Entre uma viagem e outra, acontece de ter que sacar dinheiro no exterior. Fato comum. Mas cada um viaja à sua maneira. Tem gente que prefere levar todo o dinheiro na doleira, outros escolhem usar apenas cartão de crédito, mas grande parte entende que sacar à moeda durante a viagem é mais interessante. Mas qual o jeito certo? Na realidade, não existe a melhor maneira, vai da preferência de cada viajante.
Viajar com os bolsos cheios de grana é arriscado. Em alguns destinos, principalmente os mais distantes dos centros urbanos, levar dinheiro vivo pode ser a melhor opção, mas há lugares que possuem mais infraestrutura.
Então, como sacar dinheiro no exterior?

1º passo para sacar dinheiro
Confira se o cartão é internacional. Esse é o primeiro procedimento, extremamente básico e fundamental. Geralmente, vem escrito no cartão a palavra international na frente ou no verso. Na dúvida, ligue para o seu banco
Caso não possua o cartão internacional, faça a requisição com pelo menos 15 dias de antecedência. É bom garantir.
2º passo para sacar dinheiro
Ligue para a central do seu banco e avise o destino da sua viagem. Ter o cartão internacional não quer dizer que você já possa utilizá-lo, é necessário solicitar o desbloqueio. Sacou?
Alguns cartões já vem desbloqueados, como é o caso do Global Travel e outros Cheques de Viagem, mas nesse caso estamos falando apenas de cartões de crédito e débito internacionais.
Importante: Faça o aviso com pelo menos 01 semana de antecedência. O procedimento não é feito na hora e nem com um simples clique do operador. Avise antes!
3º passo para sacar dinheiro
Veja com o banco o limite disponível para crédito e débito no exterior. Evite surpresas desagradáveis. Isso pode acabar com a sua viagem. É sério!
4º passo para sacar dinheiro
Confira as bandeiras no verso do seu cartão de crédito (Mastercard ou Visa). O sucesso no saque só será possível se o equipamento tiver a mesma bandeira do seu cartão.
No exterior, o que realmente vale é a rede (bandeira), não se preocupe com as marcas das redes bancárias. É possível sacar em qualquer caixa cuja bandeira seja correspondente ao seu card.
Antes de sacar dinheiro no exterior
Saiba que para cada retirada uma pequena taxa é cobrada (IOF).
Até 2013, o IOF operava com 2 taxas, uma pra crédito (6,38%) e débito (0,38%). Em 2014, a taxa do saque em débito subiu e passou a ser 6,38%. A mesma taxa do cartão de crédito.
Utilizando o caixa eletrônico
O equipamento dará a opção do idioma: Inglês ou Espanhol. (Prefira o Inglês).
O próximo passo será para você digitar o PIN. Mas afinal, o que é isso? É simplesmente os 4 primeiros dígitos da senha do seu cartão.
Atenção: Digitar a senha incorretamente 03 vezes bloqueia o cartão, igual aqui no Brasil. Portanto, fique atento com isso, já que em alguns bancos daqui temos que utilizar 6 dígitos.
Para saques em Inglês:
Aperte na opção Withdrawal (saque) e o modo Checking Account (conta corrente).
No final será solicitado que confirme a aceitação da taxa (IOF) e também que imprima uma confirmação da operação. Confirme positivamente as duas operações.
Última dica
No verso do seu cartão há o número da central para chamadas internacionais. Geralmente, todos os bancos permitem ligações a cobrar, mas para cada país o código é diferente. Por exemplo, para o Uruguai é 000 455, Noruega 800 195 50 e por aí vai. Informe-se antes.
E agora, já sabe como sacar dinheiro no exterior?
(crédito das imagens: shutterstock.com)
Olá Rafafel! Ótimas dicas, porém, uma correção: agora tanto a função crédito como débito tem o desconto de 6,38% de IOF.
Olá Kely, a postagem foi consertada no ato da publicação, talvez você tenha lido a mesma pelo RSS, que devia estar na versão antiga. Agradeço a correção, dicas e correções sempre são bem-vindos. Um abraço
[…] que fiz o post Como sacar dinheiro no exterior, tenho recebido alguns e-mails com dúvidas sobre o uso do dinheiro em viagem. Resolvi dessa […]
Olá Rafael, excelente o blog, auxilia bastante! Mas tenho cá uma dúvida quanto ao “sacar” dinheiro deste post, toda vez que eu for sacar dinheiro na boca do caixa eletrônico (ATM) é cobrado o IOF de 6,38%? Na verdade a minha dúvida é bem besta, – nunca fui pro exterior para saber, e queria entender antes de ir – esse valor do IOF é para sacar o dinheiro ou para pagar a conta com o cartão (débito/crédito)? Agradeço se puder me responder!
Augusto, tanto pra saque, crédito ou débito se aplica o IOF. Abs
O cartão de débito comum pode ser utilizado também?
Pode sim, mas também terá que arcar com o IOF! Abs
Para saques nos caixas eletrônicos no exterior devo digitar minha senha de 6 dígitos ou apenas os 4 primeiros dígitos?
Vou utilizar em Santiago – Chile.
Agradeço a informação.
Marcelo.
Marcelo, somente os 4 primeiros dígitos. Abs
[…] Como sacar dinheiro no exterior? […]
Olá Rafael, tudo bem?
Minha dúvida é quanto ao saque de conta poupança. A opção Checking Account é para conta corrente, e no meu caso, como saco de conta poupança?
Abraços.
Olá, Maria. Para conta poupança, é necessário ver com o seu banco. Isso pode variar de entidade para entidade. Abs
Olá, Rafael! Você sabe me informar se esse procedimento de saque no exterior é complicado no Peru? Ouvi dize que é muito difícil fazer saque lá. Um abraço!
Diogo, eu fiz saque por lá e não encontrei problemas. Um abraço.
Prezado, boa noite.
Quais cartões de débito internacionais você indica? Tenho pesquisado e não tenho encontrado algum interessante.
Desde já agradeço.