Punta del Diablo foi uma grande surpresa na minha viagem para o Uruguai. O local é perfeito para quem gosta de destinos menos clichês. Sendo assim, considero o vilarejo passagem obrigatória para conhecer o lado alternativo do Uruguai.
Enquanto Punta del Este esbanja luxo, preço alto e requinte, Punta del Diablo expõe o lado B do país – e com paisagens tão bonitas quanto os tradicionais destinos, mas com alma mais simples, descolada, alternativa e com cara mochileira. E claro, com preços bem mais acessíveis.
Existe uma Punta muito mais interessante e acessível no Uruguai: a Punta del Diablo, um balneário que tem caído nas graças de muitos viajantes independentes.
Punta del Diablo
Punta del Diablo é pequeno. O povoado é de aproximadamente 650 habitantes, formado basicamente de pescadores, artesãos e profissionais autônomos. Sabendo disso, dá para esperar uma praia tranquila, certo? Errado! A noite de Punta del Diablo é considerada uma das mais explosivas da costa uruguaia, já que em alta temporada a praia recebe turistas de todos os lugares do mundo, fazendo do lugar um dos mais badalados do país. Se a noite o clima é de festa e badalação, durante o dia a atmosfera tranquila volta a imperar.
Punta del Diablo é um vilarejo com muita personalidade e agrada todos os tipos de viajantes: mochileiros, casais, famílias e amantes de atividades ao ar livre.
Também é certo dizer que Punta del Diablo é um local de espírito jovem, destinado àqueles que curtem ambientes não tradicionais – é um balneário que não faz parte dos principais cartões-postais do Uruguai. Ainda bem!
Da mesma maneira que a noite de Punta del Diablo é agitada, ela também pode ser muito tranquila, já que as festas acontecem em locais próprios, mais precisamente em bares do centrinho da cidade.
Anote aí: A agitação em Punta del Diablo se inicia nos bares da Av. dos Pescadores, e começam a lotar a partir das 2h da manhã, horário de costume em todo o Uruguai. Mas não se esqueça, isso só acontece em época de alta temporada.
Continue lendo, mas talvez você se interesse pelos seguintes posts:
Cabo Polônio: A rústica e inóspita praia do Uruguai
Colônia del Sacramento: Um charmoso destino do Uruguai
Praça Independência: Múltiplas atrações sob a mira da estátua de José Artigas
Punta Del Diablo, um vilarejo bipolar
Punta del Diablo só ganha volume de turistas na alta temporada, ou seja, nos meses de final de ano. O calor e o período de férias atraem turistas de todos os lugares do mundo, principalmente brasileiros, argentinos e chilenos.
No inverno, muita coisa muda em Punta del Diablo. Os barzinhos não abrem, alguns restaurantes “deixam de existir” e os hostels ficam vazios. Então, viajante, fora da alta temporada o vilarejo vira uma verdadeira cidade do velho oeste. E é o período de reforma dos estabelecimentos, hotéis, pousadas. E isso é de costume em todos os destinos praianos do Uruguai, principalmente os que fazem parte do Departamento de Rocha.
Arquitetura simples, rústica, planejada. Punta del Diablo surpreende a cada esquina. É uma verdadeira referência de como se deve viver.
Afinal, de onde surgiu o nome “Punta del Diablo”?
Existem teorias distintas sobre a origem do nome Punta del Diablo, a mais lógica é de que, visto de cima, o litoral possui um recorte “similar” a um tridente. Mas dizem também que aquela região era muito “peligrosa” devido aos ataques de tubarões, aí deram esse nome. E há também a suposição de que o barulho produzido pelo vento assombrava o local, provocando um “uivo”, sendo chamado de voz do diabo. Em qual você vai acreditar?
O sossego de Punta del Diablo
Punta del Diabo foi um lugar que mexeu bastante comigo. Fui pra lá com a cabeça cheia, inquieto, com problemas pessoais à flor da pele, e o lugar me trouxe uma paz desmedida. Talvez por ter ido para o balneário sem nenhuma expectativa, sem esperar nada. Na verdade, Punta del Diablo foi uma rota de fuga – e que acabou sendo uma fascinante surpresa. Naquele lugar, o vai e vem das águas esverdeadas é inspirador. Os telhados multicoloridos das cabanas enchem dos olhos, que parecem ter sido feitos propositalmente para causar um efeito poético, mas não, a poesia já é a natureza de Punta del Diablo. Nada ali foi criado com a intenção de causar nenhuma sensação forçada. Tudo é simples demais, rústico demais, apaixonante demais.
O charme de Punta del Diablo é inigualável. Encanta qualquer turista logo de cara, pela simplicidade e humanidade. O lugar é uma pequena vila de pescadores, e a maioria das pessoas se dedica ao artesanato e à pesca de tubarão. Apesar de Punta del Diablo não possuir grande infraestrutura – motivo real de seu encanto – o lugar tem tudo o que o viajante precisa: hostels, pousadas, mercadinhos, restaurantes e amizade garantida.
Existem diversas frases espalhadas pelos muros das casas – pintados despreocupadamente –, mas que convida o viajante à reflexão. Os barcos de pesca estão quase sempre deitados na areia, eles dão o toque especial na obra de arte. Seguramente Punta del Diablo é uma das maiores surpresas do Uruguai.
As praias de Punta Del Diablo
Em Punta del Diablo existem 4 praias: Playa Grande, Playa del Rivero, Playa de los Pescadores e Playa de la Viuda. Essas três últimas são igualmente movimentadas, já que a Playa Grande – que separa Punta del Diablo de Santa Teresa – está mais isolada e por conta disso é menos frequentada.
Punta del Diablo é um local para se estacionar o carro e andar a pé. Tem que ir pra lá para sujar o pé de areia, mergulhar nas águas geladas, andar em todas as praias, curtir a atmosfera do lugar.
Praia dos Pescadores (Playa de los Pescadores)
A Praia dos Pescadores, como o próprio nome sugere, é uma praia de pescadores (Rá). Está no coração de Punta del Diablo. É a mais frequentada. Podemos dizer que é a praia mais famosinha do lugar. É clássica. Perfeita para passar o dia, tomar sol, cerveja, cair no mar, passar horas. Na parte da manhã – para quem conseguir acordar –, é possível ver pesca artesanal, que é uma das práticas rotineiras dos moradores de Punta del Diablo. É também a praia de onde saem os barcos de pesca.
Praia de Rivero (Playa Del Rivero)
A praia de Rivero é a mais calma de todas. E é uma das maiores também. E por possuir uma grande faixa de areia, é onde acontece vários esportes. O futebol é o preferido dos locais – e também dos turistas, já que a maioria é da América do Sul. Então, é comum ver “peladas” no final da tarde, assim como jogos de vôlei, frescobol. Vale a pena passar por lá, seja de manhã, tarde ou noite. É uma praia que merece ser visitada.
Praia da Viúva (Playa de la Viuda)
A Praia da Viúva é a preferida de muita gente. É a mais badalada, mais jovial e favorita de quem aprecia boa comida É uma praia recheada de pousadas, algumas bastante chiques, estilosas e de paredes de vidros. Essa praia é boa pedida para tomar uma cerveja no final do dia, possui ótima paisagem – e é onde as pessoas se encontram para admirar o pôr do sol. De noite, os restaurantes ganham vida, sempre com um ambiente aconchegante e descontraído. Muitos vão à praia para conversar e caminhar beira-mar.
Praia Grande (Playa Grande)
Acredito que muitos vão a Punta del Diablo e deixam de visitá-la É uma praia quase deserta e sem grandes comércios. Essa praia é perfeita para ficar à toa, pensar na vida e ler um livro. Ela traz paz e a tranquilidade de Punta del Diablo. Embora seja a praia mais distante do centrinho do vilarejo, vale a pena andar um pouco mais para conhecê-la.
A melhor época
Assim como as demais praias do Uruguai, a melhor época para aproveitar Punta del Diablo é no verão. No inverno muitas hospedagens ficam fechadas. Ou seja, fora de época a infraestrutura da cidade deixa a desejar. Além do mais, no inverno se venta muito na região, e qualquer passeio pode ser prejudicado. Fora que não dá para curtir praia em época de frio. Ir na primavera também é uma excelente escolha, período de temperaturas amenas. Nem frio, nem calor.
Punta del Diablo é cercada por pedras, é uma vila que morre no mar, que não tem para onde ir. É um lugar que foi escolhido a dedo – sabe-se lá por quem.
Restaurantes e mercados
Existe uma variedade de restaurantes e pubs em Punta del Diablo, a maioria segue o estilo praiano e rústico. De modo geral, não são tão baratos. Mas para ajudar, existem alguns mercadinhos e quitandas com valores bem mais em contas.
Hospedagem em Punta del Diablo
A praia é recheada de hostels e também de casas para alugar, além de possuir diversos campings e cabanas. Antes de reservar seu hostel, veja no mapa a sua real localização, porque muitos ficam um pouco distantes da praia. As ruas em Punta del Diablo são denominadas por números – a grande maioria –, então a de menor algarismo estará mais próxima da orla. Deu para entender?
Confira todas as hospedagens de Punta del Diablo pelo Booking: Veja aqui!
Me hospedei no hostel A Casa de Las Boyas e achei bem legal, mas mesmo assim, separei outros dois hostels interessantes, veja só:
Hostel Casa de Las Boyas
Foi este hostel que fiquei. E gostei muito. Esta do ladinho da praia, basta 2 minutos de caminhada para pode sujar o pé de areia. Este albergue é bem maneiro, possui um deck amplo com espreguiçadeiras e vista privilegiada para a praia, dispõe de piscina pequena – mas muito boa–, quartos com varanda (todos muito bem arrumados e organizados) e vista para a Praia El Rivero. O WiFi gratuito é gratuito (um pouco instável). Para quem surfa, é possível alugar pranchas no local. Veja a hospedagem no Booking!
Confira também o review do hostel Casa de las Boyas.
Nativos
A Nativos fica na Praia da Viúva (Playa La Viuda). Mas também é uma hospedagem pé de areia, fica a 2 minutos a pé da praia – 50m da areia e também da avenida principal. A propriedade oferece Wi-Fi gratuito e um solário Além disso, conta também com um jardim e cadeiras de praia. O centrinho comercial fica a apenas 200 metros da hospedagem. Está em ótimo local. Veja a hospedagem no Booking!
El Diablo Tranquilo
Este é um hostel que me chamou muito a atenção. É lindão. Fica ao lado da praia de Rivero – mais ou menos 200m. É um albergue avarandado, estiloso e com decoração rústica. e WiFi. Aulas de surf e passeios a cavalo podem ser providenciadas no local. Nas redes do local acontecem os encontros dos hóspedes. Veja a hospedagem no Booking!
Embora esteja no nível do mar, Punta del Diablo é bem servida de subidas e descidas. E no vai de vem, no sobe e desce é possível admirar inúmeros telhados coloridos. As cores se confundem com o mar. É um lugar inspirador. Se não bastasse isso, muitos muros do vilarejo possuem escritos de reflexões e poesias. Apaixonante.
Como chegar em Punta del Diablo
Do Brasil até Punta del Diablo
De carro: Punta del Diablo fica a apenas 42 quilômetros da fronteira com o Brasil. Fácil de achar. E se chega pela BR 471, onde encontra Chuy, cidade fronteira. Depois disso, só seguir pela Rota 9 (Km 298) até a entrada de Punta del Diablo.
De ônibus: É possível ir para Chuí a partir de Porto Alegre. E de lá, pegar um ônibus para Montevidéu – já que ele passe pela entrada da Punta del Diablo. Mas também há ônibus que vai direto para Punta, basta se informar na rodoviária de Chuí.
Chuy = lado uruguaio | Chuí = lado brasileiro
Importante: Carteira de motorista (CNH) não é válida como documento de identidade fora do país. Portanto, leve o RG.
De Montevidéu até Punta del Diablo
De Montevidéu (de carro): Deve-se pegar a Rota Interbalneária até a Rota 9, depois disso, pegar a saída do km 298, que dá acesso à praia.
De Montevidéu (de ônibus): No terminal Tres Cruces – único terminal da capital – partem ônibus para Punta Del Diablo. Três empresas fazem o trajeto, não somente de Montevidéu, mas de praticamente todas as praias do Uruguai até Punta Del Diablo, são elas: COT, Rutas Del Sol e Nunez/Cynsa.
Este post te ajudou a clarear as ideias? Espero que sim! 🙂 Se quiser, deixe seu comentário abaixo.
[…] você ainda não sabe nada sobre Punta del Diablo, veja esse post. A praia alternativa do Uruguai é destino de muitos brasileiros, principalmente amantes de praias […]
Oi Rafael! Sabe dizer quanto tempo de viagem (ônibus) indo de Montevideu pra lá, e depois de lá pra Chuy? Beijos!
Olá, Luane. Dá umas 6 horas até Punta del Diablo. Chuy está a apenas 30 minutos de Punta, é coladinho. Beijos!
Oi Rafael! Muito obrigada por mencionar o Viver Uruguay no post!
Adorei o texto e as fotos ficaram sensacionais! Abraço! 🙂
Olá, Mile. Sou fã do seu blog, acho o seu trabalho incrível. É um dos melhores blogs de nicho que já visitei. Obrigado pela visita. Um abraço.
Estive em punta (quarta vez) agora em março..e olha mesmo nao sendo alta temporada vale a pena pesquis bastante…pois nessa ocasiao o melhor foi pousada Nativos……
Rafael valeu …realmente punta e incrivel…
Valeu, Marcelo!! Lá é realmente um lugar especial.
Ola rafael, vou fazer um mochilao que td indica que seja do dia 18/07 a 26/07 pela costa do uruguai.
como é inverno la poderia me dar algumas dicas.
vou comecar por punta del diablo e termino em colonia del sacramento.
agradeço desde ja
FAbiula, minhas dicas já estão no blog. Dá uma olhada nos posts do Uruguai, acho que eles irão te ajudar. Um beijo!
Estive a pouco tempo dia 12 de 09.2017 em punta del diabo a caminho de montevideo. Dista de chui a 28 km uns 20 minutos de carro. Nos hospedamos em 4 pessoas dois casais, no hostel das boias, muito bom recomendo, mas passamos a noite sozinhos nos quartos porque a recepcionista sumiu a noite toda, saimos as 6 da manha e nao tinha ninguem, mas o hostel é bom, quartos limpos, wi.fi, e sem tv, mas recomendo para quem nao quer muito chique.
Olá Rafa!
Quantos dias são necessário em Punta del Diablo?
Olá, Juliana. Depende do que você quiser fazer. Uns acham 3 dias muito, outros acham pouco. Abs!
Bem legal sua publicação! Relembrei de alguns lugares e a referenciei na minha Publicação sobre Punta del Diablo.
[…] blog Seu Mochilão você encontra mais informações sobre a vida noturna e curiosidade como, por que este nome, Punta del […]
Gostaria de passa uns 15 dias ai mais nao conheço ninguém, vc’s podem me dar uma sugestão,