Para conhecer com calma todas as incríveis atrações do Parque da Serra da Canastra, acredito que sejam necessários pelo menos 4 dias de visita. Infelizmente nessa visita pude dedicar apenas 1 dia, pois aproveitei uma viagem para Piumhi-MG para dar uma esticada até lá.
Pelo mau tempo preferi não fazer as trilhas em meio às matas, então resolvi fazer a subida de São Roque de Minas até a Nascente do Rio São Francisco.
Comecei a subida por São Roque de Minas, Portaria 1 do parque. Tecnicamente não há dificuldades, pois a subida é feita pela mesma estrada pela qual sobem os jeeps que levam outros turistas.
A caminhada começa por uma estrada de terra, que em alguns trechos se torna estrada de pedra, que leva à portaria 1. No primeiro trecho são 6km de forte subida até a entrada do Parque. Pela estrada quase não se encontra uma sombra para caminhar, portanto é sempre bom dar uma parada para hidratar sob as árvores.
Durante a subida a sensação de “desperdício” é constante. Notei várias e várias trilhas adjacentes que levavam a cachoeiras e picos, mas como não tinha tempo, continuei firme a subida de quase 2h até a Portaria 1 (incluindo pausas para hidratar, tirar fotos e contemplar a incrível vista do lugar).
Após passar pela portaria a estrada passa a ficar menos íngreme, com raros trechos de subida forte, e então são mais 6km até atingir a nascente do Rio São Francisco. Partindo da Portaria 1 não tem erro: é só seguir reto pela estrada principal.
No dia em que fiz o hiking ainda dava para notar ao redor da nascente o campo queimado por um incêndio recente, que havia acontecido semanas antes. É realmente lamentável ver que na nascente de um dos principais rios do sudeste não fica absolutamente NENHUM funcionário do Parque fiscalizando os visitantes (que são muitos).
A nascente em si não é muito impressionante, pois a água brota do piso e não visualizamos sua saída da terra. Mas o entorno reserva uma sensação especial por poder ver um grande campo aberto, sem vegetação alta, facilitando a observação dos picos e rochas.
Pelo caminho até a nascente você não chega a pegar trechos em mata fechada, portanto só com muita sorte é possível encontrar tamanduás, lobos guará, etc. O mais comum é ver lagartos de 60cm de comprimento e algumas cobras pequenas.
O Parque da Serra da Canastra oferece uma infinidade de opções de trilhas e passeios. Pela estrada de São Roque até a Portaria 1 dificilmente alguém conseguiria subir em um carro de passeio comum. Existem trechos de pedra realmente muito difíceis de vencer.
O que levar:
Mochila de ataque;
Roupa para Hiking;
Bota ou tênis com anti-torção;
1L de água;
Repelente;
Protetor solar;
Alimentação para meio dia;
Saco de lixo;
Câmera.
Duração do hiking: 6 a 7h (24km, 12 de ida + 12 de volta);
Como chegar:
O ideal é chegar pela Portaria 1, em São Roque de Minas. A cidade é minúscula e é bem fácil se informar por lá.
Para quem vem de São Paulo ou interior paulista, o ideal é ir para Piumhi de onde saem ônibus diários para São Roque de Minas às 6h e às 15h pela companhia Transimão. O valor gira em torno de R$ 20,00.
É bom lembrar que as pousadas oferecem o passeio guiado em veículos 4×4, mas se essa não é sua intenção, só se sobe a serra a pé ou em seu próprio carro. Não existe opção por transporte público, e os taxis dificilmente vão topar a subida Off-Road.
Observação:
Infelizmente esta região do parque não oferece lanchonetes ou restaurantes, ficando por sua conta a alimentação. Na portaria permitem que você reabasteça seu cantil e utilize o banheiro.
Horários: Entrada permitida de 8 às 16h (em horário de verão até às 17h).
Horário máximo de saída: 18h (em horário de verão até às 19h).
Convidado:
Rafael Ferreira – Belo Horizonte – MG
E-mail: rafaelparmalat288@gmail.com
Já escreveu também:
Isla del Sol – Titicaca
Downhill na Estrada da Morte, em La Paz
Legal! Não sou tão atlética e acho que não conseguiria hehehehe Tenho parentes que moram na região então já estive por lá diversas vezes, mas sempre subo a Serra da Canastra de carro mesmo! Aqui tem várias dicas da região, que é linda: http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Serra%20da%20Canastra!
Ahhh tem que fazer a pé, poxa! haha…
Olá Rafael,
Vc ta sabendo de uma travessia na Serra da Canastra? Vou lá no feriado de novembro e tenho dificuldades em achar mapas com as trilhas que dá para fazer.
Muito obrigada
Olá, Marion, desculpe, mas não possui essa informação. Um abraço!
A Serra da Canastra é linda. A comida da região é ainda melhor. Sempre que posso eu faço um passeio por lá pra recarregar as energias.