Misture natureza preservada com praias isoladas, inclua cachoeiras e adicione boas pitadas de tranquilidade e simplicidade. O resultado é a Vila de Trindade, município de Paraty-RJ, que fica a apenas 30 km do famoso centro histórico. Situa-se também dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu.
Se existia algum tipo de má pré-impressão sobre Trindade, foi por água abaixo em poucos minutos, porque o que vi foi um belo ambiente familiar, amistoso e de pessoas de bem com a vida. Muito diferente do que pintavam pra mim.
A diversidade de opiniões e pontos de vista sobre Trindade faz com que o lugar seja ainda mais incrível, único e cheio de personalidade. O viajante tem que ir pra lá para poder tirar as próprias conclusões.
A Vila de Trindade
Num primeiro momento é possível que viajante se assunte com Trindade, principalmente se julgá-la pela quantidade de carros que enchem as pequenas e estreitas ruas do pequeno município. Mas acontece que muitos vão pra lá apenas para passar o dia ou apenas para sair um pouco de Paraty. O turista não precisa se assustar.
O vilarejo rústico, ripongo, alternativo e praiano tem infraestrutura que consegue agradar todos os tipos de viajantes. Possui diversos restaurantes, vários campings e muitas pousadas espalhadas pela vila, a maioria com acesso bastante facilitado.
Praias e principais atrações
A maioria — para não dizer todo mundo — vai a Trindade à procura de boas praias e tranquilidade. E, para o viajante tomar nota, é importante que saiba que as praias mais próximas à vila são a do Cepilho, a Praia de Fora, dos Ranchos e a Praia do Meio. Já a praia e a piscina natural do Cachadaço estão mais distantes, aproximadamente 1 hora de caminhada do centrinho de Trindade.
Faça tudo a pé! Toda a Vila de Trindade pode ser conhecida com os próprios pé e sem o auxílio de carro. Aproveite o lugar, desconecte-se e caminhe.
Praia do Cepilho
Não é a praia preferida por banhistas, mas é um verdadeiro playground dos surfistas, já que possui ondas bravas e, de certa maneira, isolada das demais.
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes posts:
Martim de Sá, a praia do Seu Maneco
Praia da Sumaca, a pequena faixa de areia da Juatinga
Saco do Mamangua: um refúgio entre montanhas
Cairuçu das Pedras, Reserva da Juatinga, Paraty
Paraty-Mirim, recanto natural em Paraty
Praia de Fora ou Praia dos Ranchos
A Praia de Fora (ou Praia dos Ranchos) é o point, se assim podemos dizer, da Vila. É a principal orla do vilarejo, fica entre a praia do Cepilho e a praia do Meio, possui a melhor infraestrutura, conta com campings, pousadas, bares e restaurantes. Está ao lado do centrinho.
Praia Brava
É uma praia deserta e o acesso até ela é feito por barcos que saem da Praia do Meio, mas também é possível chegar por trilhas. É uma das praias mais agitadas e por isso recebe o nome de Praia Brava. O lugar ainda esconde uma cachoeira — considerada a mais famosa de Trindade. Não cheguei a ir até lá, por isso o seu acesso deverá ser pesquisado em outras fontes.
Praia do Meio ou Praia dos Codós
É considera por alguns como a praia mais bonita de Trindade e, por conta disso, recebe grande fluxo de pessoas. Se localiza antes da Praia do Cachadaço.
Praia do Cachadaço
É uma extensa e bonita praia. Um lugar ideal para fugir da muvuca e ficar tranquilo. No fim desta praia se localiza a trilha que leva à piscina natural do Cachadaço.
Piscina do Cachadaço
É considerada por muitos como a cereja do bolo de Trindade. O Cachadaço é uma piscina natural protegida por enormes pedras vulcânicas. É possível chegar até ela por barco com saída da Praia dos Ranchos ou da Praia do Meio. A trilha é curtinha e autoguiada, possui menos de 2 km de extensão. É mamão com açúcar.
Cachoeira dos Codós
Ultimamente ela tem aparecido com frequência no Facebook. É o lugar onde se localiza Pedra que Engole. O acesso até ela é feito por trilha a partir da Praia do Meio ou da Vila de Trindade.
Hospedagem em Trindade
Já sabendo das praias mais movimentadas, opções de hospedagens é o que não faltam em Trindade. Campings e pousadas são vistas com facilidade, mas é importante que o viajante faça a reserva antes de seguir rumo ao vilarejo alternativo, principalmente se estiver indo em finais de semana ou feriados.
O mochileiro poderá reservar a hospedagem em Trindade pelo Booking e não pagará nada a mais por isso: Veja as hospedagens de Trindade.
Como chegar
De carro
Para quem prefere ir de carro, o acesso a Trindade é feito pela Rod. Rio-Santos (Km 589). Deve-se chegar ao Trevo do Patrimônio, que está a 16 km do trevo de Paraty. Deve-se atravessar uma serra até chegar em Trindade, que é o único acesso para se chegar de carro ao vilarejo.
De ônibus
Para se chegar a Trindade de ônibus, é necessário ir primeiramente até Paraty. Da rodoviária, que fica ao lado do centro histórico, saem ônibus de hora em hora. O trajeto é feito em ônibus de linha pela empresa Colitur (Tel: 24 3371-1224). E custa baratinho, aproximadamente R$ 5,00.
Confira também o relato de Gisele Rocha, do blog Viajei Bonito.
O que você precisa saber sobre Trindade
- Não há caixa eletrônico em Trindade
- O posto de gasolina mais próximo está a 10 km de distância
- Paraty está a 30 km da Vila
- Dá pra ir e carro e de ônibus
- Em um dia dá para conhecer boa parte de vilarejo, mas o ideal é reservar pelo menos 1 final de semana
- Trindade é um local rústico e para amantes da natureza
- Em feriados o lugar enche e as trilhas podem ficar congestionadas
- Há campings e pousadas espalhadas por todas as partes
- O sinal de telefonia não pega em todos os locais
- Nem todos os lugares aceitam cartão de débito
Adicionar comentário