Quem é que nunca ouviu falar na famosa Pedreira do Dib? É um lugar amado por muitos, mas odiados por outros tantos. Escaladores “top de linha” torcem o nariz para o local. O motivo? Pelo fato do Dib ser frequentado por diversos tipos de pessoas: rapeleiros, escaladores iniciantes e praticantes de outros esportes, como slackline.
A Pedreira do Dib fica na Serra da Cantareira, a maior floresta urbana do mundo, sendo uma boa pedida para um fim de semana tedioso. A dica, então, é pro Dib. O local é destino certo para quem procura esportes de aventura em São Paulo. É possível praticar diversas atividades, desde rapel, bungee-jump, escalada, slackline e diversos outros. O lugar está localizado em Mairiporã, próximo à Rod. Fernão Dias e fica a 1.140 metros de altitude. Nada difícil de chegar.
O Dib, como é normalmente chamado, não é essencialmente um presente da natureza, já que por ali funcionava uma pedreira – desativada há mais de 30 anos. Atualmente, o local é uma das melhores alternativas dos aventureiros de Sampa, que não abrem mão de praticar esportes radicais. A pedreira impressiona logo de cara, e as altas paredes instigam a imaginação de qualquer pessoa. O lugar parece um caldeirão e recebe visitas todos os dias, mas o maior movimento acontece nos fins de semana. Podemos dizer que ali é o point da escalada e do rapel. Tem que ir pra ver.
O Dib já foi alvo de diversas campanhas publicitárias, mas o seu melhor aproveitamento é, sem dúvida, para a prática de esporte, isto porque a pedreira tem mais de 55 vias de escalada, indicadas para os mais variados níveis de experiência: desde o iniciante até o mais engajado na atividade. Fora isso, a pedreira oferece paredões de 108, 70 e 40 metros, ideais para o rapel (pra quem gosta). Embora seja o paredão mais alto de São Paulo, não é necessário ter experiência para poder encarar o desafio, mas é necessário ir com pessoas experientes ou profissionais habilitados. Ainda assim, não é raro encontrar alguém oferecendo o serviço no local, mas opte pelo agendamento prévio com alguma empresa especializada.
Ah, e pra quem quer dar os primeiros passos na escalada, a Casa de Pedra. ginásio indoor, pode ajudar no processo de iniciação.
Como chegar na Pedreira do Dib?
De São Paulo – seguir até o km 79 da Rodovia Fernão Dias e pegar o viaduto que cruza por cima da Fernão Dias e seguir pela Av. Coronel Sezefredo Fagundes, sentido Mairiporã, até o alto da Serra na entrada para a Pedreira.
De Mairiporã – seguir pela Rodovia Fernão Dias, sentido São Paulo e subir o túnel da Mata Fria, virar à direita na Estrada Velha de Bragança, depois subir até o alto da serra e pegar a estrada para a Pedreira do Dib.
Qual seria a agência que vc utilizou?
Gostei muito do post e gostaria de ir até a pedreira do DIB…
Olá Fabianna, tudo bem?
É a agência de uma amiga, a empresa ainda está em processo de estruturação. Se tiver FB, adicione no Grupo: https://www.facebook.com/groups/250978055017024/
Por lá é organizado algumas aventuras, incluindo o Dib.
Um abraço
Rafael bom dia!!! Tudo bem?
Meu nome é Camila e eu vi que vc foi na pedreira do Dib, queria saber mais sobre o local e ver se vc sabe o valor do Bungee jumping….eu e minhas amigas queremos conhecer 🙂 Se puder me ajudar, agradeço.
Abraços,
Olá, Camila. Não sei te dizer o preço, mas nunca vi Bungee lá no Dib, deve ser algo bem raro de montarem. Abs
Olá,gostaria de saber se é permitido nadar lá e se não tem nenhum problema
Luca, permitido é. Basta ter coragem para entra naquela água suja. rs
Gostaria de saber, ainda fazem grupos para acampar lá?
Olá, Patrícia. Não é recomendado acampar no Dib. É um local meio perigoso à noite, ou seja, não é o melhor lugar para praticar campismo. Abraços!