E a largada foi dada. O Chile será o primeiro país da América do Sul a ter isenção de visto para entrar nos Estados Unidos. Começa a valer a partir do ano que vem.
A pergunta é simples: Quando nós brasileiros teremos esse privilégio? Quase nem gastamos na terra de Obama, né? Somos “só” o terceiro país que mais gasta $$$ nos EUA, estamos atrás apenas dos britânicos e japoneses. Porque não merecemos também esse livre acesso?
Lembro muito bem de quando fui tirar meu visto americano. Chovia pra dedel e parecia que eu estava na fila do quartel ou da Caixa Econômica Federal. Pra ajudar, tive que fazer todo o processo em duas etapas: um dia para tirar foto e a impressão digital e no outro para confirmar se meu dedo era o mesmo – sim, eles repetiram o teste do dedinho – e logo em seguida a entrevista intimidadora. Tive que levar um calhamaço de informações sobre minha vida, mas acabou não precisando de nada. Ufa!
A verdade que é uma pressão psicológica absurda, porque da pra enxergar a indignação dos reprovados e a alegrias dos que foram aceitos. É uma cena ridícula.
No ano passado, cerca de 200 mil chilenos visitaram os Estados Unidos, isso equivale a 1/9 do total de turistas brasileiros nos EUA. Quase nada de diferença, né? Acredito que nos próximos anos também faremos parte desse programa “Visa Waiver” e então poderemos fazer nosso mochilão sem maiores dificuldades. Vamos torcer!
Pensando bem, talvez a culpa seja mais o governo brasileiro do que propriamente dos EUA, já que no Brasil tudo acontece de forma lenta (quase parando) e os americanos fazem uma série de exigências que possivelmente não podemos atender. Prefiro pensar dessa maneira.
Alguém duvida que a culpa seja nossa?
Reportagem: Chilenos não precisarão mais de visto para ir aos EUA
Tema inspirado na matéria da Folha de São Paulo
Eu sou chilena, morei 20 anos no Brasil e to feliz pra caramba com esta noticia…. Não se revolte porque o Brasil também vai conseguir, acontece que s politicas e relações do Chile com Estados Unidos são mais forte, fora que o Brasil é muito maior e populoso os Americanos sabem que isto pode ser fatal para ter vários ilegais lá.
Mayra, tudo bem? O texto não foi em tom de revolta. Aliás, até sinalizei que a culpa é nossa (dos brasileiros). Concordo com o seu comentário. Obrigado pela visita. Um abraço.
O Chile é um pais marionete, state client em inglês, dos Estados Unidos, colaborador de carteirinha. Lembrem do golpe de estado liderado pela CIA e Washington em 1973. Também é um pais com pequena populaçao quase toda de origem europeia, nao tem negros e mulatos. Vocês sabem muito bem que a paranoia dos estadunidenses sao negros e arabes muçulmanos e o Brasil tem deles pra dar e vender na exportaçao. Os States sao um pais com muito racismo, é notorio, basta ver como os policiais brancos matam negros como cachorros de rua. E é melhor mesmo ter o visto pois senao muitos brasileiros serao barrados na entrada e deportados dali mesmo como ocorre na hipocrita Inglaterra, outro pais fantoche dos ianquis. Infelizmente, os brasileiros nao tem cultura nenhuma e pensam que hamburguer e Coca-Cola é o que conta no mundo.
Concordo sobre o visto. É bem melhor já ir com garantia de entrada do que ter a decepção de ter que voltar.