A beleza de Fernando de Noronha está além do surreal azul do mar. Muitos viajantes tem pouco tempo para aproveitar a ilha e, por isso, só fazem o arroz com feijão – o que já é maravilhoso –, mas há muitas atrações incríveis, como a prática da caminhada ao ar livre.
As trilhas de Fernando de Noronha localizadas na área do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – PARNAMAR / FN só podem ser feitas com autorização do IBAMA e com guias credenciados. Já as trilhas dentro da Área de Preservação Ambiental de Fernando de Noronha são de acesso livre.
Trilhas do Parnamar (somente com guia)
O agendamento deverá ser realizado pessoalmente no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o ingresso ao parque já adquirido. A sede fica na Vila do Boldró.
Taxa do Parque Nacional Marinho
Tem que pagar para se ter acesso ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (fora a taxa que é paga por dia de permanência na ilha). O valor é de R$ 106,00 para visitantes brasileiros e de R$ 212,00 para estrangeiros. A carteirinha tem validade por até 10 dias.Ao pagar essa nova taxa de Noronha, o viajante receberá um cartão de acesso às praias: Baía dos Porcos, Sancho, Leão, Sueste e Atalaia. Todas estas são consideras as melhores da ilha, por isso, pague esta taxinha e veja o melhor de Fernando de Noronha.
Maiores de 60 anos e menores de 11 anos não precisam pagar esta taxa do Parque Nacional Marinho.
Trilha do Farol
A trilha é bem tranqüila, mas o que ela tem de sossego possui de exuberância. Durante a trilha o trilheiro verá mirantes extraordinários e presenciado por poucas pessoas. A trilha do Farol inicia na praia do Sancho e termina no Farol, na Ponta da Sapata.
Percurso: 2,5 km
Ponta do Capim-Açú
É a trilha mais longa de Fernando de Noronha. A trilha acontece nas encostas íngremes de Quixaba até chegar à Ponta do Capim-Acú. Depois disso, é só descida até a Praia do Leão. Aberta de agosto a fevereiro.
Percurso: 7 km
Pontinha Pedra Alta
Essa trilha inicia na Enseada de Caieira e vai até a Vila do Trinta. Durante a trilha você vai passar por pequenas falésias e é possível avistar o local do primeiro naufrágio ocorrido no Brasil, em 1503. É um trekking histórico, aliás, conhece a história de Fernando de Noronha?
Percurso: 4 Km
Baía dos Golfinhos
Uma das trilhas mais calmas de Fernando de Noronha. É uma curta caminhada para visitar o Mirante dos Golfinhos, um paredão de 70m que serve de mirante para a galera olhar os golfinhos rotatores. É a trilha mais tranquila mesmo.
É preciso ter o ingresso do Parque Marinho, vendido na Praça Flamboyant e com validade de 10 dias.
Percurso: 2Km
Trilha da Atalaia
É o hiking mais famoso de Fernando de Noronha. A trilha da Atalaia pode ser curta ou longa. A opção de menor percurso tem como destino à Praia da Atalaia, que possui duração de aproximadamente 45 minutos. A maioria faz este hiking, já que é necessário fazê-lo para se chegar ao aquário natural de Fernando de Noronha.
A trilha da Atalaia Longa tem aproximadamente 3 horas. Veja o post da Atalaia Longa.
Trilhas da APA (sem guia)
Costa Azul
A trilha começa na Vila dos Remédios. Ela passa pelas praias do Cachorro e do Meio, onde realmente acontece o hiking. O seu término é na Praia da Conceição onde está o Morro do Pico. É bem tranqüila e muito bonita.
Conheça mais sobre as praias de Fernando de Noronha.
Percurso: 2,3 Km
Trilha dos Abreus
É a nova sensação em Fernando de Noronha. É um caminho entre a Praia de Atalaia e Baía do Sueste. Ela inicia pela antiga pedreira, bem perto da Vila do Sueste, onde se avista o mirante e as piscinas naturais dos Abreus. Essa trilha exige certo esforço físico, principalmente nas subidas, já a descida é íngreme e deve se ter muita atenção até a chegada das piscinas. O local é ainda pouco freqüentado e divulgado, mais um motivo para o viajante ir, não acha?
Percurso: 2 km
Trilha Costa Esmeralda
Essa trilha passa por três praias: Bode, Quixabinha e Cacimba do Padre. Nesse trekking o trilheiro poderá observar as catraias – aves marinhas da família dos pelicanos – mergulhando em busca de alimento. No final, é presenteado com a visão do Morro dois Irmãos.
Percurso: 2,2 km
Jardim Elizabeth
É uma trilha que corta pequeno trecho de mata, passa por uma alameda de cajazeiras e atravessa uma ponte do século 18. A caminhada termina na Praia do Cachorro.
Percurso: 1.6 km
Saiba mais sobre Fernando de Noronha no post-índice.
Veja também: As hospedagens da ilha de Noronha.
Olá, gostei mto das informações!
Gostaria de saber se é preciso de guia para fazer essas trilhas… ou dá pra ir sozinhos numa boa? Obg!
Olá Isa. As trilhas do Atalaia somente com guia. As restantes são tranquilas de se fazer. 🙂
Obg pela resposta!! Fui em Noronha em 2007 mas fiquei muito presa a passeios… Desta vez quero ficar livre! =) Por isso adorei as suas dicas!
Li vários artigos e posso tirar algumas dúvidas nesse post?
Dá pra sair da Atalaia e chegar no Leão tranquilamente?
Como faço pra chegar no por do sol da Conceição?
Será que preciso messssmo de um bugue? Pois pelo que vc diz dá pra pegar o busão e chegar perto de algumas praias… Tenho disposição pra caminhar, mas o sol castiga muito! Irei dia 16/01 e volto dia 20/01… vc tem algum roteirinho?
😀
Olá Isa.
Pra chegar na Atalaia tem que ter autorização, certo? Para a praia do Leão você tem que ir por outro caminho. A praia da Conceição está próximo da Vila dos Remédios, dá pra ir a pé, uns 15 minutos de caminhada aproximadamente. O Bugue é opção, te faz poupar tempo, vai de cada um. Eu utilizei por alguns dias e depois que conheci tudo, comecei a andar de ônibus. E não tenho nenhum roteiro, desculpe.
Abs
Rafael, obrigada!
[…] várias trilhas em Noronha com tamanhos e níveis de dificuldade diversos, porém todas com aquele visual cênico […]
Rafael dessas trilhas a Atalaia parece a melhor…qual outra vc indica?
Nayara, a Atalaia é a melhor mesmo. As dicas são essas que estão na lista. Enjoy!
[…] Todas as trilhas […]
Rafael vi as que precisam de guia e as que não precisam. Acontece que muita gente recomenda essa do Abreus e do pikinho com guia. O que você acha?
Se você não possui experiência em trilha, contrate guia. Um abraço!
A Trilha dos Abreus fica dentro do PARNAMAR, não?
Nem todas as trilhas do PARNAMAR precisa de guia.
Site oficial: https://www.parnanoronha.com.br/atrativos
Não sei se vc vai responder pelo meu comentário… pois o post é de 2013, mas não custa nada tentar. =)
Todas elas vc coloca quantos kms de distância, saindo de um determinado local citado. Para chegar nesses lugares vc saiu da vila dos remédios a pé ou ia de ônibus para o início da trilha?
Olá, Camila. Tudo bem?
Nem todos é com saída na Vila dos Remédios. Mas, no geral, é sim. Porém, para outros dá pra ir de busão ou de buggy.
Abs!
oi Rafael, as trilhas guiadas que vc comenta são pagas fora a taxa???
pq a taxa ja paguei , mas vim em sites que muitos agencias oferecem as trilhas como se fosse pago??
consegue me esclarecer melhor.. oque seria essa trilhas pagas alem da taxa???
Sim, as trilhas guiadas são feitas pelos guias da Fernando de Noronha. E são pagas. É um serviço extra, não tem nada a ver com a taxa da ilha.
Vi os comentários que a trilha do Atalaia é obrigado a ter guia, mas no site do Parnanoronha diz que só necessita de guia para maré acima de 0,4.