Paraná

Parque das Aves: um passeio imprescindível em Foz do Iguaçu

Sabe aqueles animais selvagens que não possuem mais condições de continuar na natureza? Pois bem, o Parque das Aves surgiu para tomar conta de algumas dessas espécies – mais precisamente das aves – que são encontradas em diversas situações, seja pelo tráfico, maus tratos ou até mesmo pela posse ilegal. “Cerca de 50% de nossas aves são provenientes de apreensões realizadas pela Polícia Ambiental, Polícia Federal e pelo IBAMA. Estes animais são resgatados de ambientes hostis; outros vêm de Centros de Reabilitação e de Triagem de Animais Silvestres. Também recebemos aves debilitadas que sofreram acidentes e filhotes que foram entregues aos órgãos ambientais após caírem de seus ninhos”, informa o Parque das Aves, que foi inaugurado em 1994.

 

Os pontos turísticos batidos nem sempre reservam o clichê. E o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, é uma prova disso. É, sem dúvida, um passeio que merece ser apreciado pelo viajante.

 

Confesso que o turismo com animais não figura o topo da minha lista de preferências, mas o Parque das Aves parece ser bastante correto e também aparenta ir na contramão da maioria das atrações que utilizam bichos. Eles não retiram os animais da natureza e ainda assim se esforçam para reinserir em seus habitats o maior número dessas espécies resgatadas. Conheça os projetos do Parque das Aves. Leia aqui!

Com cerca de 1020 aves, abrangendo aproximadamente 150 espécies no Brasil e mundo afora, o Parque das Aves proporciona uma experiência interessante imerso em 16,5 hectares de Mata Atlântica. O contato próximo com as aves é o que mais chama a atenção. A cada ambiente percorrido, o visitante tem a chance de ver de perto diversas aves incríveis, algumas dignas de serem vistas somente em revistas. É um passeio que deve constar no roteiro turístico de Foz do Iguaçu.

 

O passeio pelo Parque das Aves

O espaço se localiza à frente das Cataratas. Mas engana-se quem pensa que o Parque das Aves é o coadjuvante da história. Pra mim, o tour entre as aves é muito mais interessante do que o passeio pelas Cataratas do Iguaçu.

Se tudo isso soa um pouco de exagero, provavelmente o viajante se surpreenderá no local, assim como eu me surpreendi. E olha que o passeio é relativamente curto, tem duração média de 1 a 2 horas de caminhada num ambiente de mata nativa, com trilhas de acesso aos viveiros. Alguns trechos são de observação, enquanto em outros o visitante pode entrar e ver os bichos de perto. Durante a caminhada, além das aves, ainda existem espaços de repteis e borboletas, finalizando com uma lanchonete e loja de lembranças.

 

Preços e horários

Brasileiros e estrangeiros pagam R$ 30 por pessoa.

Funciona de segunda a domingo das 8h30 às 17h

 

O Parque das Aves

Endereço: Av. das Cataratas, BR-469, Km 17.1 – Foz do Iguaçu/PRTel: 45 3529-8282

Parque das Aves - Foz do Iguaçu

 

Leia também:

O blog 360meridianos tem um post muito interessante que aborda tours com animais. Na verdade, é uma reflexão sobre ética, turismo e bichos. Vale a pena ler, veja aqui! E o blog Chicken or Pasta? também aborda o assunto de maneira bem bacana, confira o post!

Rafael Kosoniscs

Sou jornalista e publicitário, tenho 36 anos e viajo de mochila nas costas há 12 invernos. Tenho a mochilagem e o montanhismo como paixões. Vou publicar meu primeiro livro este ano – e você já está convidado(a) para o lançamento. Fique de olhos nas redes para não perder, ok? Siga: @seumochilao | @rafaelkosoniscs

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Muito bom seu artigo Rafael, bem detalhista. O passeio do Parque das Aves parece ser incrível, um prato cheio para quem gosta de animais e contato com a natureza. Outro blog que achei informações bem importantes sobre o atrativo é esse aqui, escrito por locais: https://localplanet.com.br/parque-das-aves/

Planejamento

Inscreva-se!

Guia credenciado