Acessível apenas por trilha e com uma ligeira caminhada de 5/6 horas (8,4km), o trekking das Laranjeiras até a Praia da Ponta Negra é acompanhada de rara beleza natural. As praias (Sono, Antigos, Antiguinhos e Ponta Negra) são de areias finas e águas transparentes, mas a Cia é mesmo junto à mata atlântica, aos bichos e a infinidades de bromélias.
Chovia na noite do dia 30 de dezembro de 2012, a praia do Sono estava bastante agitada e o bar do Reggae fervia, como não poderia ser diferente. A garoa virou chuva forte e depois tempestade e foi nessa hora que a luz acabou.
A falta de energia não limitava ninguém de nada naquela praia, o palco que receberia um show já estava encharcado, mas o violão comia solto debaixo das lonas do bar. Era minha quarta noite na praia do Sono e já não aguentava mais cerveja – ainda mais quente – e ainda eram 20h30min. As conversas não estavam tão interessantes naquela noite e tomei a sábia decisão de ir pra minha barraca mais cedo. Sob a luz de uma lanterna continuei com a leitura do livro “La Ciudad y Los Perros” e não ouvia mais nada além da chuva forte batendo sobre a lona que cobria a minha barraca. Poucos minutos depois fechei meu livro e dormi.
Meu colchão de presidiário não me fazia ter noites maravilhosas de sono, mas permitia que eu recuperasse do cansaço e isso já era suficientemente bom, afinal estava acampando e mesmo diante a toda aquela chuva minha barraca permanecia em pé e seca.
Acordei às 5h50min e ouvia suavemente as ondas do mar, levantei bem disposto e sem um pingo de cansaço ou sono, driblei as barracas até chegar à praia e vi que faria um dia de sol. Notei naquele momento a oportunidade única de fazer a minha trilha tranquila até a Praia da Ponta Negra.
Arrumei minha mochila de ataque e fui caminhando pelo meio da praia, no caminho me deparei com urubus enormes que se alimentavam dos peixes mortos trazidos pelo mar, mas não encontrei ninguém, só via barracas fechadas e nada mais. Era o que eu procurava: sossego.
No final da Praia do Sono existe o acesso para a travessia até a praia de Antigos e essa é a parte mais exaustiva da trilha, porque é uma subida bastante chata, mas depois é só alegria, a paisagem vista de cima é de encher os olhos e a parte boa da caminhada começa ali. As praias de Antigos e Antiguinhos são maravilhosamente selvagens, além de perfeitas para se refrescar ou apenas para curtir a paisagem. Para que ter pressa, né? Após a praia de Antigos a trilha fica ainda melhor, a mata fica mais fechada e a sensação de estar no “meio do nada” instiga o espírito aventureiro.
Ao andar por aquela trilha me deparei com diversos bichos, e o que mais me chamou à atenção foi um lagarto de coloração laranja, mas não consegui tirar a foto dele, infelizmente. A vantagem de fazer trilha sozinho ou com poucas pessoas é a possibilidade de curtir mais o ambiente e de certa maneira ficar mais próximo de si. E era isso que eu estava procurando nessa viagem ao RJ.
Depois da Praia de Antiguinhos existe uma simpática cachoeira para refrescar e esfriar o sangue. Coloquei minha mochila sobre as pedras e entrei naquela água que estalava de gelada, mas era impossível deixar de entrar, a partir dalí a trilha tem duração de 30 minutos.
Ao chegar na Praia de Ponta Negra me deparei com um quiosque que estava sendo aberto naquele momento e não hesitei e logo pedi uma coca gelada, o gosto da recompensa foi aquele.
Sentado na areia de Ponta Negra conheci duas irmãs de Niterói, Flávia e Alice e passamos umas horinhas conversando sobre viagens e cidades. Recebi o convite de passar o ano novo com elas, mas a preguiça de migrar a parafernália da Praia do Sono até lá me fez desistir da ideia, mas agradeci de coração aberto o convite e despedi das duas com um abraço.
O retorno até a Praia do Sono foi “chutado” só parei para comer um miojo crú e depois segui sem olhar pra trás. Apenas na última etapa da trilha me deparei com pessoas e naquele momento vi o pesadelo e o desprazer que seria aquela trilha congestionada.
O que levar para a trilha na praia do sono: |
O que vestir: |
Informações Adicionais: |
Protetor Solar Repelente Água (900ml) Óculos Escuros Boné Máquina Fotográfica Lanche |
Camisa Leve Tênis de Trekking (mas da pra fazer de chinelo) Bermuda Roupa de banho por baixo |
Pontos de referência: Inicia-se no canto esquerdo da Praia do Sono Sinalização turística: Não sinalizado, mas da para fazer sozinho Tipo de piso: Chão batido Visita: Autoguiada livre Classificação: moderada, caminho de terra e trechos íngremes. |
Como chegar?
A praia do sono está próximo à Trindade e 40min de Paraty e seu acesso é feito das seguintes maneiras:
No terminal rodoviário de Paraty tem a linha 1040, sai de hora em hora e tem o valor de R$ 3,70.
Trilha: O caminho é bem tranquilo e se faz a partir da Vila do Oratório – Próximo ao Condomínio Laranjeiras e tem aproximadamente 4km de percurso até a Praia do Sono.
Fiz essa trilha com 18kg nas costas e sofri um pouco, por isso avalie sua condição física e o peso da bagagem.
eu fiz essa trilha. mas ao contrario vim de Parati Mirim ate o sono em 4 dias bem legal.
Estava no Sono nesse mesmo dia.
Você contando me fez lembrar do quão foi maravilhosa essa viagem, onde conheci minha esposa.
E aquela noite sem energia e muita chuva, quem comandava o violão era eu, junto com um amigo de SP. Mta vibe irmão!!!
abraçoss
Boas lembranças!!
Valeu, Hebert! Foram dias bons, com certeza. Um abraço!
Olá!
Somos do RJ e vamos passar o ano novo nessa maravilhosa praia do sono <3 Já conhecemos e voltaremos sempre que possível. Queríamos fazer essa trilha até ponta negra… quanto tempo de caminhada até lá?
Good Vibes!!!
Olá, Gabriela. Demora aproximadamente 2 horas. É bem rapidinho. Um abraço.
Olá Rafa, adorei seu post, fiz essa trilha também no mesmo dia, mas como estava cansada da noitada na barraca com vodka e afins, peguei ela congestionada e com um sol de rachar! Não cheguei a ir até ponta negra, mas esse ano pretendo voltar e fazer ela do jeito que escreveu hahaha VAZIA!
Amei as fotos!
Beijos
Olá, Andressa! É uma trilha linda, né? Qro fazê-la novamente um dia. 🙂 Bjs!!!
Oi Rafael,
Estou indo para Praia do Sono nesse feriado fazer esse caminho maravilhoso!
Você sabe me dizer onde deixar o carro?
Tem estacionamento na Vila antes da trilha? É seguro? Quais são as opções?
Olá Anne. Em laranjeiras tem estacionamento, mas sobre a segurança e tal, não sei dizer. Só vou de busão e acabo não me ligando muito nisso. Boa viagem pra vcc! Um beijo!
Fala Rafael, sou eu o Lino, precisamos fazer outras trilhas você sabe se dá para fazer esta trilha de ponta negra x praia do sono?
E suas dicas em outras trilhas que pesquisei no seu blog ajudou muito obrigado.
E aí Lino, tudo beleza? Essa trilha é tranquila, dá pra fazer sim. Abs!
Fala meu amigo, eu de novo, fala para mim é seguro deixar o acampamento montado no Camping e sair nas trilhas só com mochila de ataque, (obs) no mês 08 não deu certo de eu ir kk
Fala Lino, tudo beleza? É seguro, sim. Nunca ouvi casos de furtos por lá, é uma praia bem sussa mesmo. Bora marcar uma trilha aí? Abs!!!
Obrigado meu amigo, vamos marcar sim tem duas trilhas relativamente próximo da minha cidade é curta, porem agradável para pernoitar contemplar o nascer e o poente do sol
Boa! Vamos nessa!