Em The Dawn Wall, dois alpinistas de alta performance – Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson – enfrentam um desafio inimaginável no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, Estados Unidos. Uma empreitada ao ar livre que exigiu mais de meia década de treinamento e planejamento, exaustivamente documentado pelos co-diretores Josh Lowell e Peter Mortimer.
O filme-documentário mostra a escalada no El Capitan, o mais alto e maior monólito de granito do mundo, com 910 metros: um local que é frequentemente filmado e que rendeu bons filmes, a exemplos de Valley Uprising e Free Solo, este último foi recentemente lançado (ganhador do Oscar de melhor documentário) e que possui Alex Honnold como protagonista, o qual também narra uma jornada heróica, mas em uma via de escalada distinta da relatada no filme The Dawn Wall.
Neste filme de Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson, a escalada acontece no paredão “Dawn Wall” (por isso o nome do filme), uma face vista como intransponível, principalmente pelo fato de possuir paredes excessivamente lisas e sem conexões contínuas com áreas “escaláveis”, até então essa era a visão de todos os escaladores que frequentavam o local.
A obra mergulha na vida de Tommy Caldwell, um atleta que construiu uma reputação desde o começo da adolescência, quando aos 16 anos (ainda desconhecido) superou renovados escaladores em um tradicional evento do esporte, o Snowbird Sport Climbing Championship. Porém, The Dawn Wall vai muito além de mostrar um façanha esportiva, é um filme que possui arcos dramáticos e faz isso ao relatar uma expedição de Caldwell ao Quirguistão na década de 2000, no qual foi feito refém por terroristas, cujo episódio teve um impacto monumental em sua vida (e da então namorada Beth Rodden). Sem spoiler, mas há ainda outras grandes tragédias na vida de Tommy.
Por que assistir ‘The Dawn Wall’?
Além de ser um filme-documentário de rica qualidade, a produção foi feliz ao conciliar mais de uma “jornada do heroi” dentro da narrativa, o que faz do longa um filme bastante inspirador e que aproxima o atleta de uma pessoa normal: com problemas e perdas, mas que foram transformadas em motivação e combustíveis para o sucesso da dura e quase impossível escalada.
Sinopse
Em janeiro de 2015, alpinistas norte-americanos Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson cativaram o mundo com seus esforço para escalar Dawn Wall, um paredão rochoso de 3.000 pés (910 metros) em Yosemite National Park, Califórnia aparentemente impossível de escalar. O dois viveram no penhasco vertical por semanas, provocando um frenesi de atenção da mídia global. Mas para Tommy Caldwell, Dawn Wall era muito mais do que apenas uma escalada.
Ficha técnica
- Nome original: The Dawn Wall
- Ano de lançamento: 2018
- Produtora: Red Bull Media House
- Distribuidor: The Orchard
- Diretores: Josh Lowell, Peter Mortimer
- Produtores: Peter Mortimer, Josh Lowell, Philipp Manderla
- Produtor executivo: Jurgen Kinateder
- Diretor de fotografia: Brett Lowell
- Editor: Josh Lowell
- Duração: 100 minutos
Onde assistir?
O filme-documentário está disponível na Netflix.
Adicionar comentário