Machu Picchu é um dos principais destinos do mundo. E isso não é novidade. A famosa ruína se localiza em Cusco, região onde abriga os mais fascinantes e misteriosos sítios arqueológicos do mundo. Por lá, estão algumas ruínas megalíticas dignas de serem vistas a qualquer preço, como Pisac, Puka Pukara, Ollantaytambo, Maras Moray e Machu Michu, é claro.
Há diversas maneiras de se chegar até Machu Picchu, a mais comum é através de Lima, capital do Peru. E, depois disso, num voo até Cusco – trajeto que também pode ser feito num longo percurso de ônibus. A viagem de trem de Cusco até Machu Picchu dura aproximadamente 3 horas, mas existem outras maneiras de ir à cidade dos Incas. A Trilha Inca, conhecida como Inca Trail, é uma das vias mais clássicas para se chegar ao local.
Onde fica Machu Picchu?
Para os que colaram na escola, Machu Picchu fica aqui em nosso continente, na gigantesca América do Sul, mais precisamente no Peru. Machu Picchu é a velha cidade perdida dos Incas, uma cidade pré-colombiana que foi divulgada ao mundo em 1911 – isso mesmo, tem pouco tempo desde o seu descobrimento. O local está bem conservado e localizado no topo de uma montanha. Situa-se a aproximadamente 2.440m de altitude, a 112km da cidade de Cusco, aos pés do vilarejado de Águas Calientes.
As montanhas Machu Picchu e Huayna Picchu – outra montanha que se tem acesso a partir do sítio arqueológico – fazem parte da Cordilheira Central dos Andes peruanos. Encontram-se à esquerda do Canyon do Urubamba, conhecido antigamente como Quebrada de Picchu.
Machu Picchu fica em meio à Cordilheira Central dos Andes peruanos, nas coordenadas 13°9’47″S | 72°32’44″W.
O sítio arqueológico fica entre as duas montanhas (Machu Picchu e Huayna Picchu), a 450 metros acima do nível do vale e a 2.438 metros acima do nível do mar. Para se ter ideia da dimensão do lugar, a ruína possui aproximadamente 535 metros de comprimento e 205 de largura, contendo 172 construções históricas.
A melhor época para conhecer Machu Picchu
A maioria dos viajantes procura conhecer Machu Picchu na melhor época do ano, afinal de contas, ninguém vai pra lá para pegar pancadas de chuva, não é mesmo? E mais do que isso, todos querem tirar ótimas fotografias do sítio arqueológico. Então, amigo viajante, o melhor período para viajar a Machu Picchu é no inverno, que vai de maio a setembro. O motivo? É uma época em que as temperaturas estão baixas e, consequentemente, com menos possibilidade de chuva.
Fenômeno El Niño: Em escala mundial, o Peru é um países que mais sofre com o fenômeno meteorologico. Em 2016, por exemplo, houve grande variação climática no país: fortes chuvas aconteceram no norte e seca no sul andino, complicando não somente o turismo, mas principalmente a agricultura. Ou seja, Machu Picchu também sofre com instabilidade climática até nos melhores meses.
Alta temporada
Em Machu Picchu, a alta temporada acontece nos meses de Julho e Agosto, período de férias da maioria dos países latinos. E mais do que isso, de meados de junho até meados de setembro é verão na Europa. E o que isso tem a ver? Tudo. É também o período em que todos tiram férias e vão viajar. E sabemos que a América do Sul é um dos principais destinos dos europeus. Eles adoram viajar por meses e meses com o South America – Lonely Planet debaixo do braço. E certamente Machu Picchu está no plano de cada um deles.
Média temporada
Sim, existe média temporada em Machu Picchu. É o período não tão movimentado, mas ainda assim com certo fluxo de turistas. E os meses são: Maio, Junho e Setembro. É uma época em que não chove tanto, onde os preços também são mais amigáveis, principalmente se tratando de hospedagem e alimentação. Ou seja, são ótimos meses para viajar.
Baixa temporada
Ir para Machu Picchu na baixa temporada é um tiro no escuro. Nada muito recomendado. De Outubro a Abril é chuva na certa, mas é também um perído de preços baixos, de pontos turísticos vazios. Mas é uma época que só deve ser levada em consideração se não houver mesmo outra oportunidade – do tipo agora ou nunca. E, caso escolha essa época, leve guarda-chuva, capa de chuva, anoraque (casaco impermeável) e abrace a viagem do jeito que vier.
Esqueça Janeiro, Fevereiro e Março. O motivo? Tempestades, cabeças d’água, estradas danificadas. Nem Pachamama salva.
Os melhores meses para visitar Machu Picchu
Na minha opinião, Maio, Junho e Setembro são excelentes meses para conhecer o famoso sítio arqueológio. Eles fazem parte da melhor época para visitar Machu Picchu.
É um período de médio fluxo, preços mais baixos e com pouca probabilidade de chuva. Ou seja, época ideal.
Veja se vai chover em Machu Picchu
Em viagem aqui no Brasil, sempre fico de olho na previsão de tempo. Isso me ajuda a saber melhor sobre o que levar – e também o que esperar da viagem. E costumo utilizar dois sites para isso: Climatempo e CPTEC. Mas numa viagem fora do Brasil nem sempre é possível ter esse controle. Principalmente pelo fato das passagens já estarem compradas, férias programadas, roteiro definido. Porém, quero deixar aqui a seguinte dica:
Em Cusco, antes de agendar sua visita a Machu Picchu, faça uma consulta no site Accuweather e verifique como estará o tempo no dia escolhido. Entre na página e verifique a condição climática para Machu Picchu. Dependendo da previsão, reprograme os dias para garantir uma ótima experiência nas ruínas.
E qual a melhor época para fazer a Trilha Inca ou Salkantay?
A Trilha Inca é o sonho de quase todo viajante aventureiro. É um dos principais circuitos de trekking do mundo. No entanto, amigo viajante, a Inca Trail é fechada durante os meses chuvosos. Sendo assim, se seu sonho é fazê-la, reserve com até cinco/seis meses de antecedência. Já a Salkantay é mais flexível, isto é, não precisa de agendamento. E alguns guias aceitam fazê-la com tempo duvidoso – embora não seja nada recomendado.
Temperatura média
Machu Picchu é diferente a cada mês. Sendo assim, a temperatura média varia de acordo com a época do ano. E por estar localizada em uma região de montanha – e acima dos 2.400m – numa zona subtropical, a temperatura varia entre 18º C e 22ºC, com temperaturas mínimas de 8°C a 11ºC.
Portanto, a temperatura média de Machu Picchu é de aproximadamente 20ºC.
Machu Picchu na melhor época: prós e contras
Caso o viajante decida ir para Machu Picchu na melhor época, ou seja, principalmente em julho e agosto (alta temporada), encontrará alguns prós e contras.
Prós
- Sem muita probabilidade de chuva
- Dias de sol
- Noite em Cusco agitada
- Hostels cheios
- Amizade garantida
Contras
- Preços mais altos (passagem, hospedagem, alimentação)
- Atrações mais cheias de turistas
- Dificilmente conseguirá uma foto sem aparecer uma dúzia de pessoas
- Ingresso concorrido (Machu Picchu e Huayna Picchu)
Vá com a roupa certa!
Sempre que pensamos em colocar o pé na estrada, nunca nos imaginamos num lugar chuvoso ou em algum perrengue desgraçado. Bem, pelo menos eu não. Frio até dá para encarar, mas chuva…? Não, não!
É claro que imprevistos acontecem. E devemos estar preparados para eles. Principalmente em regiões afastadas, remotas. E Machu Picchu é mais ou menos assim, porque embora seja um tour que não exige quase nada de preparo físico, não podemos esquecer que é uma região de montanha. Certo? Certo!
Em regiões assim, é importante utilizar roupas leves e eficientes. Ou seja, esqueça moletom e evite calça jeans. O motivo? Conforto e segurança. Procure calças táticas. Aquelas que viram bermudas, sabe? Elas são vendidas em lojas do estilo Decathlon. São leves, ideais para temperaturas amenas, além de serem anti-perregues – secam rápidinho e são perfeitas para andar durante um dia inteiro. E a blusa? Opte por fleece e um anoraque (corta vento e impermeável). E um bom par de botas também vai tornar sua viagem ainda melhor. Pode acreditar!
A melhor época é quando podemos viajar
Depois de verificar minuciosamente os melhores voos, encontrar a hospedagem mais barata em Cusco e saber a melhor época para conhecer Machu Picchu, descobrimos que nossa tão sonhada trip pode não acontecer na época ideal. É normal. Nem toda viagem é só sol. E isso não é motivo para desespero. Eu, por exemplo, fui para Machu Picchu em final de setembro – data limite. Peguei um pouco de tempo nublado, mas também tive a sorte de pegar sol. Então, amigo viajante, caso sua viagem a Machu Picchu não aconteça na melhor época, não se desespere. Uma ótima viagem pode acontecer, mesmo não sendo no período ideal. Na dúvida, leve capa de chuva e seja feliz.
Já sabe como chegar a Machu Picchu?
Chegar até Machu Picchu não é nada complicado, só é um pouquinho trabalhoso. Afinal, são várias baldeações para poder avistar o tão sonhado sítio arquiológico. E mais do que isso, sabemos que lugares fantásticos são difíceis de chegar, não é mesmo? Por isso fiz um post detalhado de como chegar em Machu Picchu. Veja aqui!
As informações te ajudaram a programar sua viagem? Se quiser, deixe seu comentário! 🙂
Antes da sua viagem
Fotos: Acervo próprio e shutterstock.com
Muito bom! Cadastrando na newsletter.
Valeu, Caique. Que bom que gostou. Um abraço!
Ola Rafael queria parabenizar o seu blog vis boas recomendações e dicas.
Somente queria recomendar melhor traxer reais para a sua viagem para não perder trocando de Real para o Dolar e de o dolar para o Sol, em Cusco temos uma casa de cambio chamado Super Cambio, localizado na Av el sol principal rua da nossa cidade.
Esta casa tem a melhor cotação de real para o Sol peruano.
Fica a Dica
Dica dada! Valeu, Juvenal!
Muito interessante saber que há uma época melhor para as visitas, acredito que muitos desconhecem esse fato e acabam desfrutando apenas parte do passeio.
Com certeza, Gustavo. É sempre bom se informar sobre a melhor época para fazer as viagens. Um abraço!
Fiquei fã!
Ótimas postagens. Relatos super informativos! Estou colhendo a informações e viajando junto!
Que bom que gostou, Susi! 🙂
Me programando para setembro,ainda crua de tudo apenas com o desejo enorme de pisar nesse solo sagrado ; )
Tenho certeza que será incrível!
Parabéns! Adorei! O modo como compartilhou as informações, ficou rico e fácil de ler 😊
Muito obrigado felo feedback, Thais. Abração!
Exatamente a melhor época para visitar Machu Picchu é na época de junho, julho, agosto, setembro, outubro, onde as chuvas terminam.
🙂