Estive recentemente em dois municípios históricos de Minas Gerais: Tiradentes e São João Del Rei. Durante a minha passagem pelas cidades tomei conhecimento que por ali passava a Estrada Real, um antigo caminho utilizado como via para o transporte de pedras preciosas, mais precisamente ouro e diamante, que ia de Minas Gerais até o Rio de Janeiro.
A Estrada Real
A Estrada Real possui mais de 300 anos e 1600 km de extensão, sendo divididos por quatro caminhos: Caminho Velho, Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho Sabarabuçu. As estradas foram construídas a pedido de Portugal no período Brasil Colônia.
Nos dias atuais, a Estrada Real é um destino turístico, possuindo ao logo de seu trajeto 199 municípios dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Destaca-se nesse caminho as cidades históricas, as igrejas e as atrações de ecoturismo.
Uma viagem completa
Viajar pela Estrada Real é reviver um pouco a história do Brasil, além de entrar em contato com regiões, culturas e costumes do nosso país. Pode-se andar pelo caminho de carro, moto, bicicleta ou a pé. Se quiser, é possível vivenciar somente as tradicionais cidades e experimentar o calmo estilo de vida de uma cidade interiorana.
Quer saber mais?
O blog Dentro do Mochilão participou de uma ação do Instituto Estrada Real e explica tim-tim por tim-tim cada detalhe de como se aventurar pelo antigo caminho do ouro. Veja aqui!
Rafa,
recomendo que você tire alguns dia pra conhecer Carrancas.
O lugar é magnifico! Uma cidade tão pequena com diversos passeios interessantes, da caverna a nascente da cachoeira…
Valeu, Vinícius! Carrancas está na minha lista, um dia vou pra lá, com certeza! Abs