Mochileiros, o suor vale a pena! O Monte Roraima é indecifrável, exótico, primitivo, grandioso e totalmente desafiador. O lugar é uma espécie de elo perdido, é uma amostra real de como foi o começo da vida na Terra, podemos dizer que por alí o tempo não passou e nem vai passar. O Monte Roraima é um dos lugares mais antigos do planeta e já era muito antigo ainda na época dos dinossauros. Estima-se que o Tepuí tenha surgido quando ainda estava nas profundezas do mar, há 02 bilhões de anos. Pasmem!
O Monte Roraima está na tríplice fronteira de Venezuela, Guiana Inglesa e Brasil. É um dos pontos mais altos do nosso país, possui 2.875 metros de altitude e sua área é de aproximadamente 40 km². É acessível apenas pela Venezuela, já que os lados de Brasil e Guiana são visualizados com paredões intransponíveis.
O trekkking no Monte Roraima
Planejando o mochilão
Por onde começar? – Os primeiros passos para organizar o mochilão (o tempo de expedição, a passagem aérea, preparo físico, seguro viagem…)
Qual a melhor época? – Os meses ideais para o seu mochilão
De Boa Vista (Roraima) a Santa Elena de Uairén – O caminho até a fronteira, veja como ir, os horários, saiba sobre a polícia…
Câmbio – Onde e como trocar o dinheiro?
Santa Elena de Uairén – Dicas de hospedagem, alimentação e lazer
Qual agência contratar? – É preciso contratar uma agência? Ir sozinho ou acompanhado? Quantos dias para fazer o Trekking?
As atrações – Veja o mapa do trekking
O que levar ao Monte Roraima? – Veja a lista completa (roupas, equipamentos, higiene e alimentação)
Bons modos no Monte Roraima – Veja 8 itens essenciais
Afinal, quanto vou gastar? – Uma estimativa de gastos
Importante! Faça seu seguro de aventura
O seguro de aventura também deve ser adquirido para encarar uma trip no Monte Roraima. É importante que o viajante saiba que o local é isolado e, em caso de emergência, o resgate só poderá ser feito via helicóptero. Cabe dizer também que as agências venezuelanas não oferecem seguro. Contrate seu seguro à parte e vá tranquilo!
Lembrando que, o seguro viagem tem que ser focado em viagem de aventura. E a maioria das seguradoras não cobre viagem esportiva. Fique atento!
Fiz um post sobre o assunto. Veja: Seguro de Aventura – Monte Roraima
O relato do trekking
As impressões do Monte Roraima – A descrição do mochileiro
O Grupo | 1º dia – O início do trekking | 2º dia – Rio Tek ao acampamento Base | 3º dia – Rumo ao Topo
4º dia – Acampamento Quati | 5º dia – Lago Gladys | 6º dia – El Fosso, Acampamento Índio e La Ventana
7º / 8º dia – O retorno
Saiba mais sobre o Monte Roraima
A capital de Roraima
Boa Vista: que capital é essa?
As atrações de Boa Vista – Guia Prático
Curiosidades sobre o Monte Roraima
As primeiras expedições – História e descobrimento
O turismo no Monte Roraima – Uma breve análise e o fluxo de turistas
O Monte Roraima – Saiba mais sobre o mundo perdido
A flora e a fauna – Veja um pouco das plantas e dos animais do Monte Roraima
O trekking no Monte Roraima – Uma visão geral (Trajeto, Topo e Quilometragem)
Galerias de fotos do Monte Roraima
O caminho do trekking – Imagens da trilha e do topo
Roraima em 2 cores – O mundo perdido em preto e branco
Oi, Rafael. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais e Feliz Natal.
Natalie – Boia
Valeu, Boia.
Um abraço!
Olá Rafael,
Tudo bem? Sou professor, resido em Brasília e me chamo Fábio. Estou interessado em ir ao Monte Roraima. Estarei em Belém para um evento de família no dia 15 de fevereiro e estou pretendendo seguir sozinho e ir ao Monte Roraima em uma expedição feita pela Backpackers marcada para o dia 21/02. Devo chegar em Santa Elena dia 19 (saio de Belém dia 18 de noite e chego em Boa Vista de madrugada e de lá já sigo para Santa Elena pela manhã). Eu já entrei em contato com a Backpackers, vi a agenda deles, os preços, o período da expedição e me sinto contemplado com o que oferecem.Venho conseguindo muita informação neste seu blog e estou praticamente “batendo o martelo” sobre a passagem, trekking (estou querendo fazer a reserva agora pra não correr o risco de chegar lá e ficar correndo atrás de alguma excursão/empresa de turismo). Você teria algo a me alertar, sugerir? Eu gostaria de saber sobre a volta, que horas mais ou menos a expedição retorna a Santa Elena? É possível chegar no mesmo dia em Boa Vista?
Pode me confirmar se é desnecessário passaporte, apenas identidade? E sobre o dinheiro, onde posso fazer a troca do real?
Desde já agradecendo a atenção,
Fábio
Olá Fábio, Tudo bem?
Primeiramente te digo uma coisa: vá mesmo ao Monte Roraima, vc não vai se arrepender. O que tenho pra te dizer é que fique atento ao horário na fronteira, já que após às 18h ninguém mais consegue passar. (correndo o risco de ter que dormir em Pacaraima).
Sobre a volta, você umas deverá chegar na Aldeia Taurepang aproximadamente 13h. De lá à Santa Elena são aproximadamente 2h. Portanto, contando muito você deverá chegar as 16h. Nesse horário é possível pegar taxi coletivo para Boa Vista. Sem problemas.
E sobre trocar o dinheiro, veja neste link: http://www.seumochilao.com.br/cambio-santa-elena-uairen/
Espero que isso te ajude. Um abraço
Valeu Rafael! Muito obrigado!
Abraço,
Fábio
Boa noite, no site da empresa Roraima adventure, existem 3 opções de passeios: 3 Nações, Mistico Catedral e Magico Makinaima. Qual a diferença, ou são todos iguais?
OlÁ Elson, tudo bem?! Vou te passar o contato do diretor do Roraima Adventures, acho que dessa maneira é mais fácil de esclarecer suas dúvidas, informe que viu aqui pelo blog, que ele irá te dar toda a atenção, ele se chama Magno, segue e-mail: magno@roraima-brasil.com.br
Abs
Boa noite Rafael, pacote fechado para conhecer o Monte Roraima, embarco na sexta em Guarulhos, vou efetuar o roteiro que eles denominam Makunaima, serão 5 dias no topo, me ajudou as dicas que voce posta. abraços. Poloni.
Fico feliz em ter ajudado, Elson. Um abraço e ótima viagem. Abs
Rafa, não tinha visto esse vídeo ainda… Bem legal. Me atiçou mais ainda a vontade de ir pra lá. E a trilha é meio hipnótica e sedutora haahahaha
Show!
Valeu Rafa, foi meu primeiro vídeo. Está amador, mas uma hora consigo. kkk
[…] posso deixar de falar do caminho mais exótico da América do Sul, o trekking para o Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira de Brasil, Venezuela e Guiana, em meio à Amazônia e tribos […]
Rafael, parabéns pelo blog e principalmente por esta matéria. Ficou muito bom o seu guia! Se tudo der certo nas minhas próximas férias estarei no monte 🙂
Olá Syelyn, como vai?! Espero que você consiga realizar essa viagem, tenho certeza que será uma experiência incrível na sua vida. Um abraço!
[…] Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice […]
Rafael, posso dizer que este vídeo me deixou emocionada demais!
As imagens associada ao som desta linda música mexeu na minha alma mochileira.
Tem pessoas que me perguntam como posso trocar shopping por trilhas e “indiadas”, mas é que elas ainda não conseguiram ser tocadas pela mãe terra… Hehehehe.
Estas imagens me trazem uma conexão com alguma coisa que não sei explicar.
O Tepui, me chama, já faz tempo……e eu estou conseguindo ouvi-lo.
A ultima “indiada” que fiz foi subir os picos de itaguaré e marinzinho, mas minha mochila já quer sair do armário !
Abs
Juju
Que legal Juju, tenho certeza que suas expedições também são incríveis. Obrigado mais uma vez pela visita. Abs
Ahhh…. Como funciona o carregamento de bateria da máquina fotográfica no Roraima?
Abs
Juju
Olá! Não há como carregar, tem que levar bateria extra ou máquina à pilhas.
Olá Rafael! Cara realmente a sua publicação atiça a vontade de subir o Monte Roraima. Já tinha visto muitos documentários sobre esse lugar fantástico. Tenho bastante interesse em Fevereiro de 2015. Tens alguma agência para recomendar, que possa entrar em contato para verificar valores e tudo mais? Abraços.
Roger, essa informação consta na publicação. No post-índice do Monte Roraima está tudo em tópico. Abs
Olá. Estou procurando pessoas que queiram fazer o mochilão entre o dia 5 e 14 de Setembro. Por enquanto vou eu e uma amiga.
Eu estou me preparando para subir em inicio de Setembro ,até o momento estou indo só.Moro em Manaus e ate tempo programo com turma mas não deu certo, desta vez estou indo só.Peguei várias dicas com quem já foi e me preparando fisicamente vejo que é tranquilo.
Oi Raphaela, eu antes de conhecer este blog, entrei em contato com a agência Backpackers tours da venezuela, indicada por um amigo e também recomendada por aqui. O David da agência respondeu meu e-mail dizendo que o pacote custa R$ 690,00 – 06 dias, saídas 13 e 14 de setembro. Não está incluso no preço saco de dormir e isolante. recomendável chegar em santa elena um dia antes.
Não sei se saídas dia 13 ou 14 de setembro te atende. Eu tenho livre do dia 01/09 a 21/09.
Não sei se vc já fechou algo..aguardo seu contato, pode me adicionar no face https://www.facebook.com/george.movschowitz.
Não tenho dinheiro para ir neste paraíso, um lugar encantador,mas se um dia puder vai ser meu primeiro passeio.O vídeo é simplesmente maravilhoso! viajei nele. Abraços
Se planeje para ir Nice, tenho certeza que irá gostar muito. Abs
Olá. Qual o nome da música do vídeo, por favor?
Fim do ano tô no topo da montanha 🙂
Olá Tatiane, tudo bem? A música é na realidade um mantra chamado Baba Hanuman – Krishna Das. Espero que localize e que sua viagem seja incrível. Um abraço
Boa noite, Rafael,
Um amigo e eu chegaremos em Santa Elena no dia 22. Pretendemos realizar o passeio sem um operador de turismo. Minha pergunta: o Parque cobra uma taxa para o passeio ida e volta do cume da montanha? Atn Mark
Mark, não é possível fazer o passeio sem guia. Nesse post comentei sobre isso. Dá uma lida!!! Abs
Rafael;
Preciso de uma ajuda, estou fazendo seu mesmo roteiro de viajem ao Monte Roraima, mas ja tentei contatar inúmeras vezes por email a agência BackPackers, e nunca obtive resposta, apenas uma vez e a moça falou que estava de férias e era pra eu tentar em outro email, achei um absurdo !!!. Mas ainda sim quero tentar eles, pois foi o melhor preço que achei. Queria saber como foi seu contato com eles, se foi difcil…
E outra questão, se eu viajar para Santa Helena e procurar essa agencia na hora pra fazer o trekkin em duas pessoas, tu acha que é possivel nesse momento eles nos encaixarem em algum grupo formado perto da data em que estamos la, um ou dois dias depois? tu acha muito arriscado ou não teria problema esse método?
Obrigado, Abraços
Olá Pedro, meu contato com a agência Backpackers foi somente presencial. Sobre as outras questões, nesse post eu explico exatamente isso: http://www.seumochilao.com.br/quantos-dias-monte-roraima-e-qual-agencia-contratar/ Abs
A entendi !!! e não teve nem um problema em conseguir organizar com eles a excurção logo que chegaram então?
Outra dúvida, tu foi com um grupo feito, eu irei sozinho ou com um amigo, tu acha possível se eu fazer como você, conseguir fazer a excurção de pontro, ou corro o risco de não conseguir um grupo e prosseguir ?
Muito Obrigado pela atenção !
Pedro, não tive dificuldade. Como eu disse no post, sempre partem grupos para o Monte Roraima, diariamente. Se você não conseguir se encaixar na Backpacker, com certeza vai conseguir em alguma outra. Mas sim, existe um risco de vocês terem que esperar alguns dias para conseguir. Sobre a hospedagem, alimentação e etc: http://www.seumochilao.com.br/santa-elena-de-uairen/
Acredito que todas suas dúvidas serão respondidas se ler o post completo: http://www.seumochilao.com.br/monte-roraima/
Um abraço!
Pretendo fazer a trilha ao Monte Roraima em janeiro de 2015 a partir do dia 15, quero formar um grupo, ou entra em algum, tamos ai!! abraço.
Taner!
Eu e meu namorado estamos indo em Janeiro/15 para lá! Passagens já compradas, mais nada além disso organizado. Tem interesse em já irmos com um grupo formado?
Abs!
Ola! Nos tambem vamos a estar la em janeiro mas a partir do dia 7-8 de Janeiro. Vai dar pra vc? somos 2 pessoas.
Abc
catarina
[…] destino estratégico dos aventureiros que querem conhecer o Monte Roraima é um lugar ímpar, com natureza privilegiada, cultura aguçada e boa infraestrutura. A cidade de […]
[…] Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice […]
Amei tudo do blog
Paixão
Qual é a música do video?
Antes de morrer irei visitar esse lugar!
Olá, Lea. A música é um mantra, Baba Hanuman, por Krishna Das. Abs
Boa tarde rafael.
Curti demais esse seu depoimento e dicas sobre essa trip. estarei me mudando pra fortaleza em março e to afim de fazer essa viajem.
obrigado por disponibilizar esse conteudo e essa experiencia.
abraço
Valeu, Valzi! Espero que consiga ir. Um abraço!!!
[…] Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice […]
[…] Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice […]
[…] Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice […]
[…] Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice […]
[…] Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice […]
[…] Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice […]
[…] Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice […]
[…] Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice […]
Bom Dia Rafael, goste muito de sua blog. Triste de saber o que acontecio com voce e la policia de mi pais, sao tam corruptos e verdade.
Estive Morando en Vila Velha, Espiritu Santo el ano pasado, agora estou aqui en Puerto Ordaz, 10 horas de Santa Elena aproximadamente. Estamo aqui a sua disposicao quando deseje conhecer esta parte de la Guayana.
Olá, Xotchil. Muito obrigado pelo convite. Isso me interessa sim. O que tem de bom pra conhecer na região? Um grande abraço!!!
[…] Saiba mais sobre o Monte Roraima. Veja o índice […]
Olá pessoal, tenho interesse em participar de um grupo que seja formado na segunda quinzena de fevereiro de 2015. Abraço fico a disposição
[…] Veja o Guia Completo do Monte Roraima. […]
Ei Rafael,
Estou indo para o Monte Roraima e Santo Angel no período de 11 a 28 de fevereiro. Estou com algumas dúvidas que talvez vc possa me ajudar.
Qual o valor do câmbio? Alguns sites falam de R$1,00 para 7 Bls outros R$ para 17 Bls.
Onde troco meu dinheiro? Pacaraima? Santa Elena? Ciudad Bolivar?
Se fizer a reserva pelo Brasil, o pacote fica bem mais caro, saem excursões para o M Roraima todos os dias?
Aguardo,
Abraço Zelda
Olá, Zelda. Me desculpe, mas todas essas informações consta nesse guia online. Peço a gentileza que leia todo o conteúdo. Abs
Obrigada pelas informações, adorei o blog, estou planejando essa aventura com uma amiga e ajudou muito saber de alguém que já viveu. Muito obrigada Rafael! :*
Obrigado por deixar seu comentário, Catarine. Fico realmente contente em ter ajudado. Um abraço e um beijo.
Bom dia Rafael, ou seu Blog realmente passa todas as informações, estou preparado para embarcar no dia 29 março e retorno 19 abril. A dúvida é a seguinte posso fazer a trilha no começo do mês que será a Páscoa, outra opção depois da Páscoa a pergunta é, a quantidade de gente e o preço que irar ser praticado no feriado vale a pena?ou você acha melhor eu deixar para ir depois da semana santa?
Olá, Adeilton. Essas informações você vai conseguir somente com as agências, e sei qual é o calendário deles. Sobre o preço, não sei te dizer também. Nesse post coloco o quanto gastei, que serve apenas de base para você se nortear. Abs
Oi Rafael, sua dicas são incríveis. Estou chegando em Boa Vista dia 10 de junho agora e todas elas foram muito importantes para eu programar a viagem pro Monte. Muito obrigada!!
Olá, Luciana. Obrigado pelo feed-back. É isso que me faz continuar com o blog. Valeu pela visita e um grande abraço.
Apenas uma correção : O monte Roraima não é o ponto mais alto do Brasil e sim o pico da neblina.
Apenas confirme sua leitura: “É um dos pontos mais altos do nosso país…” Em nenhum momento eu digo que é o ponto mais alto do Brasil. Certamente é o pico da Neblina, com seus 2994 metros.
Com certeza, desculpe amigo e parabens pelos comentários. Conheço Santa Helena, mas não o Monte roraima. Estive por lá em viagem de carro de Manaus a Margarita em janeiro de 2007. Dormimos em Pacaraimo a noite faz frio e não foi preciso ligar o ar condicionado. A viagem pela Gran Sabana e visual com altas cachoeiras. Como alguem citou é preciso ir de comboio, há perigo de assalto para quem for só. Um amigo foi assaltado e levaram tudo, só não levaram o carro porque estava falhando. Foi aterrorizante. Se for contar detalhes não termino. Espero que tenha ajudado. Abraços.
Imagino que sim, o polícia Bolivariana não é mesmo confiável. Um abraço
Hey, Rafael!
Sensacional o seu relato! Sem duvidas o melhor que já li até hoje. Gostaria de dar uma sugestão para que você incluísse as postagens do Monte Roraima dentro da categoria “Roraima” no seu blog. Eu já passei por aqui anteriormente procurando informações sobre esse trekking, mas como eu nunca procurei na categoria “Venezuela” acabei tendo que procurar em outros blogs. Eu sei que foi burrice minha, mas como o seu relato é maravilhoso não gostaria que outra pessoa cometesse o mesmo erro e perdesse todas essas informações haha.
Abraços!
Priscilla, muuuuuuito obrigado pela observação. Isso será corrigido. Valeu, mesmo!!!! um beijo 🙂
Boa noite Rafael
Muito bom o seu relato, estamos fazendo uma expedição pela América do Sul de carro e suas informações foram importantes.
Obrigado
Marcos
Fico feliz que tenha ajudado. Boa viagem para vcs! Um abraço!
[…] similares: Monte Roraima, por Rafael Kosoniscs do Blog Seu Mochilão – inspiração desta […]
Gostaria muito de ir ao Monte em outubro, e gostaria de utilizar os serviços das agencias da Venezuela pois são mais em conta. Alguém disposto a fazer companhia? Aguardo ansiosa rsrsrsrsrs
Alguém quer ir com a Tâmara? 🙂
Tâmara, ainda animada? eu tenho que ir em outubro pra santa elena, quem sabe eu não embarco nessa?
Grande Rafael,
quanto ao item 06 vc de fato pagou à alguma agência ou é apenas estimativa?
Pois as mais baratas que achei são de R$ 1.600,00 a 1.800,00. Com esse preço, R$ 650,00, é um paraíso, assim como a montanha…rs
Quanto à ir com a Tâmara, se ela puder esperar, pretendo ir ano que vem, mas ainda sem uma data definida, quando eu tirar férias.
Olá, Ricardo.
Não é estimativa. Eu usei o serviço. A viagem aconteceu em 2013, ou seja, em dois anos muita coisa pode mudar. O país venezuelano entrou em crise, o Dólar aumentou e o Real desvalorizou. Como mencionei no post, o preço oscila muito, uma coisa é comprar pela internet, outra é deixar para negociar pessoalmente. Desejo sorte, Abs!!!
Bom dia Rafa! tudo bem?
Cara to indo na cara e na coragem para o monte Roraima.Minha férias são em Dezembro,já comprei a passagem para o dia 9.mandei uma mensagem para o guia Leopoldo que você sugeriu,estou aguardando uma resposta.Agora minha maior duvida e preocupação é que estive pesquisando as agencias de Santa Elena que vc sugeriu,e notei em duas delas que nos meses anteriores a Dezembro a grupos saindo a cada 5 dias aproximadamente,só que a partir de Dezembro isto muda,só a grupos saindo depois do dia 20 .Porque será isto? me ajuda ai!
Araço!
Walter
Olá, Walter. Tudo bem e por aí? Bom, não tenho como te ajudar em muita coisa, se as agência vão operar ou não, não tenho como interferir. Desejo sorte! Um abraço.
Bom dia Rafa! td bem?
Minha duvida era só,se de repente durante a primeira quinzena de Dezembro a subida ao Monte era interrompida.
Li que vc esta fazendo um curso para Guia Turísticos,tem algumas trilhas que ainda não fiz,como Serra dos órgãos, Marins Itaguaré,caso vc va ao que vem para estes lugares ou pa outros me da um toque.
Abraço!
Entendi, Walter. Não tenho como saber sobre as datas, é algo tratado diretamente com a agência.
Te avisarei sobre as trips :). Um abraço!
Olá Rafael, estou organizando meu trekking ao Monte Roraima e escrevo aqui apenas para parabenizá-lo pela clareza, concisão, objetividade e abrangência do relato, ou melhor um verdadeiro guia, que você postou. Não tenho nenhuma pergunta a fazer pois todas ao meu ver estão respondidas em algum dos posts. Você também é muito prestativo e cordial ao responder aos internautas.
Olá, Valquiria. Muito obrigado por enviar este feedback. Fico feliz que tenha gostado do conteúdo e suprido suas dúvidas. A gentileza foi toda sua, muito obrigado. Um abraço! 🙂
Boa noite, Rafa. Fazer um trekking é apaixonante, entrou em minha veia, viciei… ( rsrsr ) Fiz o meu aos 38 anos primeiro agora em 18/10/2015 para o Vale do Pati e de lá graças ao Rawlinson um boa vistense que já fez o Monte Roraima e devido a seus relatos passado através do brilho no olhar cogitei a ideia de ir em 2017. Mas hoje vendo o seu blog/ site Meu Deus … é bem o que você diz. ” o monte Roraima te Chama “… Aíiii totalmente arrepiada com seu video. Bom … vou me antecipar e vou em outubro/2016. Agradeço muito por todo material e informações e é claro em compartilhar o video. Galera que quiser ir em Outubro/216, booooraa.
Abraços
Eva Barauna
[…] Monte Roraima entrou no meu campo de sonhos, então um dia vou! E em janeiro começa a temporada seca, facilitando a caminhada pelas trilhas até chegar ao topo do monte, a 2.875 metros de altura. Quem traz dicas é o Rafael do blog Seu Mochilão. […]
[…] http://www.seumochilao.com.br/monte-roraima/ Duração: 8 dias a pé Distância: 86 km Dificuldade: Difícil, nível 7 […]
Olá amigo,a minha dúvida e se da pra ir sozinho ao monte,no caso ,com fazer pra se encaixar em grupo de pessoas para poder também pagar um preço mais em conta
Estou me programando de ir ,gosto muito de aventura e acho que essa vai entra pra história
Se puder me dar mais dicas eu agradeço
Muito obrigado até a proxima
Gabriel, dá uma lida no guia. As respostas de suas perguntas estão lá. Abraço!
Oi Rafael. Acabei de assistir a um documentário sobre o marechal Cândido Rondon, uma figura extraordinária, responsável por desbravar e apresentar esta região aos brasileiros e ao mundo. A curiosidade que fiquei sobre esta região foi o que me trouxe aqui. Gostaria não só de parabenizá -lo como manifestar minha satisfação em ver como existem pessoas como você e o próprio Rondon, dedicadas a compartilhar experiências e informações com total desapego, responsabilidade e tamanha generosidade. Saudações do Rio de Janeiro.
Olá, Felipe. Marechal Rondon foi uma figura extraordinária mesmo. Ele mapeou nosso país e andou por todos os cantos. Obrigado pela visita e comentário. Um abraço!!
Ótimo texto, valeu por compartilhar, agora uma dúvida, estava lendo sobre o kukenan diz que é mais perigoso devido a fendas que existem nas rochas. O Roraima também possui essas fendas no seu topo??
Olá, Thiago. Não há fendas no topo do Roraima. Um abraço!
Olá Rafael!
Você disse que separou as coisas que ficariam no hotel das coisas que levaria consigo no trekking.
A pergunta: Onde deixou as coisas que não seriam necessárias?
Forte abraço!
Olá, Juliano. Deixei na própria agência que contratei. Eles têm uma salinha lá. Abs
Rafael meu nome é Bernardo e estou planejando ir ao monte Roraima, pois gostei muito do seu Post, mas gostaria de saber se posso levar minha faça tática de sobrevivência ?
Olá, Bernardo. Difícil te dar essa informação. Não sei como seria se a polícia venezuelana te pegasse entrando com uma arma branca. Então, acho melhor você deixá-la em casa. E outra, uma faca tática não tem necessidade no Monte Roraima. Abs!
[…] Monte Roraima: guia para mochileiros […]
[…] Monte Roraima – Guia para mochileiros […]
Excelente! Ir ao Monte Roraima é uma experiência transformadora! Foi um dos locais mais impressionantes que eu já conheci! Confira meu relato e algumas fotos https://marcozero.blog.br/conheca-monte-roraima-o-elo-perdido-do-planeta-terra/
[…] trilhas até chegar ao topo do monte, a 2.875 metros de altura. Quem traz dicas é o Rafael do blog Seu Mochilão. Feriados NacionaisComeçamos bem: dia 1 cai na sexta, mas imagino que você já tenha […]