É praticamente impossível explorar São Paulo sem se deparar com inúmeros grafites, seja na capital ou até mesmo em bairros e cidades mais afastadas da região central. Sampa é recheada de obras de artes a céu aberto, fazendo dela a capital do grafite no Brasil.
Essas intervenções artísticas estão por toda parte, em muros, viadutos, no metrô, em bairros nobres, nas periferias, em todo lugar. Mas nem sempre o grafite foi bem aceito na sociedade, na realidade, somente agora que essa arte de rua está sendo vista com bons olhos, uma vez que passou a ser descriminalizada, ao contrário da pichação, que é considerada crime ambiental e vandalismo. O assunto gera polêmica. O fato é que o grafite embeleza a cidade, dá um “Q” artístico e nos faz sentir dentro de uma galeria.
Em Sampa, o grafite começou na época da Ditadura Militar, quando a repressão política fazia as pessoas se trancarem em casa. A arte de rua surgiu como ferramenta de expressão e repressão. Atualmente, muitos grafites são considerados pontos turísticos, como o Beco do Batman e o Beco do Aprendiz, localizados na Vila Madalena.
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:
Mirante 9 de Julho: um espaço multicultural em Sampa
Parque Trianon: um pingo de selva na Av. Paulista
Artistas de renome mundial começaram seus rabiscos pelas ruas de São Paulo, como é o caso de Os Gêmeos (Otávio e Gustavo Pandolfo), que iniciaram suas obras no bairro do Cambuci, lugar onde passaram a infância.
Não é raro encontrar grafiteiros exibindo suas artes aos domingos — é o dia preferido dos artistas — existe até uma ferramenta online chamada COLOR+CITY, que conecta quem tem muros livres em Sampa com quem quer pintar. Legal, não é? Para se candidatar, é necessário ter somente uma conta no Google. Você pode doar seu muro ou reservar o seu espaço para pintar. Veja o projeto dos caras:
Andar por São Paulo é se deparar a todo o momento com street art. Os muros da cidade enchem os olhos com belos desenhos e grafismos. Pode ser clichê dizer, mas caminhar por Sampa é se surpreender a cada esquina, é se deparar em cada curva com uma inesperada obra de arte e, principalmente, é viver uma democracia.
Onde encontrar os grafites mais conhecidos de Sampa?
Pinheiros / Vila Madalena (Beco do Batman; Igreja do Calvário; Beco Escola), Túnel da Paulista, Av. 23 de maio (Viaduto Tutóia; Viaduto Jaceguai), Liberdade (Rua Galvão Bueno; Rua da Glória), Centro (Av. Prestes Maia; Senac Tiradentes; CIT República), Muro do Cambuci, Av. Nove de Julho, Prédios na Paulista e muitos outros lugares.
Veja alguns dos milhares grafites de Sampa:
Foto: Lucas B. Campos Foto: Lucas B. Campos Foto: Marcelo Aut Foto: Marcelo Aut Foto: Marcelo Aut Foto: Marcelo Aut Foto: Lucas B. Campos Foto: Lucas B. Campos Foto: Lucas B. Campos Foto: Marcelo Aut Foto: Marcelo Aut Foto: Marcelo Aut Foto: Marcelo Aut Foto: Marcelo Aut Foto: Marcelo Aut Foto: Marcelo Aut | Grafites de São Paulo
[…] Grafites em São Paulo: o legado artístico da cidade […]