fenômeno” conhecido como o Urro do Leão, que é o barulho causado do choque das águas em uma fissura na rocha.
Se o tempo do viajante em Fernando de Noronha for limitado, aconselho a riscá-la das prioridades. Dá para avistá-la da Fortaleza dos Remédios, o que já é ótimo. Se houver tempo, vale descer para tirar fotos.
Praia do Cachorro
A praia do Cachorro dificilmente fica vazia. Isso acontece porque ela está situada muito próximo à Vila dos Remédios, que é o bairro mais movimentado de Fernando de Noronha.
Por que praia do Cachorro? Bem, dizem que anos atrás existia uma espécie de fonte em bronze com a cara do bicho, aí pegou! Mas, coincidentemente, tem cachorro pra caramba por lá… E o que tem de bom nessa praia? Tem água transparente, areia fofa e toda a beleza típica de Fernando de Noronha. Ah, tem também este lugar aí da foto, conhecido como Buraco do Galego, que só dá pra chegar na maré baixa.
Praia do Meio
A Praia do Meio está situada entre as praias do Cachorro e da Conceição. E por isso recebe este nome. Criativo, não? Ela é pouco comentada porque não possui grandes atrações, além disso, sofre comparações injustas com as demais praias, mas ela é lindíssima, pedregosa e bem vazia.
Muitas pessoas vão à Praia do Meio para ver o pôr do sol e tomar uma cervejinha. O banho nessa praia é livre, mas o mar é bastante agitado. Dizem que também é ótima para mergulhar, inclusive para o mergulho noturno. Às vezes, rola um luau, mas aí tem que dar sorte… A sorte que eu não tive.
Praia da Conceição
Situada próximo à Vila dos Remédios e aos pés do Morro do Pico – o ponto mais alto de Fernando de Noronha com 323 metros –, a Praia da Conceição é de fácil acesso e possui águas calmas do mês de abril até novembro, essa tranquilidade faz da praia uma das mais indicadas para a prática do mergulho livre. Nos meses de ondas mais agitadas, a praia é pico de campeonato de surf.
É um ótimo lugar para ficar de bobeira, apreciar a paisagem, respirar o ar puro e deixar o olhar se perder na linha do horizonte. É, sem dúvida, uma das praias mais inspiradoras de Fernando de Noronha.
Praia do Boldró
Durante a Segunda Guerra Mundial, a praia do Boldró foi reservada para os americanos. Eles utilizaram parte do lugar para construir um Posto de Observação de Teleguiados. Agora, depois da Barbárie, a praia é só tranquilidade.
A praia é praticamente “privada”, já que ela está bastante próxima do Hotel Esmeralda, onde os hóspedes tomam conta do pedaço. A Praia do Boldró possui uma piscina natural bem rente à praia, que surge apenas na maré baixa. É bem maravilhosa.
No verão, é bastante frequentada pelos surfistas, já que suas ondas atingem até cinco metros.
Praia do Americano
Era também uma praia reservada para os americanos, mas hoje ela recebe a tranquilidade que merece.
Das praias de Fernando de Noronha, a Praia do Americano é a menos frequentada, tanto é que, quase virou uma praia de nudismo, mas acabaram com a brincadeira logo cedo, que pena, não? Vale lembrar que Fernando de Noronha é extremamente familiar e esse clima é sentido em todos os cantos da ilha, mas se quiser se aventurar e dar uma corridinha pelado, acredito que não terá problemas, mas se for preso não diga que leu isso no blog Seu Mochilão.
Praia do Bode
A praia do Bode é o “start” do roteiro de muita gente. Por ela se tem o acesso ao trio mais encantador de Fernando de Noronha: Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Praia do Sancho. Há também uma pedra gigante (a Pedra do Bode) que serve como mirante.
Não subestime a Praia do Bode, há muitas piscinas naturais por lá, sendo acessíveis somente pelas pedras e durante a maré baixa.
Praia da Quixabinha
A praia da Quixabinha é tão pequena que nem os guias falam dela, coitada! Ela está entre a Cacimba do Padre e a Praia do Bode. Na maré alta até some, mas vale conhecer, né? Vai passar por lá mesmo…
Praia da Cacimba do Padre
Sua areia é clara, fofa e exibe de perto o Morro Dois Irmãos. Suas ondas são de encher os olhos. É uma das praias preferidas dos surfistas. Por lá, até já rolou o Circuito Mundial de Surfe.
A Cacimba do Padre é lindíssima, verdadeiramente uma praia fantástica. É, sem a menor dúvida, um roteiro mais que obrigatório.
Baía dos Porcos
A Baía dos Porcos, sem a menor dúvida, é joia mais rara de Fernando de Noronha. A praia tem apenas 100 metros de extensão – isso mesmo, apenas 100 metros – é o pedaço mais cobiçado e clicado de Fernando de Noronha. A piscina natural fica aos pés do Morro Dois Irmãos, e nela encontra-se tartarugas, peixes, arraias, estrelas do mar, ouriços e tantas outras espécies.
O verde escandaloso faz da Baía dos Porcos uma imagem rara aos nossos olhos. E, na minha opinião, é a praia mais bonita de Noronha. Aliás, pra mim, é a praia mais bonita do mundo.
Fiz uma post só dela, veja aqui: Baía dos Porcos: a pitoresca praia de Fernando de Noronha.
Baía do Sancho
Foi eleita diversas vezes a praia mais bonita do Brasil. Recentemente recebeu o título de praia mais bonita do planeta. Ir à praia do Sancho sem levar snorkel é digno de ser mandado embora para casa. Não cometa esse erro! Arraias, tartarugas e metros e metros de corais podem ser vistos sem dificuldade. É incrível.
A praia é relativamente grande e, no final dela, tem uma pequena trilha que levará o viajante para uma pequena cachoeira.
Baía dos Golfinhos
A Baía dos Golfinhos é um local isolado e proibido. O espaço é usado como descanso dos golfinhos, sendo considerado “o maior aquário natural do mundo em animais dessa espécie”. Mas dá pra ver de longe.
Ponta da Sapata
Não é um lugar de fácil acesso. É um ponto conhecido por assemelha-se ao mapa do Brasil, sendo bastante frequentado pelos mergulhadores. O passeio de barco passa perto e tem essa visão da foto.
O mapa das praias de Fernando de Noronha
Saiba mais sobre Fernando de Noronha no post-índice.
Veja também: As hospedagens da ilha de Noronha.
Adicionar comentário