A viagem à Chapada dos Veadeiros incluía explorar muitos locais, e a maioria deles fora do Parque Nacional. Mas não contava em conhecer o Poço Encantado, um lugar que acabou sendo uma das maiores surpresas da trip, que surgiu através de um convite amigo. Para chegar a este reduto natural — uma verdadeira cachupraia — você tem que pegar a estrada por aproximadamente 53 km a partir de Alto Paraíso de Goiás, sentido Cavalcante.
Não é muito comum agências locais organizarem este passeio, mas não me pergunte o por quê. Talvez seja um destino comercialmente inviável, porém achei o lugar tão bonito e interessante quanto a famosa Cachoeira Santa Bárbara, que é um dos cartões-postais da Chapada dos Veadeiros.

O Poço Encantado, como o próprio nome sugere, é um enorme poço e fica na base de uma cachoeira de largas dimensões — exceto em época de seca, como na foto. A trilha é fácil e qualquer pessoa pode fazê-la, dá até pra levar a sua vovó. Ou seja, é um passeio para todas as idades e perfeito para quem não quer pegar longas trilhas e ainda assim curtir uma belíssima cachoeira na Chapada dos Veadeiros.
A cachoeira possui uma pequena praia, sendo ambiente perfeito para passar boas horas ou até mesmo o dia todo. É realmente uma mistura de praia e cachoeira. É muito linda. E o lugar possui excelente estrutura, com restaurante, banheiros e duchas. E, para economizar um bom trocado, aconselho o viajante levar o próprio lanche.
O custo é baixo, paga-se R$ 15 para entrar — como é de costume, a maioria das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros fica em propriedade particular.
E aí, vale ou não vale a pena?


O que levar
Protetor solar e roupa de banho.
A trilha
Nível Muito Fácil (300m).
Como chegar
Fazenda Rio de Pedra
Acesso pela Rodovia GO-118 – Sentido Cavalcante | +/- 53 km de Alto Paraíso | Acesso à direita da Rodovia.
Entrada: R$ 15,00 por pessoa.
Tracklog no Wikiloc: Poço Encantado – Chapada dos Veadeiros

Obrigado por ler até aqui! Mas deixa eu te perguntar, quer conhecer a Chapada dos Veadeiros de pertinho? Pergunto isso porque o nosso post-guia possui todas as informações necessárias (todas mesmo, eu juro) para você planejar a sua viagem para o Cerrado. E se precisar de um lugar para ficar, há diversas opções de hospedagens – e para todos os bolsos.
Amigo viajante, você também pode conhecer mais sobre a Chapada dos Veadeiros olhando os outros posts, mas se está procurando saber apenas as principais atrações, sugiro que conheça a Cachoeira Santa Bárbara, Cataratas dos Couros, Vale da Lua, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Carioca, Cânions, Seriema, Saltos e Corredeiras).
Entretanto, se você quer conhecer o lado um pouco mais alternativo, há boas e incríveis opções de cachoeiras, como as Almécegas, Cristais, Loquinhas, Poço Encantado e Anjos e Arcanjos.
Mas se seu negócio é fazer uma trilha, então você precisa conhecer (e fazer) a Travessia das Sete Quedas.

[…] Saiba mais sobre o Poço Encantado […]
[…] e incríveis opções de cachoeiras, como as Almécegas, Cristais, Loquinhas, Poço Encantado e Anjos e […]
[…] e incríveis opções de cachoeiras, como as Almécegas, Cristais, Loquinhas, Poço Encantado e Anjos e […]
Muito bom! Obrigada pelo conteúdo! 😀
Eu que agradeço! 🙂
Muito bom seu conteúdo, Rafael! Me ajudou banstante! Obrigada.