Fernando de Noronha

O passado nem tão azul de Fernando de Noronha

Quem olha as águas azuis e cristalinas de Fernando de Noronha não imagina o que toda aquela beleza já presenciou. A ilha, que foi descoberta em 1503 pelo espanhol Américo Vespúcio, carrega o nome de Fernando de Noronha em razão do português, Fernão de Lorona, ter financiado a expedição que originou sua descoberta — imaginem só a beleza que deveria ser naquela época, ainda mais aguçada.

Depois de encontrá-la, vários países passaram a cobiçar o arquipélago. Os holandeses foram primeiros a tomarem conta da ilha de Fernando de Noronha — em 1629 — e permaneceram até 1654. Muitos conflitos foram travados nesse período, com afundamento de embarcações e mortes.

Os holandeses foram expulsos do arquipélago e a ilha ficou abandonada até o ano de 1736, período em que os franceses invadiram e permaneceram no local por apenas um ano, sendo expulsos em 1737 pelas Capitania de Pernambuco.

A verdade é que, Fernando de Noronha, foi por 201 anos um presídio infernal, de disputas acirradas e mortais. O motivo de tanta luta não foi devido à beleza da ilha, e sim por sua posição estratégica.

passado-de-noronha2
As ruínas de Fernando de Noronha

Nos últimos 100 anos

No último século, entre os anos de 1938 e 1945, a ilha tornou-se um presídio político e, em razão disso, desmataram o arquipélago inteiro para que os presos não construíssem jangadas. Ou seja, todas as árvores de Fernando de Noronha são secundárias.

Outra alteração ambiental que Fernando de Noronha sofreu foi a inserção do lagarto Teju, conhecido também como Mabuya, a sua importação para a ilha foi para eliminar as ratazanas que vinham nos navios. Atualmente, todos que vão a Fernando de Noronha se deparam inúmeras vezes com esses lagartos, que se tornaram um ícone da ilha.

Em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil concordou em ceder aos EUA um espaço para que eles montassem uma estação de rastreamento aéreo de teleguiados. Fato curioso.

Atualmente, Fernando de Noronha é conduzido e pertence pelo Estado de Pernambuco. É de longe a ilha mais bonita e desejada do Brasil.

posts-noronha

Saiba mais sobre Fernando de Noronha no post-índice.

Veja também: As hospedagens da ilha de Noronha.

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

7 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado