Chapada dos Veadeiros Goiás

Cariocas, Cânions e Seriema – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Carioca, Cânion e Seriema - Chapada dos Veadeiros

Famosa na Chapada dos Veadeiros, o Parque Nacional possui incalculável valor (tanto para a flora quanto para a fauna), sendo um destino obrigatório para quem deseja conhecer verdadeiramente o cerrado do planalto central.

E por trás dos 65.514 hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros há lugares fantásticos. Essa região, conhecida como Parque da Chapada, abriga diversas atrações e cachoeiras — como Cariocas, Cânions e Seriema. Vou explicar melhor.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possui diversas trilhas. Algumas delas podem ser feitas em apenas um dia, que é o caso do assunto deste post, mas o viajante deve considerar pelo menos 3 dias para conhecer devidamente o lugar, já que a reserva possui várias atrações e cachoeiras.

A trilha

Cariocas e Cânions - Chapada dos Veadeiros

Para conhecer Cariocas, Cânions e Seriema o visitante terá que encarar uma trilha. Aliás, várias trilhas, mas nada muito complicado. O passeio é de um dia completo e deverá ser inciado bem cedo para que possa ser devidamente aproveitado. Além disso, é interessante começar pela atração mais distante e depois ir voltando e curtindo cada lugar. Toda a brincadeira deverá durar de 5 a 7 horas, mas vai muito do ritmo de cada pessoa/grupo. O percurso tem aproximadamente 12 km (ida e volta).

Veja o mapa aqui! — na página 2 é possível visualizar todos os atrativos que também fazem parte da Travessia das Sete Quedas.

Todas as trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros são autoguiadas e sinalizadas com setas. Fácil de navegar. 

Importante: O Cânion 1 fica boa parte do ano fechado à visitação por alguns motivos, como por exemplo, por causa da reprodução do Pato Mergulhão — que elegeu aquele lugar para fazer ninhos, e também por causa do período de chuvas.

Cariocas

Cariocas - Chapada dos Veadeiros

Conheci Cariocas e Cânions durante a Travessia das Sete Quedas. O trekking faz exatamente o mesmo caminho e é excelente opção para matar 2 coelhos numa tacada só, mas se o viajante puder dedicar 1 dia todo para aproveitar este passeio também é uma excelente pedida.

A Cachoeira da Carioca aparece numa bifurcação nos primeiros 5 km de caminhada. E está a somente 800m do Cânion II. Já o Cânion I se localiza mais à frente. Fácil de achar e impossível de se perder. Essa cachoeira se divide em duas quedas. A descida até o poço pede um pouco de atenção, mas não existe nenhuma dificuldade.

Grande parte da caminhada é feita em terreno plano e com a típica vegetação do cerrado. É um passeio que deve ser feito pelo viajante.

Cânion 1

Cânion I - Chapada dos Veadeiros

O Cânion I me chamou bastante a atenção. O acesso até este cânion depende totalmente da condição climática. Em época de chuva é praticamente impossível se chegar a este local da foto. Além disso, não é raro o ICMBio proibir a entrada por questão de preservação. Ou seja, se tiver oportunidade de ir, vá!

O lugar é bastante intimidador. Não é aconselhável tentar nada além de tirar fotos, pelo menos essa é uma das recomendações do Parque Nacional, mas achei incrível. Vale pelas fotos, sem dúvida.

Cânion 2

Cânion II - Chapada dos Veadeiros

O Cânion II também rende boas fotos, mas melhor que isso é poder mergulhar. E lá pode. O lugar possui um poço bem grande e costuma receber muitas pessoas. Dá até pra brincar na garganta do cânion em épocas de seca, já que o fluxo da água é baixo. É o típico lugar que dá pra ficar o dia todo e deixar o tempo passar.

Caso não seja possível visitar o Cânion I, é interessante começar o passeio por este lugar.

Seriema

Seriema - Chapada dos Veadeiros

A trilha de Seriema é uma trilha bem curtinha, tem 800m e se localiza ao lado da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. É perfeita para pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos e crianças. Em época de seca não há muito o que admirar, mas vale a caminhada. E aconselho a deixá-la por último.

O que você precisa saber

  • A trilha é autoguiada e dá pra fazê-la sem guia
  • Não há lanchonete/restaurante no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
  • É essencial levar água/lanche
  • Protetor solar é obrigatório; boné também poderá ajudar
  • É um passeio que pode levar de 5 a 7 horas
  • Entrada até às 12h; saída até às 18h
  • É mais comum fazer Cariocas e Cânion II
  • O Cânion I poderá estar fechado à visitação
  • Entrada gratuita

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Rod.GO 239, Km 36 – Vila de São Jorge
Fones: (62) 3455-1114 / 3455-1116

Tracklog

O tracklog para Cariocas, Cânions e Seriema está disponível no Wikiloc.

Saiba mais sobre a Chapada dos Veadeiros

Quer conhecer a Chapada dos Veadeiros? O nosso post-guia possui todas as informações necessárias para você planejar a sua viagem para o Cerrado. E se precisar de um lugar para ficar, há diversas opções de hospedagens – e para todos os bolsos.

Você pode conhecer mais sobre a Chapada dos Veadeiros olhando os outros posts, mas se está procurando saber apenas as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa BárbaraCataratas dos CourosVale da Luae o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e Corredeiras).

Entretanto, se você quer conhecer o lado um pouco mais alternativo, há boas e incríveis opções de cachoeiras, como as AlmécegasCristaisLoquinhasPoço Encantado Anjos e Arcanjos.

Mas se seu negócio é fazer uma trilha, então você precisa conhecer (e fazer) a Travessia das Sete Quedas.

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado