“Como chegar ao início do Caminho de Santiago de Compostela”, esta é uma pergunta clássica de quem já está decidido a fazer a famosa peregrinação. Afinal de contas, tudo começa no momento de emitir as passagens aéreas. Entretanto, a dúvida fica ainda maior quando o viajante descobre que há muitos caminhos, bem como diversas maneiras de chegar ao início da trilha. Fora isso, também há inúmeras cidades por quais o trekking pode iniciar.
Leia também:
A melhor época para fazer o Caminho de Santiago de Compostela
Caminho de Santiago de Compostela: distâncias e rotas
Por que decidi fazer o Caminho de Santiago de Compostela?
O peregrino deve ter a consciência de que o primeiro passo é pegar um voo para uma grande cidade da Europa (veja aqui o guia essencial do Velho Continente), que pode ser para a Espanha, Portugal, Inglaterra ou França. Depois disso, independente do local escolhido, deverá utilizar outro transporte, o qual poderá ser um novo voo, trem, ônibus ou táxi.

Sendo assim, listei abaixo as principais rotas para chegar ao início do Caminho de Santiago de Compostela
Como chegar ao início do Caminho de Santiago: destinos tradicionais
Caminho Francês (rota clássica)
O Caminho Francês é a rota clássica escolhida pelos peregrinos, cuja início acontece em Saint-Jean-Pied-Port, na França. Sendo assim, há algumas maneiras de ir para essa cidade: pela Espanha (via Roncesvalles), França (via Bayonne) ou através da Inglaterra (via Biarritz).
Caminho Francês: Início pela Espanha
Deve-se pegar um voo para Madrid ou Pamplona, prefira este último pois evitará uma baldeação. Ou seja, indo por Madrid, deverá pegar um avião, trem ou ônibus até Pamplona – trem é o mais indicado.
De Pamplona é possível ir até Saint-Jean-Pied-Port por ônibus, entretanto muitos peregrinos vão até Roncesvalles e, de lá, pegam um táxi até SJPP.
Resumo de itinerário (opção 1): Madrid → Pamplona (por avião, ônibus ou trem) → Saint-Jean-Pied-de-Port (por ônibus)
Resumo de itinerário (opção 2): Madrid → Pamplona (por avião, ônibus ou trem) → Roncesvalles (via ônibus) → Saint-Jean-Pied-de-Port (por táxi)
Caminho francês: Inicio pela França (Paris)
O início pela França também tem como objetivo chegar até Saint-Jean-Pied-de-Port. O destino mais comum é partindo de Paris (bairro Montparnasse) até chegar a estação de trem Bayonne, em Biarritz. E, de lá, pegar outro trem até Saint-Jean-Pied-de-Port.
Resumo de itinerário: Paris (por avião) → Biarritz (por ônibus ou trem) → Saint-Jean-Pied-de-Port (por trem).
Caminho francês: Inicio pela Inglaterra (Londres)
Partir de Londres para fazer o Caminho de Santiago de Compostela é também muito comum. Este trajeto também tem como objetivo chegar até Saint-Jean-Pied-de-Port. O roteiro é apenas um: chegar até Londres e pegar um voo para Biarritz (França). E, de lá, pegar um trem até Saint-Jean-Pied-de-Port.
Resumo de itinerário: Londres (por avião) → Biarritz (por avião) → Saint-Jean-Pied-de-Port (por trem).
Caminho português (Lisboa ou Porto)
Para quem pretende fazer o caminho português, o jeito mais tranquilo é voar diretamente para Lisboa e de lá pegar um trem até Porto. Entretanto, muitos começam a caminhada em Lisboa.
Resumo de itinerário: Lisboa (por avião) → Porto (por trem).

Como voltar do Caminho de Santiago de Compostela
Se o início do Caminho de Santiago de Compostela parece difícil, o fim da peregrinação é mais tranquilo. E, para voltar ao Brasil é bem mais fácil, isso porque existe um aeroporto internacional na cidade de Compostela, de onde partem voos para o Brasil.
Entretanto, caso o viajante escolha ir e voltar por Madrid, por exemplo, poderá pegar um trem diretamente para a capital espanhola. Para os que optaram em ir e voltar pelas demais capitais acima citadas, deverão pegar um voo direto, ou traçar um roteiro terrestre de retorno.
Como chegar ao início do caminho por avião, trem e ônibus
Há diversas empresas aéreas à disposição do peregrino, entretanto, separei algumas dicas, as quais seguem abaixo:
Passagens aéreas (Brasil – Europa)
Uma excelente opção é utilizar um comparador de preços, mas pesquisar diretamente pela companhia aérea é igualmente importante. Esses são comparadores que utilizo:
Passagens aéreas (Voos internos pela Europa)
Passagens de trem
Dica extra: A Rail Europe é uma plataforma de pesquisas de trem pela Europa. Pode ajudar bastante, principalmente para os viajantes peregrinos que estão em outros países na Europa. O site possui versão em Português.
Passagens de ônibus
- Alsa (trechos pela Espanha)
Rafael. Parabéns pelo post. Minha dúvida é a seguinte, como você programa a data de volta (avião) já que não se sabe exatamente quantos dias vai durar a caminhada? Acredito que seja planejado alguns dias a mais para imprevistos. Abraço
Olá, Fabia! Você terá que adequar a sua caminhada para terminar no dia certo. Isso envolve planejamento. A receita é só se planejar.
Abraços
Olá Rafael,
Você qual melhor itinerário pra iniciar em Le Puy-en-Velay, na França?
Olá, Mônica. Há várias maneiras. O maior comum é descer em Paris e, de lá, pegar um voo até Le Puy-en-Velay (1h15). Entretanto é possível ir de ônibus (10h) ou trem (5h).
Ola Rafael!
Não me recordo de vc falar do cajado (mas juro que li tudo rs) no caso vc pode passar informações se e facil encontrar para compra e qual valor aproximado.
Vlw pelo post!!!!
Falo de bastão de caminhada. Cajado é souvenir.
[…] Como chegar ao início do Caminho de Santiago […]
Olá Rafael, sou de Florianópolis e estou me programando para chegar em Santiago no dia 12 de maio de 2020. Quando completo meus 50 anos de vida. Estou reservando 37 dias de caminhada pelo caminho do norte. Coloquei 5 dias a mais do que o total de paradas pensando que em alguns dias talvez caminhe menos ou para descansar ou até mesmo para aproveitar um pouco mais as paradas.
1- Vc acha isso necessário?
2 – Qual a temperatura média a partir do dia 06 de abril?
3 – Qual a sua sugestão de roteiro para eu chegar até Irún?
[…] Como chegar ao início do Caminho de Santiago de Compostela? […]
Rafael, suas dicas são ótimas. Em 2021 pretendo fazer o Caminho do Norte. Como faço pra chegar a San Sebastian? Pretendo começar dali