Apesar de não receber o seu devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa. Um espetáculo é a mais pura arte, entretenimento, reflexão e técnica. É o tipo de atração que toca, encanta, incomoda e satisfaz. É 100% sensibilidade humana.
E para quem gosta de teatro, Sampa é fantástica, porque é uma cidade recheada de espetáculos. A capital paulista tem uma grande diversidade e intensidade cultural durante todo o ano, difícil de comparar com qualquer outro lugar. São mais de 280 salas de teatro, e em média, apresentam-se cerca 700 espetáculos teatrais por ano. São comédias, dramas, musicais, stand up e diversos outros em cartaz. No entanto, por causa dessa gama e quantidade de espetáculos, fica até difícil escolher a “atração ideal”.
Pensando nisso, o ExploraSampa resolveu dar uma força e indicar um dos melhores teatros de São Paulo: o Teatro de Arena. Esta casa de espetáculos foi um dos mais importantes grupos teatrais do Brasil das décadas de 50 e 60. O espaço é pequeno, cabem cerca de 95 pessoas, mas o lugar recebe os mais importantes diretores e dramaturgos brasileiros. É um teatro diferenciado e de baixo custo. É pura arte.
Poucas cidades têm um espaço como o Teatro de Arena, que é um local cult, histórico e que fez parte da revolução da dramaturgia brasileira. Vale a pena conhecer!
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:
Mirante 9 de Julho: um espaço multicultural em Sampa
Parque Trianon: um pingo de selva na Av. Paulista
A história do Teatro de Arena Eugênio Kusnet
O Teatro de Arena Eugênio Kusnet ocupa, no total, dois andares do prédio da Rua Dr Teodoro Baima, 94, no bairro de Vila Buarque – próximo à igreja da Consolação. No andar superior, há um espaço para exposição e escritório; já no térreo localiza-se o teatro em forma de arena, com palco central, capacitado para receber 99 espectadores. Sua programação é estabelecida por seleção pública de projetos, da qual podem participar grupos e companhias de todo o país. Em 2015, o grupo contemplado foi o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, de São Paulo, que realizará espetáculos e atividades culturais no espaço até novembro.
A Companhia Teatro de Arena foi fundada em 1953, em São Paulo, com a estreia, no Museu de Arte Moderna (MAM), de Esta Noite é Nossa, de Stafford Dickens. Dois anos mais tarde, em 1955, o Arena conquista seu espaço cênico próprio na Dr. Teodoro Baima. Em 1958, o diretor José Renato monta ali a primeira peça de Gianfrancesco Guarnieri, Eles não usam Black Tie. Comprado em 1977 pelo Serviço Nacional de Teatro (posteriormente integrado à Funarte), o espaço da rua Teodoro Baima passa a se chamar Teatro Experimental Eugênio
Kusnet, em homenagem a este artista russo que, tendo chegado ao Brasil em 1926, tornou-se um dos principais atores do Teatro de Arena. O Teatro possui acesso para deficientes e ar-condicionado, mas não conta com lanchonete nem estacionamento próprio.
Onde Fica?
Rua Dr. Teodoro Baima, 98 – República, São Paulo – SP
Espetáculos em cartaz
É possível acompanhar a programação no site da FUNARTE. Veja aqui!
Quanto custa?
Como os espetáculos são sempre gratuitos ou a preços populares, não aceita cartão. O acesso é por ordem de chegada, sem possibilidade de reservas – a bilheteria abre sempre uma hora antes do início do espetáculo.
[…] Teatro de Arena Eugênio Kusnet – você precisa conhecer! […]