O Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, faz parte do sonho de muitos caminhantes. O destino é frequentado por milhares de pessoas anualmente, sendo considerada a principal rota de peregrinação do mundo.
Engana-se quem pensa que o Caminho de Compostela é único. Longe disso. Há diversas maneiras de fazer o famoso trekking. E, pensando nisso, Daniel Agrela produziu um genuíno guia de viagem focado no lendário trajeto, chamado de O Guia do Viajante do Caminho de Santiago.
O livro é destinado a quem pretende fazer o caminho Caminho de Compostela, uma vez que a obra é em formato de guia. Não é um livro de relatos, tampouco uma obra de ficção. É um guia, de fato. Nele é possível descobrir todas as rotas de Santiago: os caminhos tradicionais e os não tão conhecidos, como por exemplo o caminho português, pouco frequentado.
Mais do que um livro de passo a passo, O Guia do Viajante do Caminho de Santiago apresenta diversas outras dicas para o viajante peregrino e, às vezes, percorre algumas trilhas da subjetividade, o que faz do guia uma leitura gostosa, mística em alguns pontos, mas essencialmente informativa.
Ainda que o guia apresente diversas possibilidades de trajetos para o Caminho de Santiago de Compostela, o autor foca o livro no trajeto clássico, cujo início acontece em Saint Jean Pied Port, na França, próximo da divisa com a Espanha. E cada dia do caminho (no total de 31) é transformado em capítulo, o que torna o livro ainda mais didático, cujas páginas informam as distâncias exatas, pontos de parada, os vilarejos, mapas, lista de albergues…
Portanto, o guia é essencial para quem planeja percorrer o lendário caminho, além disso, a obra possui excelentes imagens e contém dicas preciosas para o futuro peregrino do Caminho de Santiago.
Leia mais resenhas de livros.
O guia do viajante do Caminho de Santiago
Estilo: Guia de viagem
Autor: Daniel Agrela | Fotos: Memo Vásquez
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 176
Editora: Generale
Adicionar comentário