Toda cidade tem seu ícone. E na beira do Lago Guaíba está o de Porto Alegre, a Usina do Gasômetro — popularmente chamada de Gasômetro. É uma construção antiga, foi erguida em 1928 com o objetivo de ser uma termelétrica. A chaminé de 117 metros, que permanece em pé e preservada até os dias atuais, é o que chama a atenção no lugar. Devido à crise do petróleo, a usina funcionou até 1970. E, em 1991, se tornou um dos principais centros culturais da cidade.
O Gasômetro é um dos orgulhos da capital gaúcha, é o ponto de encontro da galera e onde se assiste ao espetáculo do mais antigo da Terra: o pôr do sol. Melhor ainda se for tomando o famoso chimarrão — se estiver sentado na grama é capaz que alguém te ofereça a tradicional bebida. Do pier, localizado à frente Usina do Gasômetro, saem passeios de barco pelas ilhas do Guaíba. Fácil de encontrar.

A Usina Termelétrica do Gasômetro foi inaugurada no dia 15 de novembro 1928, na então chamada Praia do Arsenal, produzindo energia de carvão vegetal. Sua importância histórica é inegável, pois foi palco da industrialização que ainda engatinhava no Brasil. E o projeto veio da Inglaterra, assim como as máquinas e materiais. Foi uma das primeiras edificações em concreto armado do Rio Grande do Sul.
O Centro Cultural do Gasômetro
O Usina do Gasômetro também abriga exposições temporárias e café. Fora isso, há espaços culturais, palestras, peças de teatro, intervenções artísticas, laboratório fotográfico, estúdio de gravação, biblioteca e eventos diversos.
São 5 andares de atrações. No térreo, há exposições e feiras; o segundo andar é onde acontece eventos, seminários, conferências e onde se localiza o Teatro Elis Regina; o terceiro é uma área de cinema, vídeo e fotografia; o quarto andar é onde há dois terraços, um com vista para o Guaíba e outro para o Centro da cidade. É um dos andares mais frequentados. Já o quinto e último andar é onde rola espetáculos e ensaios.

Endereço
Avenida Presidente João Goulart, 551 – Centro – Porto Alegre
Telefone: (51) 3289 8100
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 21h; Sábado e domingo das 10h às 21h.
Saiba mais aqui!
Atividade gratuita.
Adicionar comentário