Já imaginou viajar de São Paulo ao Rio de Janeiro em 20 minutos? Ou se preferir ir de São Paulo a Belo Horizonte em apenas meia hora? Pode parecer irreal, mas será uma viagem viável num futuro próximo.
Isso será possível com o Hyperloop: um meio de transporte inovador e que já existe, mas ainda está em fase de testes. Este meio de locomoção será mais rápido que os aviões, uma vez que atingirá até 1200 Km/h.
O Hyperloop tem como idealizador o famoso bilionário Elon Musk, mas conta também com outras startups, como Hyperloop Transportation Technologies e a Hyperloop One – além da própria SpaceX. O transporte já está em andamento em Dubai, mas uma das apostas da empresa é no Brasil.
O nosso país é propício para o projeto por dois principais motivos: pela dimensão continental e pela deficiência dos nossos meios de transportes. A empresa já está instalada por aqui, mas tem sofrido barreiras com a falta de investidores. O estado de Minas Gerais foi a primeira aposta da startup, que já pretende migrar para São Paulo.
Hyperloop: como funciona?
Imagine-se dentro uma cápsula de remédio gigante. Agora idealize essa cápsula dentro de um canudo. É mais ou menos isso. O Hyperloop é um meio de transporte constituído por cápsulas que se deslocam dentro de tubos a uma velocidade de até 1200 Km/h.
A alta velocidade acontece pela falta de atrito. Isto porque o deslocamento acontece por propulsão elétrica, juntamente com o uso de sistema de magnetismo e ar comprimido, tecnologias que permitem eliminar o uso de trilhos. Além disso, a baixa pressão de dentro dos grandes tubos diminui a resistência do ar.
De acordo com o projeto, cada cápsula terá capacidade para transportar até 28 passageiros, e o custo será bastante inferior a de uma passagem aérea.
Já imaginou fazer uma viagem de mochilão utilizando o Hyperloop? Em poucos anos será uma realidade em muitos países. Vamos esperar para ver!
Adicionar comentário