Sou a favor da hospedagem em hostel simplesmente pelo encontro de pessoas e culturas diferentes. O melhor de uma viagem é a troca cultural, é ter a possibilidade de tomar café da manhã com alguém do Marrocos, dividir uma cerveja com um israelense e compartilhar quarto com americanos, africanos e europeus.
A hospedagem em hostel atrai uma galera jovem e mochileira, pessoas descoladas de todos os lugares do mundo. Uma das vantagens é a quantidade de gente que se conhece e também a troca de informações sobre roteiros. Sempre descobrimos coisas incríveis “trocando figurinhas” com o pessoal, além de dicas, é claro. E para quem viaja sozinho: nunca estará só.
Minha primeira experiência de hospedagem em hostel aconteceu em Buenos Aires, em 2007, afirmo que foi traumatizante e tinha tudo para ter sido a primeira e última experiência. Logo de cara me deparei com um gato na cama e um reboque de parede esfarelado no travesseiro, legal né? A verdade é que a culpa foi minha, pela inexperiência (falta de planejamento), mas passar perrengue também faz parte da formação de um mochileiro. Por azar sorte meu anjo da guarda é um aventureiro.
Fique tranquilo, se você planejar sua viagem evitará esses desastres.
A hospedagem em hostel pode ser uma experiência fantástica, mas depende muito de cada pessoa, da personalidade, do grau de exigência e outras coisas mais. Para te ajudar a vivenciar uma melhor experiência em albergue, montei um roteiro simples que te guiará para uma melhor estadia hosteleira.
1- Qual Hostel?
Faça uma pesquisa de preços de hostels na região para a qual você pretende viajar, mas fique atento para o barato não sair caro. Dê uma olhada em fóruns, veja as avaliações que as pessoas fizeram e tire suas conclusões. A localização é um fator muito importante na hora da escolha, ou seja, é fundamental estar próximos das atrações que busca na viagem.
Alguns albergues são rígidos e possuem hora de fechamento, se você chegar depois do horário poderá dormir na rua – sem chororô –, por isso a pesquisa é fundamental na hora de montar o seu roteiro. E para fechar a primeira etapa, avalie a segurança do hostel.
Ahhh, não se esqueça de deixar o comodismo em casa.
2 – Toalha
A toalha é um item necessário na bagagem, a grande maioria dos albergues não oferece esse serviço. Procure levar uma de secagem rápida, provavelmente ela vai ficar na cabeceira da sua cama.
3 – Cadeado
Leve um cadeado de qualidade, não há necessidade de ser aquele bitelão, mas um de tamanho médio já está excelente. Provavelmente no seu quarto ou na recepção do hostel existirá um armário para você trancar seus itens de valor. Às vezes o serviço é pago, mas vale a pena. Furtos em albergues são mais comuns do que se imagina. Não estrague sua viagem por falta de cuidado.
4 – Chinelo
Os banheiros são compartilhados e por mais limpos que sejam um chinelão é necessário.
5 – Uma pequena lanterna
O respeito em hostel é fundamental. Você provavelmente dividirá o quarto com diversas pessoas e para evitar acender a luz e acordar algum companheiro, leve uma pequena lanterna. Poucas pessoas dão importância para isso, mas faz muita diferença quando você chegar de madrugada ou tiver que sair cedo. Ahh se todos respeitassem assim…
6 – Passeios
Alguns hostels oferecem serviços de passeios e poderá sair mais barato que comprado por fora, vale muito a pena a comparação de valores. Geralmente na recepção do hostel tem umas papeladas com os tours.
7 – Idioma
Uma segunda língua é interessante para aproveitar o intercâmbio cultural, mas não fique chateado se seu inglês for péssimo e seu espanhol um desastre, você encontrará muitos brasileiros nessas hospedagens. Mas se você está planejando viajar, não custa nada dar uma estudadinha meses antes da viagem, existem sites gratuitos ou de baixo custo que ensinam bacanamente. Ex: www.busuu.com
8 – Quartos
A maioria dos hostels oferecem quartos privados, – mais caro, é claro – e quartos com até 8 pessoas. A ideia do hostel é a socialização, não é? então o bacana é ficar na muvuca.
9 – Atividades & Interação
Muitos albergues oferecem atividades de socialização para os hóspedes, nessa hora, é importante você estar presente. Participe das festas, das brincadeiras e conheça pessoas que poderão fazer sua viagem ainda melhor.
10 – Lavanderia
Geralmente os albergues oferecem o serviço de lavanderia, mas há opções mais baratas fora do hostel. Se você for mão de vaca, poderá dividir as despesas com um amigo.
11 – Internet & Wi-Fi
Praticamente todos os hostels oferecem o serviço de wi-fi gratuito, mas poucos possuem computadores à disposição dos hospedes. Leve seu notebook se julgar necessário.
12 – Reserva, Dinheiro & Câmbio
Evite trocar dinheiro em albergues porque as taxas são desfavoráveis. Geralmente os hostels aceitam cartões de crédito e débito, mas sempre cobram uma taxa a mais no uso do cartão.
Viajar de mochilão é uma aventura, mas é bom evitar perrengues, faça sua reserva para hospedagem em hostel. Clique aqui e veja os hostels do seu destino.
Olá Rafale, nossa suas dicas foram fundamental para min que estou começando a fazer uma pesquisa para meu primeiro mochilão.
muito bom seu artigo, parabéns cara.
Abraço,
VALW!!!
Valeu, Rodrigo. Abs
Tenho 16 anos e queria saber se eh possivel se hospedar em hostel sendo menos de idade
Olá Julia, tudo bem? Para viajar sozinho, dos 12 aos 18 anos, é necessário uma autorização dos pais com firma reconhecida. Mas a questão da hospedagem vai depender das regras de cada hostel. Sobre a questão da menor idade em viagem, veja esse link: http://www.brasil.gov.br/turismo/2012/04/para-viajarem-sozinhos-menores-de-idade-precisam-de-autorizacao
Espero que ajude. Um braço!
Oi Rafa, a mensagem hoje é muito curta, escrevo somente para elogiar o seu blog!
Parabéns amigão!!
Valeu, Edney. Muito obrigado. Um abraço!
[…] Leia também o post sobre Hospedagem em Hostel. […]