Sou um apaixonado por mercados públicos, acho que eles falam muito sobre a cidade. O Mercadão de São Paulo não é diferente. O lugar é um dos mais emblemáticos de Sampa e tem de tudo. São dezenas de lojinhas que vão de produtos típicos, até verduras, legumes, frutas, grãos, aves, peixes, frutos do mar, doces e especiarias. Fiquei realmente atraído pelos doces de leite, goiabadas, queijos e cachaças – não sou pinguço, juro!
Pode até ser um roteiro clichê, mas ainda assim é um lugar que todos devem conhecer – turistas e paulistanos. O Mercadão de São Paulo possui um espaço impressionante, ele foi projetado arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, e foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. É lindão. Os vitrais, que chamam a atenção de longe, foram produzidos pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, que também fez o trabalho na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. No total, são 32 painéis subdivididos em 72 lindos vitrais. Incrível de se ver.
O Mercadão de São Paulo
O Mercado Municipal de São Paulo é um roteiro imperdível, principalmente pra quem gosta de apreciar detalhes. É até injusto chamá-lo de Mercadão de São Paulo, deveria ser chamado de Mercadão do Brasil, porque assim com a cidade de São Paulo, o mercado é pura diversidade e não se limita somente ao fator regional, ele possui um país dentro de seus 12.600 metros quadrados de área construída. É gigante e recheado de coisas legais.
Um projeto pra lá de bacana: Os paulistanos Pedro Campos e Stella Curzio criaram o Identidade São Paulo, um projeto que transforma pontos importantes da cidade em logotipos. Até o momento, 35 já foram elaborados. É ou não é um trabalho legal? Olha aí como ficou o logo do Mercadão de São Paulo.
O famoso sanduíche de mortadela
Faz anos que ouço falar do tradicional sanduba de mortadela do Mercadão de São Paulo. Confesso que, antes de prová-lo, achava que seria pura gordura e algo extremamente enjoativo, mas não. O bagulho é gostoso mesmo.
Para encontrá-lo, basta ir ao mezanino. Lá, há alguns restaurantes que fazem o tradicional sanduba. O chopp também é fantástico, só pra constar.
Andar pelo Mercadão de São Paulo é ver cores e sentir cheiros fantásticos. Além, é claro, de ser um convite ao bom paladar paulistano.
Não deixe de ir!
Onde fica o Mercadão?
Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro II.
Horário de funcionamento:
De segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.
Cachaça….chopp….hhhmmmm….rsrsrs…..ok….acredito que vc não seja pinguço….rs
hahahah de jeito nenhum!!!! 🙂
Estou me mudando para Sampa e procurando pontos legais para visitar quando chegar lá! Visita ao Mercadão… AGENDADO! hahahaha Adorei a dica! Aliás, adorei o site, vou roubar altas dicas daqui. 😉 Abraço.
Valeu, Jonathan! Com certeza via gostar de lá. Um abração!!