O Elevado João Goulart, via suspensa que cruza o centro de São Paulo por 3,4 quilômetros, se tornará um parque suspenso
Agora é definitivo: o Minhocão será o mais novo parque da capital paulista. A Prefeitura de São Paulo confirmou nesta semana que irá desativar de maneira definitiva o Elevado Presidente João Goulart. A decisão foi do prefeito Bruno Covas (PSDB) que anunciou também a construção do controverso parque suspenso.
Segundo o prefeito, as obras vão começar já no segundo semestre deste ano. Na etapa inicial do projeto, a construção prevê 900 metros de áreas verdes, deques e equipamentos de lazer, que ocuparão o trecho da praça Roosvelt ao largo do Arouche. Este primeiro passo da construção custará aproximadamente R$ 38 milhões aos cofres públicos e deverá ficar pronto já no ano que vem, em 2020.
Concepção artística / Projeções Lerner Arquitetos Associados / Divulgação
Demolir não era viável
Desde a gestão de Fernando Haddad (PT) que se lê notícias a respeito da necessidade de desativar o Minhocão. A Prefeitura chegou a cogitar a derrubada de todo o Elevado, mas a ideia foi descartada pelo alto custo e também pelos problemas que a demolição causaria na região, como o excesso de entulhos, poeira e interrupção do corredor de ônibus.
Mais uma área verde
Em entrevista a diversos jornais, Covas diz que a decisão é polêmica, mas ressalta a importância de construir mais áreas verdes. “Entendemos, pelo benefício que traz, pelo que hoje é a vontade da população, que é fazer um parque no primeiro trecho dele, da Roosevelt até o largo Santa Cecília. Depois, o outro trecho dele, quem me suceder discute se vai ampliar ou retirar o parque”.
A iniciativa do Prefeito coloca a cidade de São Paulo no hall das grandes capitais que fizeram trabalhos semelhantes. O blog foi visitar Nova York e conheceu um projeto parecido, o famoso High Line Park.
[…] Minhocão vai virar parque […]